10 fevereiro 2010

News Release 1526 : Flecha de Prata - III Série - Nº 3


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 21:30

Recebemos nos nossos serviços, e remetido pelo CEC Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro, um exemplar da sua revista Flecha de Prata, mais rigorosamente o nº 3 da III Série, que agradecemos.

Mais informamos, que não fazemos nesta News Release, a edição da capa e sumário da mesma publicação, visto já o termos feito através da News Release 1471, pois recebemos a mesma revista, igualmente com cortesia, via FERTAGUS.

Aproveitamos a edição desta News Release, para solicitar que, caso assim o entendam, nos enviem sempre 1 exemplar das revistas/boletins que publicados no nosso país, pelas várias entidades ferroviárias, como as empresas, as associações de amigos dos comboios e outras, pelo que faremos aquando da sua recepção, respectiva News Release, editando a capa e respectivo sumário em favor dos nossos leitores. O mesmo se aplica a outros conteúdos de interesse ferroviário, como livros ou vídeos, pelo que procederemos da mesma maneira. Se este pedido for atendido em favor dos nossos amigos leitores, agradecemos desde já a cortesia prestada.


Luís Moreira


News Release 1525 : Este Carnaval vou de comboio Regional!


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 21:02

Fazemos uma sugestão para o Carnaval dos nossos leitores. Sem filas de trânsito nem perdas de tempo à procura de estacionamento, o comboio leva-o directamente ao Carnaval.

Consulte os horários dos comboios da CP e chegue a horas de assistir aos Corsos dos dias 14 e 16 de Fevereiro, em:

Torres Vedras - 14:30, Ruas do Centro da Cidade
Caldas da Rainha - 15:00, Avenida 1º de Maio (junto à Estação da REFER/CP)
Figueira da Foz/Buarcos - 14:30, na Av. do Brasil (junto à Praia)
Mealhada - 15:00, Sambódromo (junto à Estaçção REFER/CP)
Barcelos e Viana do Castelo - dia 16 de Fevereiro, desfiles de Carnaval às 15:00 pelas ruas das respectivas cidades


Paulo Almeida


News Release 1524 : À Conquista de Guimarães… de comboio


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 20:56

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da TVNET, publicada há dias atrás na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A CP, o Paço dos Duques, o Museu de Alberto Sampaio e a Câmara Municipal de Guimarães assinaram um protocolo de parceria, visando incrementar a realização de visitas pedagógicas de grupos de alunos do ensino básico e secundário a esta cidade, utilizando o comboio como meio de transporte.

O projecto intitula-se "À conquista de Guimarães… de Comboio", e conta com o apoio dos serviços educativos dos dois museus e CP, que facilita o acesso, de forma rápida e ecológica a esta cidade, através da linha urbana Porto - Guimarães.

Segundo um comunicado da CP, o roteiro "À conquista de Guimarães… de Comboio", consiste na viagem de ida e volta entre qualquer estação localizada no âmbito de actuação dos comboios urbanos do Porto e a estação de Guimarães, a oferta de um divertido roteiro tipo "mapa do tesouro", percurso guiado ao longo do Centro Histórico e visita com programas didácticos ao Museu Alberto Sampaio e Paço dos Duques.

Este projecto, permite às escolas a realização de um programa pedagógico ímpar, facultando aos alunos a visita ao Centro histórico de Guimarães, Património Cultural da Humanidade desde 2001 e Capital Europeia da Cultura em 2012, de forma divertida e apelativa, em transporte económico e amigo do ambiente.



Paulo Almeida


News Release 1523 : Estação acolhe Câmara até agora retalhada


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 20:49

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada no passado dia 5 na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

O futuro edifício dos Paços do Concelho da Trofa, o primeiro a ser construído de raiz, deverá ser erguido na zona da actual estação da CP, apurou o JN. Agregará os vários serviços municipais que, hoje, estão dispersos pela cidade. Percorremo-los e medimos distâncias.

As mesmas que os munícipes terão de calcorrear por mais alguns meses, já que a estação de comboios apenas abandonará o actual espaço, junto à igreja antiga de S. Martinho de Bougado, em meados deste ano. Este é, pelo menos, o prazo apontado pela REFER para a conclusão da obra da variante ferroviária, que colocará um novo equipamento perto da Igreja Nova, próximo da EN 104.

A localização da Câmara da Trofa, concelho que só tem 11 anos, será anunciada, hoje à tarde, pela presidente da Autarquia, Joana Lima, mas o JN soube, junto de fonte próxima do processo, que o local escolhido pela Autarca foi a zona da actual estação.

Espalhados por duas freguesias

Só após a referida deslocalização será possível iniciar a construção dos tão reclamados Paços do Concelho que, no entender de José Azevedo, "já deviam estar construídos há muito tempo, com os serviços todos juntos". Porque, sentencia o munícipe, "é péssimo" ter a Câmara distribuída pela cidade. E há quatro pontos principais (ver infografia), espraiados pelas duas freguesias citadinas, S. Martinho e Santiago de Bougado, que entre si disputam a localização do edifício municipal.

Inusitado, um deles consubstancia-se numa moradia, à face da EN 14. Aí funciona o chamado "Pólo I", com a presidência e atendimento geral. Seguem-se, a cerca de um quilómetro, as várias lojas do Edifício Nova Trofa, no lugar das Pateiras. Baptizado de "Pólo II", trata-se de um local também habilitado para atendimento. Alberga vários gabinetes.

Entretanto, porém, se, por infortúnio ou obrigações inadiáveis, o munícipe que acabe, por exemplo, de obter uma licença para alguma obra particular e necessite de consultar o Gabinete de Apoio ao Emprego, terá de fazer dois quilómetros até ao mais central aglomerado de serviços municipais. Fica perto do Catulo, num… centro comercial. O da Vinha. Várias lojas alugadas no piso inferior. Especialização: área social e demais apoio ao cidadão.

Foi precisamente aí que o JN encontrou Miguel Lima. "Deveria estar quase tudo no mesmo edifício", considerou o utente. "Quanto mais próximos estiverem os serviços, melhor. Facilitava a vida dos cidadãos da Trofa", concluiu.

A de Salete Santos seria uma delas. "Já aconteceu mandarem-me aqui [ao Centro Comercial], da Câmara, e, daqui, mandarem-me de novo à Câmara". Cede ao sorriso, perante a bizarria que acabava de descrever, mas recompõe-se de imediato. O local dos Paços do Concelho é o que menos lhe ocupa o pensamento: "No centro ou nos arredores, mas ao menos que fiquem as coisas todas umas à beira das outras".



Paulo Almeida


News Release 1522 : Os percursos ferroviários para os jogos das Ligas Sagres e Vitalis (19ª Jornada)


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 20:42

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e  Liga Vitalis, que nesta 19ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.



Temos então:

19ª Jornada - LUISFER 057 - Ligas Sagres e Vitalis



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1521 : Sortes tem saudades do comboio


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 20:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Nordeste, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Os anos passaram, mas a população de Sortes, no concelho de Bragança, continua a ter saudades dos tempos em que a locomotora atravessava a aldeia.

Os cerca de 110 habitantes que ainda resistem na freguesia garantem que naqueles tempos tinham mais facilidade em se deslocar, tanto para a capital de distrito, como para o litoral.


“Ainda fiz muitas viagens de comboio. Estava no Porto e fazia muitas viagens pelo Tua, que tem paisagens maravilhosas”, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Sortes, Juvêncio Carvalho.
Também Otília Pádua, de 72 anos, tem saudades dos tempos que passou na estação. Filha de um ex-funcionário da CP, realça que foi criada na estação de Sortes, onde viu partir e chegar muitos comboios. “Lembro-me da azáfama e do movimento de pessoas e de mercadorias”, acrescenta esta habitante.

Os tempos mudaram e os meios de transporte evoluíram, deixando para trás a lentidão do comboio. “Por um lado, o comboio faz falta, mas por outro, também perdeu utilizadores e não compensava manter este meio de transporte. Por isso, não acredito que volte”, salienta o autarca. Aliás, Juvêncio Carvalho, fala da ideia de um projecto para a criação de uma ciclovia entre Bragança e Mirandela, pela antiga linha do comboio. “Participei numa Assembleia Municipal onde se falou dessa possibilidade. É uma boa iniciativa, porque o comboio já não volta”, adianta o presidente da Junta.

População de Sortes vive dos rendimentos da agricultura e dos empregos garantidos pela Sortegel

A antiga estação já foi transformada na sede da Junta de Freguesia, ao passo que as infra-estruturas de apoio viraram um centro de convívio.
No entanto, a população afirma que, desde que o comboio partiu, a aldeia deixou de ter transportes para o litoral e a regularidade do autocarro também dificulta a vida a quem depende de transportes públicos para se deslocar à capital de distrito. “Anda uma carrinha, que faz o transporte dos estudantes, que leva as pessoas até ao cruzamento, onde passa o autocarro. Faz o trajecto duas vezes por dia. Quando os médicos nos querem marcar consultas para a tarde pedimos sempre para que seja de manhã, senão não temos transporte”, lamenta Otília Pádua.
Quem resiste na freguesia vive da agricultura e há pessoas que vão conseguindo emprego na Sortegel, a empresa de transformação de castanha instalada na aldeia. “Esta indústria é uma coisa boa, porque ainda há bastante gente a trabalhar lá”, enfatiza Juvêncio Carvalho. No que toca a património, as capelas, as igrejas e os vestígios rupestres na serra da Nogueira são os principais pontos que podem ser visitados nas aldeias de Sortes, Viduedo e Lanção.

Para facilitar o acesso à freguesia, o autarca realça que foi feita uma estrada nova, que liga as três aldeias, onde falta, apenas, colocar alguma sinalização.


Paulo Almeida


News Release 1520 : Passagem de nível avança em Cristelo (Valença)


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 19:25

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Correio da Manhã, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Finalmente há luz verde para o projecto que prevê a execução de uma passagem inferior, suprimindo a passagem de nível de Cristelo Côvo, em Valença. A autarquia acaba de dar o seu parecer positivo quanto à execução do projecto, dando cumprimento a uma promessa antiga e andamento a um processo que já se arrasta há mais de 20 anos.

Refira-se que a passagem de nível se localiza a escassos dois quilómetros da estação de Valença, estando classificada de “risco elevado”. Isto porque ali têm sido registados inúmeros acidentes, dos quais vários com vítimas mortais e onde já morreram uma dezena de pessoas. Apesar dos riscos, a actual passagem de nível não tem guarda, nem qualquer sistema sonoro/luminoso e localiza-se numa área urbana densamente habitada.

Jorge Mendes, presidente da câmara de Valença, entende que com esta deliberação do executivo “dá-se um avanço significativo no processo negocial com vista à resolução deste grave problema que, há mais de 20 anos, a população de Valença e em especial de Cristelo Côvo gostaria de ver resolvido”, indica em nota à imprensa.

Para o autarca esta é uma prioridade, estando por isso a autarquia a desenvolver todos os esforços junto da REFER e Junta de Freguesia de Cristelo Côvo “para que o novo viaduto e respectivos acessos avancem o mais rapidamente possível”.



Paulo Almeida


News Release 1519 : Nova Bilheteira e Gabinete de Apoio ao Cliente na Estação do Rossio


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 19:01

Informamos os nossos amigos leitores, que a partir do dia 11 de Fevereiro (amanhã) tem à sua disposição na Estação do Rossio e no domínio da CP, um Gabinete de Apoio ao Cliente dos Comboios Urbanos de Lisboa e uma nova Bilheteira de Longo Curso (BLC).

O novo Gabinete de Apoio ao Cliente à semelhança dos outros GACs, prestará os seguintes serviços:

• atendimento e informação
• recepção de reclamações
• perdidos e achados
• recuperação de passes carregados em cartões Lisboa Viva que estejam perdidos/avariados.
• viagens de grupo.

A bilheteira funcionará com venda permanente de serviço Alfa Pendular, Intercidades/InterCity, Regional e Internacional. Este serviço funcionará em open space, com atendimento mais personalizado.

O horário de funcionamento é o seguinte:

BLC: De Segunda a Sexta-feira, das 08:30 às 19:00.
GAC: De Segunda a Sexta-feira, das 08:00 às 19:00.


Paulo Almeida


News Release 1518 : Mais passageiros na Linha de Aveiro


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 18:47

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da rádio Terra Nova, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A Linha de Aveiro nas ligações de comboios urbanos ao Porto cresceu 0,5 por cento em 2009. É o balanço da CP ao movimento de passageiros estimando que na zona do Porto tenham sido transportados 20 milhões de passageiros. “A CP ultrapassou, pela primeira vez, em 2009, a barreira dos 20 milhões de clientes transportados nos comboios urbanos do Porto, o que reflecte um crescimento médio de 3 por cento face a 2008”, adianta a empresa em comunicado.

Todos os quatro eixos subiram no último ano, registando-se os maiores aumentos no trajecto Porto-Caíde (5,5 por cento) e na Linha de Guimarães (4,3 por cento). A Linha de Braga subiu 3,6 por cento e a Linha de Aveiro sobe 0,5%.

A rede de comboios urbanos do Porto está equipada com uma frota de 41 modernos comboios, com ambiente climatizado, música ambiente, espaços multiusos, sistema de informação ao público e baixos níveis de ruído.



Paulo Almeida


News Release 1517 : Uma nova estação


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 18:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Notícias da Covilhã, publicada no passado dia 6 na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Chamam-lhe, os belmontenses, a Estação. Devido a ali existir a estação de caminhos-de-ferro. Mas Belmonte-Gare, assim se designa, foi, em tempos, bem mais que um local de chegada e partida, com vida, tascas e pessoas. Hoje, quem andar pela zona mais antiga desta anexa da vila dá de caras com muitas casas abandonadas. Porém, do lado de lá da linha, Belmonte Gare está a ganhar uma nova vida, com a construção de diversos focos habitacionais.

Este aglomerado está em renovação. Desde logo, devido às obras da Linha da Beira Baixa, que estão a deixar toda aquela envolvente com figura de novidade. A própria estação está a ser remodelada. Já há novos passeios e apeadeiros para passageiros, e a povoação espera que depois desta remodelação não sejam apenas as automotoras que fazem a ligação à Guarda a passarem, mas sim comboios, como em outros tempos.



Mas Belmonte Gare está diferente. Se no núcleo mais antigo há casas fechadas, abandonadas, existindo apenas uma padaria, a zona nova está a crescer. Há casas geminadas, moradias isoladas, moradias em construção, o que contrasta com a zona mais antiga onde a escola primária fechou há vários anos, onde a única empresa de mármores está de saída para o Parque Empresarial, bem ali ao lado. Que não é alheio à mudança que se verificou por estas bandas. Ali surgiram algumas pequenas empresas, até um lagar abriu este ano o que deu mais vida à anexa nos meses do final do ano.

“Decidir construir aqui em baixo porque sempre se consegue um lote mais barato que lá em cima na vila” explica-nos um dos jovens moradores dali. “Estamos a dois passos de Belmonte e aqui há tranquilidade” afirma outro. Pelas ruas, os mais velhos apenas lamentam que a prometida capela não tenha sido construída. “A Junta disse, há já não sei quantos anos, que a ia fazer, mas nada” lamenta uma idosa com quem o NC consegue falar. Que prefere o anonimato. “Não quero que me andem a chatear porque fiz uma crítica” explica.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal Notícias da Covilhã.


Paulo Almeida


News Release 1516 : Estação de São João da Madeira


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 18:29

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal O Regional, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A inspiração surge-lhe normalmente quando vai na rua. Construiu a estação dos comboios de S. João da Madeira com pequenos restos de madeira contraplacada e prepara-se para criar a miniatura da sua própria casa. É sanjoanense e já tem quem queira expor a sua obra à cidade.

O gosto pela arte sempre lhe correu nas veias, mas nunca quis fazer dela profissão, pois tem a noção de que o mesmo é difícil em Portugal. Mesmo assim, não desistiu do sonho de criar e ser original.


Criou a estação dos Comboios de S. João da Madeira e muitos outros trabalhos feitos de pedaços de Madeira estão já pensados. A imaginação não tem limites para este artesão de S. João da Madeira, que trabalhou mais de 30 anos na empresa Arsol.

Rodrigo Manuel Teixeira constrói “o que lhe vem à cabeça” com pedaços de madeira contraplacado. Imaginação parece não faltar a este sanjoanense de 60 anos, mas confessa que a criação de casas é a sua preferida. Diz que a inspiração surge-lhe normalmente quando vai na rua ou está parado em casa.

Rodrigo Teixeira diz que agora é que se dedica mais a este “gosto especial”, pois trabalhou 31 anos na empresa Arsol, em S. João da Madeira, e nessa altura o tempo não era muito.

Na sua pequena “oficina”, está a estação de comboios de S. João da Madeira, prontinha para ser pintada com verniz incolor, por um carpinteiro seu amigo. “Está pronta, mas ainda vai ficar mais bonita”, referiu.
A peça já lhe valeu a simpatia de um comerciante de S. João da Madeira, que a quer expor na montra da sua loja. O artesão não descura um único pormenor e, para isso, passou “horas, dias sem fim, a olhar e observar a estação”, que tem mais de 100 anos.


Na sala de construção, encontramos alguns restos de madeira e a ferramenta que utiliza, que diz não ser muita, nomeando “um esquadro, régua, lixa, navalha e cola de carpinteiro”.

Rodrigo Teixeira conta que, antes de concluir esta miniatura, destruiu duas, porque “achava que faltava qualquer coisa e, como não gostava delas, acabou por as destruir”.

A idade avançada e a falta de visão já não lhe permite ter a destreza de outrora, mas prometeu comprar mais umas “madeirazinhas” para construir a miniatura da sua casa, na rua de Cucujães.

Rodrigo confessa que nunca irá vender nenhuma peça, mas também não se importava se ninguém a comprasse. “As peças acabam por ser meus filhos. Passo muitas horas à volta delas até estarem concluídas. Coloco muito amor, carinho e dedicação na obra. Por isso, iria custar-me muito ter que me desfazer de alguma”, explica.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao Jornal O Regional.


Paulo Almeida


News Release 1515 : Felipe Gonzalez premiado na área ferroviária


Faro [Portugal], 10.02.2010, Semana 07, Quarta-feira, 12:25

Faz hoje uma semana (3 de Fevereiro), que em Bruxelas, na Bélgica, foi entregue ao ex-Primeiro-Ministro espanhol Felipe González e ao alemão Roland Heinisch, antigo executivo da DB Deutsche Bahn (o mesmo que CP na Alemanha) o European Railway Award 2010, que é um prémio anual que conta com o patrocínio da CER, UNIFE e EIM, nomeadamente através de votação dos seus CEO's.

Felipe González foi distinguido pelas conquistas políticas que trouxe ao sector ferroviário e Heinisch foi igualmente distinguido, mas por realizações técnicas de relevo, em prol do mesmo sector ferroviário.

Este prémio é entregue desde 2007 e possui um valor individual de € 10.000,00.


Luís Moreira