06 novembro 2006

News Release 427 : LINHA DO NORTE ABERTA E LINHA DO SUL ENCERRADA




Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 08:44 - Trinta horas depois de estar encerrado, já está aberto ao tráfego e de modo parcial, o troço da Linha do Norte, que numa extensão de 1,5 kms e na zona do Túnel de Chão de Maçãs, esteve encerrado devido a ter sofrido uma torrente de águas, que danificou de modo sério, a infra-estrutura da principal linha férrea do país.

Portanto, desde o princípio da noite de ontem, que pela via descendente, se fazem de modo alternado, os movimentos dos comboios. No entanto, os media, anunciam que a Linha do Sul, na zona da Serra Algarvia, se encontra agora encerrada desde as 05:00, devido a causas semelhantes, ou seja, quedas de barreiras e inundações, pelo que também aqui, especialmente aqueles que viajam para e do Algarve, devem junto da CP, informarem-se no sentido de saberem, quando é de novo reaberto este troço da Linha do Sul, que não se prevê para breve ser reaberto, segundo a SIC Notícias informa.

Referindo-nos ainda ao corte da Linha do Norte, devemos dizer que esta situação que ocorre de vez em quando cá e lá fora, foi bastante grave, visto que quase se equiparou às consequências de um acidente ferroviário com obstrução da via, com sérios prejuízos na exploração ferroviária, vista mesmo pelos dois lados, por quem a conserva (REFER) e por quem a explora, e que é a CP. Também é comum e já vimos lá fora, nas redes da RENFE, SNCF, FS e SBB CFF FFS, imagens como aquelas que as estações de TV, transmitiram ontem da zona do Túnel de Chão de Maçãs e em extensões bem superiores e com linhas de tráfego internacional extremamente importantes (alpinas para Itália e Suiça).

A terminar, não queriamos deixar de fazer uma crítica a Marcelo Rebelo de Sousa. Ou seja, sabemos que ele é bastante perspicaz e duma inteligência e observação, bem acima da média, e por isso, sabendo este problema na Linha do Norte, estivemos atentos para verificar se o professor falava e falou, e mal, pois ontem, meteu o "pé na argola", pois falou, sem ter estudado a lição. Por isso, não deveria ter estado a dizer, "ao estado que chegou a Linha do Norte, naquele troço, então tido como caótico". Por isso mesmo, a LUISFER diz a Marcelo Rebelo de Sousa, que se ele se estivesse a referir, a uma via férrea, não interessa se Linha ou Ramal, ainda por renovar, com travessas de madeira e via em mau estado, muito bem, estavamos de acordo que fizesse crítica sobre isso, agora, caro Professor, de que gostamos muito ouvir e a maior parte das vezes de acordo, lhe dizemos que aquele troço, trata-se de uma linha convencional (não TGV, e mesmo que fosse) que foi MUITO RECENTEMENTE TOTALMENTE RENOVADA, com plataforma e barreiras totalmente consolidadas, balastro completamente novo, carris UIC60 e travessas de betão monobloco, ou seja, via dupla e electrificada a 25Kv 50Hz ac, portanto, tão bom ou melhor, do que lá fora existe. A LUISFER conhece bem esta zona, e não fomos lá ontem verificar, mas pelo que vimos pela TV, muito deve ter contribuído para esta situação, que a ponte rodoviária que vence a via férrea, tenha sido um autêntico canal de água, a cair sobre a via (pendente na ponte), o que fez com que a água, fosse arrastando todo o balastro em corrente e cavando um autêntico leito de água em plena via férrea, ora numa situação destas, nada resiste.

Portanto, caro Professor, pode ter alguma razão, em relação ao Túnel de Chão de Maçãs, que é uma instalação fixa velha, intercalada entre via nova, mas em situações de exploração normal, não apresenta grandes problemas, a não ser limitação de velocidade, mas de certeza, pensamos nós, que o Professor viu na televisão os carris e as travessas suspensas, e pensou que aquilo estava tudo preso por arames. Não, não estava, e desejamos também aplaudir o trabalho da REFER, em já ter feito a recuperação de uma das vias, de modo provisório e de modo bastante rápido, pois além disto, por agora, mais nada se lhe podia ter exigido, nem nós LUISFER, nem o nosso amigo Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à RTP.

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