

Porto [Portugal], 06.11.2006, Semana 45, Segunda-Feira, 08:44 - Trinta horas depois de estar encerrado, já está aberto ao tráfego e de modo parcial, o troço da Linha do Norte, que numa extensão de 1,5 kms e na zona do Túnel de Chão de Maçãs, esteve encerrado devido a ter sofrido uma torrente de águas, que danificou de modo sério, a infra-estrutura da principal linha férrea do país.
Portanto, desde o princípio da noite de ontem, que pela via descendente, se fazem de modo alternado, os movimentos dos comboios. No entanto, os media, anunciam que a Linha do Sul, na zona da Serra Algarvia, se encontra agora encerrada desde as 05:00, devido a causas semelhantes, ou seja, quedas de barreiras e inundações, pelo que também aqui, especialmente aqueles que viajam para e do Algarve, devem junto da CP, informarem-se no sentido de saberem, quando é de novo reaberto este troço da Linha do Sul, que não se prevê para breve ser reaberto, segundo a SIC Notícias informa.
Referindo-nos ainda ao corte da Linha do Norte, devemos dizer que esta situação que ocorre de vez em quando cá e lá fora, foi bastante grave, visto que quase se equiparou às consequências de um acidente ferroviário com obstrução da via, com sérios prejuízos na exploração ferroviária, vista mesmo pelos dois lados, por quem a conserva (REFER) e por quem a explora, e que é a CP. Também é comum e já vimos lá fora, nas redes da RENFE, SNCF, FS e SBB CFF FFS, imagens como aquelas que as estações de TV, transmitiram ontem da zona do Túnel de Chão de Maçãs e em extensões bem superiores e com linhas de tráfego internacional extremamente importantes (alpinas para Itália e Suiça).
A terminar, não queriamos deixar de fazer uma crítica a Marcelo Rebelo de Sousa. Ou seja, sabemos que ele é bastante perspicaz e duma inteligência e observação, bem acima da média, e por isso, sabendo este problema na Linha do Norte, estivemos atentos para verificar se o professor falava e falou, e mal, pois ontem, meteu o "pé na argola", pois falou, sem ter estudado a lição. Por isso, não deveria ter estado a dizer, "ao estado que chegou a Linha do Norte, naquele troço, então tido como caótico".

Portanto, caro Professor, pode ter alguma razão, em relação ao Túnel de Chão de Maçãs, que é uma instalação fixa velha, intercalada entre via nova, mas em situações de exploração normal, não apresenta grandes problemas, a não ser limitação de velocidade, mas de certeza, pensamos nós, que o Professor viu na televisão os carris e as travessas suspensas, e pensou que aquilo estava tudo preso por arames. Não, não estava, e desejamos também aplaudir o trabalho da REFER, em já ter feito a recuperação de uma das vias, de modo provisório e de modo bastante rápido, pois além disto, por agora, mais nada se lhe podia ter exigido, nem nós LUISFER, nem o nosso amigo Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
Luís Moreira
Créditos: Pela foto, agradecimento à RTP.
# # #
««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.
Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-
Sem comentários:
Enviar um comentário
Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.