06 novembro 2006

News Release 432 : REVISTA DE IMPRENSA [DESTAK]




Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 21:33 - Editamos nesta News Release, com cortesia, um recorte de imprensa, referente a uma notícia editada no Jornal DESTAK (Edição Porto) de hoje.





Sempre que tenhamos este tipo de informação (recortes de imprensa), sem a obrigatoriedade de a editarmos toda, faremos isso, em favor dos nossos amigos leitores, pelo que agradecemos aos jornais e outros, a nos façam chegar, a fim de fazermos leitura e possível edição.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-

News Release 431 : FMNF (já tem web site)




Porto [Portugal], 07.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 12:26 - Constituída que foi ainda há pouco tempo, desejamos no entanto, informar os nossos amigos leitores, que porventura ainda não saibam, que a Fundaçao do Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, já tem o seu portal na web, desde há poucos dias. Felicitamos a Fundação por isso, pelo que aconselhamos todos a fazerem uma visita virtual.

O endereço URL é:

  • FMNF ARMANDO GINESTAL MACHADO


  • Luís Moreira

    # # #

    ««« informação aos leitores »»»
    A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

    Contactos
    LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
    Departamento de Comunicação e Imagem
    Telefone: (351)914665159
    E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
    Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
    -end-

    News Release 430 : REVISTA DE IMPRENSA [JN]




    Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 10:46 - Editamos nesta News Release, com cortesia, um recorte de imprensa, referente a uma notícia editada no JORNAL DE NOTÍCIAS de hoje.





    Prometemos estar atentos, e sempre que tenhamos este tipo de informação, sem a obrigatoriedade de a editarmos toda, faremos isso, em favor dos nossos amigos leitores.

    Luís Moreira

    # # #

    ««« informação aos leitores »»»
    A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

    Contactos
    LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
    Departamento de Comunicação e Imagem
    Telefone: (351)914665159
    E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
    Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
    -end-

    News Release 429 : ANÚNCIO DE CONCURSO [METRO DO PORTO]




    Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 10:39 - Informamos os nossos amigos leitores de que, a METRO DO PORTO, fez publicar no Diário da República, II Série - Edição Especial, nº 213, de hoje, 06 de Novembro de 2006, um Anúncio de Concurso, que observa assim:

    Designação dada ao Contrato

    Concurso público para empreitada de execução da cobertura provisória da trincheira do Términus São João.

    Breve descrição deste contrato

    Obras de inserção urbana no âmbito da construção da linha D.

    Quantidade ou Extensao do Concurso

    Preço base € 433.178,96.

    24 de Outubro de 2006
    Os Administradores:
    Manuel de Oliveira Marques
    Juvenal Silva Peneda


    Luís Moreira

    # # #

    ««« informação aos leitores »»»
    A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

    Contactos
    LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
    Departamento de Comunicação e Imagem
    Telefone: (351)914665159
    E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
    Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
    -end-

    News Release 428 : ANÚNCIO DE CONCURSO [MP]




    Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 10:33 - Informamos os nossos amigos leitores de que, a METRO DO PORTO, fez publicar no Diário da República, II Série - Edição Especial, nº 213, de hoje, 06 de Novembro de 2006, um Anúncio de Concurso - Sectores Especiais, que observa assim:

    A Metro do Porto, SA, vem informar todos os interessados que foram prestados esclarecimentos sobre as peças patenteadas no concurso público para execução das obras de inserção urbana de Pedras Rubras, interface e acessos à passagem superior 12A, no concelho da Maia e que os mesmos se encontram patentes, para consulta pelos interessados, na sede da empresa.

    24 de Outubro de 2006
    Os Administradores:
    Manuel de Oliveira Marques
    Juvenal Silva Peneda


    Luís Moreira

    # # #

    ««« informação aos leitores »»»
    A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

    Contactos
    LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
    Departamento de Comunicação e Imagem
    Telefone: (351)914665159
    E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
    Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
    -end-

    News Release 427 : LINHA DO NORTE ABERTA E LINHA DO SUL ENCERRADA




    Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 08:44 - Trinta horas depois de estar encerrado, já está aberto ao tráfego e de modo parcial, o troço da Linha do Norte, que numa extensão de 1,5 kms e na zona do Túnel de Chão de Maçãs, esteve encerrado devido a ter sofrido uma torrente de águas, que danificou de modo sério, a infra-estrutura da principal linha férrea do país.

    Portanto, desde o princípio da noite de ontem, que pela via descendente, se fazem de modo alternado, os movimentos dos comboios. No entanto, os media, anunciam que a Linha do Sul, na zona da Serra Algarvia, se encontra agora encerrada desde as 05:00, devido a causas semelhantes, ou seja, quedas de barreiras e inundações, pelo que também aqui, especialmente aqueles que viajam para e do Algarve, devem junto da CP, informarem-se no sentido de saberem, quando é de novo reaberto este troço da Linha do Sul, que não se prevê para breve ser reaberto, segundo a SIC Notícias informa.

    Referindo-nos ainda ao corte da Linha do Norte, devemos dizer que esta situação que ocorre de vez em quando cá e lá fora, foi bastante grave, visto que quase se equiparou às consequências de um acidente ferroviário com obstrução da via, com sérios prejuízos na exploração ferroviária, vista mesmo pelos dois lados, por quem a conserva (REFER) e por quem a explora, e que é a CP. Também é comum e já vimos lá fora, nas redes da RENFE, SNCF, FS e SBB CFF FFS, imagens como aquelas que as estações de TV, transmitiram ontem da zona do Túnel de Chão de Maçãs e em extensões bem superiores e com linhas de tráfego internacional extremamente importantes (alpinas para Itália e Suiça).

    A terminar, não queriamos deixar de fazer uma crítica a Marcelo Rebelo de Sousa. Ou seja, sabemos que ele é bastante perspicaz e duma inteligência e observação, bem acima da média, e por isso, sabendo este problema na Linha do Norte, estivemos atentos para verificar se o professor falava e falou, e mal, pois ontem, meteu o "pé na argola", pois falou, sem ter estudado a lição. Por isso, não deveria ter estado a dizer, "ao estado que chegou a Linha do Norte, naquele troço, então tido como caótico". Por isso mesmo, a LUISFER diz a Marcelo Rebelo de Sousa, que se ele se estivesse a referir, a uma via férrea, não interessa se Linha ou Ramal, ainda por renovar, com travessas de madeira e via em mau estado, muito bem, estavamos de acordo que fizesse crítica sobre isso, agora, caro Professor, de que gostamos muito ouvir e a maior parte das vezes de acordo, lhe dizemos que aquele troço, trata-se de uma linha convencional (não TGV, e mesmo que fosse) que foi MUITO RECENTEMENTE TOTALMENTE RENOVADA, com plataforma e barreiras totalmente consolidadas, balastro completamente novo, carris UIC60 e travessas de betão monobloco, ou seja, via dupla e electrificada a 25Kv 50Hz ac, portanto, tão bom ou melhor, do que lá fora existe. A LUISFER conhece bem esta zona, e não fomos lá ontem verificar, mas pelo que vimos pela TV, muito deve ter contribuído para esta situação, que a ponte rodoviária que vence a via férrea, tenha sido um autêntico canal de água, a cair sobre a via (pendente na ponte), o que fez com que a água, fosse arrastando todo o balastro em corrente e cavando um autêntico leito de água em plena via férrea, ora numa situação destas, nada resiste.

    Portanto, caro Professor, pode ter alguma razão, em relação ao Túnel de Chão de Maçãs, que é uma instalação fixa velha, intercalada entre via nova, mas em situações de exploração normal, não apresenta grandes problemas, a não ser limitação de velocidade, mas de certeza, pensamos nós, que o Professor viu na televisão os carris e as travessas suspensas, e pensou que aquilo estava tudo preso por arames. Não, não estava, e desejamos também aplaudir o trabalho da REFER, em já ter feito a recuperação de uma das vias, de modo provisório e de modo bastante rápido, pois além disto, por agora, mais nada se lhe podia ter exigido, nem nós LUISFER, nem o nosso amigo Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

    Luís Moreira

    Créditos: Pela foto, agradecimento à RTP.

    # # #

    ««« informação aos leitores »»»
    A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

    Contactos
    LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
    Departamento de Comunicação e Imagem
    Telefone: (351)914665159
    E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
    Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
    -end-