27 março 2010

News Release 1753 : 6 anos de metro em Odivelas


Faro [Portugal], 27.03.2010, Semana 13, sábado, 18:53

Faz hoje 6 anos, que foi inaugurado o troço entre o Campo Grande e Odivelas, na Linha Amarela, que é uma das quatro que constituem a rede do ML Metropolitano de Lisboa.


Luís Moreira


News Release 1752 : Troço Senhora da Hora/Casa da Música da MP interrompido amanhã


Faro [Portugal], 27.03.2010, Semana 13, sábado, 15:50

Recebemos nos nossos serviços o seguinte aviso por parte da MP Metro do Porto, que reproduzimos na íntegra em favor dos leitores interessados:

Intervenção na catenária entre as 06:00 e as 10:00 - Transportes alternativos garantidos

A operação comercial entre as estações de Metro da Casa da Música e da Senhora da Hora -Linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C) e Violeta (E) -, vai estar condicionada no próximo Domingo, dia 28 de Março, entre as 06:00 e as 10:00. A interrupção de funcionamento deve-se a uma intervenção técnica na catenária, suporte de alimentação de energia aos veículos. Trata-se dos últimos trabalhos executados no âmbito da garantia do contrato Normetro, com vista à recepção definitiva do sistema.

Durante o período de interrupção do serviço, o Metro do Porto disponibiliza transportes alternativos a todos os clientes com título Andante válido, através de autocarros próprios. Os autocarros percorrem o traçado paralelo à linha, parando nas paragens STCP mais próximas de todas as estações de Metro afectadas por este condicionamento (Casa da Música, Francos, Ramalde, Viso, Sete Bicas e Senhora da Hora). A partir das 10:00 a circulação do Metro retoma a normalidade.


Luís Moreira


News Release 1751 : AGV em testes na LAV Roma - Napoli


Faro [Portugal], 27.03.2010, Semana 13, sábado, 15:36

O protótipo do AGV, sucessor do TGV da Alstom, continua em Itália (cf News Release 1434) a fazer testes para homologação na RFI e poder entrar ao serviço do operador privado NTV Nuovo Trasporto Viaggiatori já no próximo ano.



Com efeito, os testes sucedem-se agora na LAV (Línea Alta Velocitá) Roma - Napoli, e foram obtidas com toda a seguranças velocidades até 330 km/h, velocidade que está prevista a ser praticada pela NTV quando explorar em serviço comercial o AGV, que recordamos, foi objeto de uma encomenda por parte deste operador privado italiano, com 25 unidades firmes e 10 opções, acompanhado pela manutenção assegurada pela Alstom durante 30 anos.


Luís Moreira