28 abril 2010

News Release 1950 : Os percursos ferroviários para a Liga Sagres e Liga Vitalis (29ª Jornada)


Faro [Portugal], 28.04.2010, Semana 18, Quarta-feira, 19:48

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e  Liga Vitalis, que nesta 29ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.



Temos então:

29ª Jornada - LUISFER 091 - Ligas Sagres e Vitalis



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1949 : MP com serviço contínuo nas principais noites da Queima 2010


Faro [Portugal], 28.04.2010, Semana 18, quarta-feira, 12:11

Segundo a informação que recebemos nos nossos serviços por parte da MP Metro do Porto, e que transcrevemos em favor dos leitores interessados, vamos ter neste ano Metro toda a noite após a Serenata e após o Cortejo e sempre na máxima força durante toda a semana - são estas as novidades do Operação Especial «Queima 2010». Para que os estudantes do Porto possam viver a festa académica com toda a segurança, conforto e mobilidade.

À semelhança dos anos anteriores, o serviço do Metro é reforçado em alguns dos momentos mais concorridos da semana: a Serenata, o Cortejo e a Missa da Bênção das Pastas. Nos dois primeiros eventos, o Metro estará a funcionar em contínuo nas linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C) e Amarela (D) de 1 para 2 de Maio - após a Serenata -, e de 4 para 5 - após o Cortejo. Nestas noites, a partir da 1 hora da manhã, as Linhas Vermelha (B) e Verde (C) estão em operação a partir da Senhora da Hora (com destino à Póvoa de Varzim e ISMAI, respectivamente).



Nos restantes dias, o Metro está em operação até ao Queimódromo sempre até à 01:00 da manhã, retomando o serviço às 05:00, a partir da Estação Câmara de Matosinhos (a estação mais próxima do grande palco dos concertos da Queima), com ligação às linhas Vermelha (B) e Verde (C) na Senhora da Hora.

A primeira operação especial começa com o arranque da Queima, a Monumental Serenata, no dia 2 de Maio, à 00:01, na Cadeia da Relação. A partir das 20:00, o Metro propõe frequências de 10 minutos em toda a Linha Amarela (D) e sempre em veículos duplos. No fim da Serenata, para levar os estudantes ao Queimódromo, a Linha Azul (A) também é reforçada. As ligações às linhas Vermelha (B) e Verde (C) são igualmente feitas a partir da Estação Senhora da Hora.

Na manhã de Domingo, 2 de Maio, os Aliados recebem a Missa da Bênção das Pastas, às 11:00. Para quem não quer faltar, o Metro reforça as frequências da Linha Amarela (D) entre as 09:00 e as 15:00, com veículos a cada 6 minutos.

No dia do Cortejo (4 de Maio), a Linha Amarela (D) está na máxima força, com veículos duplos a partir das 14:00 e uma frequência de 6 minutos. Toda a rede vai funcionar durante a noite, com excepção da linha Violeta (E). A Linha Azul (A) terá uma frequência de 8 minutos.

Como habitualmente, o Metro do Porto recomenda a compra ou o carregamento antecipado dos títulos Andante necessários à realização de cada viagem.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira


News Release 1948 : 152 anos de comboios no Setil


Faro [Portugal], 28.04.2010, Semana 18, quarta-feira, 11:58

Faz hoje 152 anos que foi inaugurada à exploração ferroviária, o troço em via única, não electrificado e em via normal UIC (1435 mm), da então Linha do Leste, entre a Quinta das Virtudes e a Ponte de Sant'Ana. Para os leitores melhor entenderem, devemos dizer que só alguns anos mais tarde, a bitola foi alargada para 1668 mm (bitola ibérica) e o troço em causa, pertence hoje à Linha do Norte, primitivamente chamada de Leste (Lisboa à fronteira de Elvas), pois como se sabe, entre Lisboa e Entroncamento temos a Linha do Norte, entre o Entroncamento e Abrantes era Linha do Leste até recentemente (hoje é Linha da Beira Baixa) e então entre Abrantes e a fronteira de Elvas, continua com o nome primitivo de Linha do Leste.


Luís Moreira


News Release 1947 : Despachos nºs 7472 e 7473/2010


Faro [Portugal], 28.04.2010, Semana 18, quarta-feira, 11:48

Informa-se que no Diário da República de hoje, 28 de Abril de 2010, II Série, com o nº 82, foram publicadas por intermédio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, nomeadamente pelo Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, dois diplomas em forma de Despachos, a saber:

Despacho n.º 7472/2010

Declaração de utilidade pública da expropriação das parcelas necessárias à construção de restabelecimentos viários e passagem inferior rodoviária ao quilómetro 34+200 para supressão das passagens de nível aos quilómetros 34+407 e 35+996 na linha do Vouga — troço Espinho/Sernada.

Despacho n.º 7473/2010

Declaração de utilidade pública da expropriação das parcelas necessárias à execução da obra para a substituição do pontão da Foz dos Claros, ao quilómetro 255+534, do troço Funcheira/Tunes, da linha do Sul, no concelho de Odemira.


Luís Moreira