21 maio 2010

News Release 2100 : Ibercargo faz Lisboa-Barcelona (ida e volta) cinco vezes por semana


Faro [Portugal], 21.05.2010, Semana 21, sexta-feira, 12:22

Segundo informa hoje a Cargo Edições e citando, o contrato de transporte da Dachser Portugal entre Barcelona e Lisboa, assinado na passada quarta-feira, vai "obrigar" a Ibercargo a aumentar a frequência de comboios semanais no eixo Portugal-Catalunha para cinco composições.

Pires da Fonseca, presidente da Takargo Rail, revelou à CARGO que o negócio vale 20 caixas móveis (no caso, de material da fábrica catalã da Ikea), num comboio que pode transportar 25 unidades.

O serviço, com características "porta a porta", arranca a 1 de Junho e permitirá à Ibercargo - uma parceria entre os operadores ferroviários privados de mercadorias Takargo Rail e Comsa Rail Transport - melhorar o "load factor" do comboio. Hoje, com a realização de quatro trajetos ida e volta por semana, a ocupação situa-se nos 68 a 70% no trajecto Barcelona-Lisboa, e 92%, no regresso, avança Pires da Fonseca.

Com este desenvolvimento, a Ibergargo pasará a realizar comboios de segunda a sexta entre as duas cidades ibéricas, num trajeto de 20 horas.


Luís Moreira


News Release 2099 : Governo espanhol mantém ligação de TGV a Lisboa


Faro [Portugal], 21.05.2010, Semana 21, sexta-feira, 13:00

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário de Notícias
Autor: Rui Pedro Antunes
Data: Ontem

Foram horas de incerteza para o Governo português, mas esta noite um telefonema do ministro do Fomento espanhol, José Blanco, para o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, deu a confirmação: a parte espanhola da ligação entre Madrid-Lisboa não vai ser adiada.

Na quarta-feira, José Blanco disse no Congresso (Parlamento espanhol) que em virtude da contenção orçamental todas as obras da rede ferroviária espanhola iam ser adiadas pelo menos um ano e que algumas delas podiam mesmo ser canceladas. Referiu, no entanto, uma excepção: a ligação Madrid-Valência. Foi então feita a leitura de que se a ligação a Lisboa não foi referida como excepção, a união por alta velocidade entre as capitais ibéricas seria adiada.

Porém, fonte do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC) garantiu ao DN que “o ministro António Mendonça esteve em contacto com o ministro José Blanco que lhe deu a garantia que as decisões tomadas pelo Governo espanhol não deverão afectar os compromissos assumidos com o Governo português”.


Paulo Almeida



News Release 2098 : Portugal arrisca perder 1.500 milhões de euros


Faro [Portugal], 21.05.2010, Semana 21, sexta-feira, 12:47

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: Diário Económico
Autor: Nuno Miguel Silva
Data: Hoje

O Estado português arrisca perder um bolo de 1.521 milhões de euros de fundos comunitários já atribuídos por Bruxelas caso abdique do projecto de TGV.

Segundo dados recolhidos pelo Diário Económico junto do Ministério das Obras Públicas, o projecto nacional de alta velocidade - que inclui as linhas Lisboa-Madrid, Lisboa-Porto e Porto-Vigo - tinha já garantido o financiamento de 1.105 milhões de euros por via do Fundo de Coesão, acrescidos de 416 milhões de euros provenientes do fundo dedicado às Redes Transeuropeias de Transportes.

No que respeita à Parceria Público-Privada (PPP) 1, que incide sob o troço Poceirão-Caia, já adjudicado a 8 de Maio, as verbas atribuídas pela União Europeia ascendem a 690 milhões de euros - 197 milhões de euros provenientes das Redes Transeuropeias de Transportes, mais 493 milhões de euros alocados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).


Paulo Almeida



News Release 2097 : Quem utiliza comboios regionais nos fins-de-semana arrisca ataque de nervos


Faro [Portugal], 21.05.2010, Semana 21, sexta-feira, 12:35

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia dos media na internet, com informação ferroviária relevante.

Fonte: O Mirante
Autor: João Franco Melroeira
Data: Ontem

Até Junho estão a decorrer obras na linha do Norte entre Santarém e Vale de Santarém e as obras irão continuar por mais tempo noutras zonas do troço Setil/Entroncamento. A Refer anunciou que as obras decorrem entre as 23h00 e as 07h00, acrescentando: “no período sem circulação de comboios”, o que é mentira porque naquele período circulam comboios no referido troço. Mais grave que isso é ter-se esquecido de explicar que aos fins-de-semana é o caos total. Numa sexta-feira à noite demorei entre o Entroncamento e Santarém 1 hora, quando o trajecto é normalmente feito em 20 minutos. E no regresso foi a mesma coisa. Num outro fim-de-semana havia transbordo de autocarro entre Setil e Entroncamento. O que gostava de dizer é que estes transtornos são apenas para os comboios regionais. Os Alfas e Intercidades têm prioridade e os passageiros não efectuam transbordos. Daí o meu aviso. Se puder não utilize comboios aos fins-de-semana para não ter dores de cabeça. Se não tiver outra opção viaje nos rápidos e esqueça que os regionais existem. Quem avisa seu amigo é.


Paulo Almeida



News Release 2096 : 135 anos de comboios em Braga


Faro [Portugal], 21.05.2010, Semana 21, sexta-feira, 12:22

Faz hoje 135 anos que foi inaugurada a via férrea em via única e bitola larga (1668 mm) e sem electrificação, entre a estação do Pinheiro no Porto (atual estação de Campanhã) e Nine (Linha do Minho) e entre Nine e Braga, já no Ramal de Braga. Como se sabe, este troço Campanhã a Braga, corresponde hoje de forma igual à mesma Linha do Minho e Ramal de Braga, mas a via já é dupla em todo o percurso (6 x 1668 mm entre Campanhã e Contumil), excepto no troço de via única que irá ser eliminado pela nova Variante da Trofa e está igualmente electrificado (2 x 25kV 50Hz ac).

Também merece ser destacado como referência, que faz hoje 123 anos que foi inaugurado o troço da Linha do Oeste entre o Cacém (hoje, Agualva-Cacém) e Torres Vedras.


Luís Moreira