13 abril 2010

News Release 1874 : Modelismo Ferroviário no Página1


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 14:33

O jornal Página 1 em formato pdf, editado pela RR Rádio Renascença, destaca na edição de hoje, o modelismo ferroviário, num interessante artigo de Letícia Amorim.

Sendo assim, os leitores interessados podem visionar e ler o referido artigo aqui, devendo procurar a edição referente ao dia de hoje, 13 de Abril de 2010 e fazer a respetiva descarga em modo pdf.



No artigo em questão, aborda-se o coleccionismo de modelos portugueses CP e são ouvidos/referidos pela jornalista, Coelho Lemos (da APAC), Daniel Santos, Carlos Oliveira e ainda Rocha Brito entre outros.

Créditos: Pela foto, agradecimento à RR.


Luís Moreira


News Release 1873 : INFRARAIL 2010


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 14:33

Começa hoje e termina quinta-feira, a 8ª Feira Internacional da Infra Ferroviária, que se realiza este ano em Birmingham, no Reino Unido.



Estarão patentes aos visitantes em stands próprios, os principais fornecedores e empresas ligadas à construção e manutenção de equipamento ferroviário ligado à infra, com as novidades do mercado.


Luís Moreira


News Release 1872 : Alstom entrega primeira loco da série 75400 à SNCF


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 14:23

A Alstom acaba de entregar a primeira locomotiva diesel Prima da série 75400 da SNCF, que como se sabe, faz parte do contrato feito já há alguns anos entre a multinacional francesa Alstom e a alemã Siemens, para o fornecimento de 400 locomotivas diesel à SNCF (série 75000), num valor de € 836 milhões, estando ainda estender-se até 2015, a entrega de todas as locomotivas ao parque da SNCF.



Algumas destas locomotivas térmicas ou diesel, estão configuradas para circular além de França, também na rede da alemã DB.


Luís Moreira


News Release 1871 : Ramal de Neves de novo operacional


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:53

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes & Negócios, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Três dias antes do previsto, a Refer reabriu ao tráfego o ramal de Neves Corvo, encerrado desde 23 de Dezembro.

A CP Carga retomou esta manhã a ligação entre a estação de Ourique e as minas de Neves Corvo, depois de a Refer ter reposto as condições de circulação no ramal.

Cerca de 1,1 milhões de euros foi quanto custou a intervenção, que pressupôs a reposição e estabilização do talude de aterro da linha - e respectiva reposição da superestrutura - no troço afectado pelas fortes chuvadas das vésperas do Natal do ano passado.

A circulação no ramal, exclusivo para o transporte de mercadorias, estava suspensa desde 23 de Dezembro, sendo os tráfegos assegurados por via rodoviária.

Os impactes negativos terão, ainda assim, sido menores do que os originalmente previstos uma vez que a laboração das minas esteve suspenda praticamente mês e meio, em resultado da greve dos trabalhadores.

A laboração só agora foi retomada e praticamente coincidiu com o reinício da ligação ferroviária.



Paulo Almeida



News Release 1870 : Obras do metro ficam concluídas em Outubro


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Se as catenárias estivessem electrificadas, as composições do metro já poderiam circular em alguns troços dos sete quilómetros da linha entre Porto e Gondomar. Hoje, mais de 60% da obra está concretizada e faltam seis meses para ficar totalmente concluída.

A expectativa da Empresa da Metro é ter os sete quilómetros de linha entre o Estádio do Dragão e Fânzeres finalizados em Outubro para iniciar as viagens experimentais sem passageiros. Os clientes embarcarão nas futuras 10 estações da rede no último trimestre deste ano.

A viagem entre Fânzeres e o centro do Porto (Trindade) demorará 26 minutos e custará 1,20 euros (título Z3). Os utilizadores frequentes que optarem pelo passe mensal terão de desembolsar 37,25 euros. A deslocação de Fânzeres ao Estádio do Dragão e a Rio Tinto será mais curta, cumprindo-se em 18 e nove minutos, respectivamente. Entre Rio Tinto e a Trindade, os utentes pagarão 1,20 euros pelo título ocasional e 30,35 euros pela assinatura mensal num percurso de 17 minutos.

Mas antes há que concluir a intervenção iniciada em Março de 2009. Volvido mais de um ano de obras, muitos operários ocupam-se dos arranjos urbanísticos envolventes ao canal do metro. Na plataforma de Fânzeres já foi colocado o abrigo para os utentes e está a ser construído um dos quatro parques de estacionamento gratuitos. Este terá capacidade para 211 viaturas (o da estação da Venda Nova oferecerá 69 espaços, enquanto os aparcamentos junto aos cais de Baguim e da Lourinha possuirão 90 lugares cada). Por ali, os trabalhadores aproveitam o sol para construir os passeios e rasgar as duas vias em cada sentido de uma nova avenida. Estende-se ao longo de três quilómetros, cruzando a Rua de Repelão e a EN15 para desembocar junto à Escola EB2,3 de Rio Tinto nº2. O metro segue ao centro.

Com grande parte do traçado à superfície, o projectista Bernardo Távora decidiu que as composições deslizarão sobre um tapete de relva. Só na zona das estações, nos trajectos enterrados e nos cruzamentos com outras ruas circularão sobre o granito. Na maioria das intercepções com a rede viária, o consórcio construtor abrirá rotundas. A maior ficará na Avenida de Dr. Domingos Gonçalves de Sá. Próximo do estádio do Sport Clube de Rio Tinto, o metro passará por baixo de um novo arruamento na passagem desnivelada já construída com 130 metros de extensão, parando pouco depois na estação de Baguim.

No trajecto até à fronteira do Porto, os operários erguem mais três estações à superfície. O metro só enterra depois da plataforma da Levada, que servirá o Parque Nascente. O túnel com 950 metros de extensão, que começou a ser construído em Junho, está a ser rasgado noite e dia. Houve direito a três interrupções: a 4 de Dezembro, dia de Santa Bárbara por devoção dos mineiros, no Natal e no Ano Novo. De momento, uma centena de pessoas trabalha a 26 metros de profundidade.

Faltam escavar 25 metros e a azáfama é grande debaixo da terra. Paulo Ferreira, engenheiro da Metro responsável pela construção da linha, garante que a escavação ficará concluída depois de amanhã e, no final de Junho, estarão colocados os carris. Até lá, muitos trabalhadores cuidam do revestimento final em betão da abóbada do túnel com maior diâmetro da rede. Possui 8,30 metros de diâmetro. Antes de despejar o betão, tiveram de isolá-lo da água com uma película amarela e rendilhar o esqueleto em aço.

A primeira estação após o túnel é a de Nau Vitória. Fica semi-enterrada com paredes, mas sem tecto. Os abrigos para os utentes serão iguais aos das plataformas à superfície. A partir da boca do túnel, as máquinas abriram a nova avenida de Contumil, onde surgirá a estação Nicolau Nasoni. Termina numa rotunda com acesso à Rua de Avelino Ribeiro. Paulo Ferreira lembra o "estudo municipal" (não será executado agora), que prevê a construção de um viaduto a sobrevoar as linhas do metro e da CP, ligando a Rua de Avelino Ribeiro à Alameda de Cartes.



Paulo Almeida



News Release 1869 : Próxima paragem… Nova Estação de Alfarelos


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:33

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Em Fevereiro de 2001 veio abaixo. Em 2010, uma nova será erguida. Depois de uma década com uma estação pré-fabricada, a contagem decrescente para a construção de uma nova de raiz já começou.

No âmbito da modernização da Linha do Norte – com 336 quilómetros de extensão – está prevista a construção de um edifício de passageiros na Estação de Alfarelos. A nova estação será dotada de estacionamento, zonas de paragem de táxis e de autocarros e de um “Kiss and Ride” para transportes particulares. O projecto, e como adianta o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, está em curso.

Quanto a datas, é de prever que a empreitada arranque no quarto trimestre de 2010, e que termine no quatro trimestre de 2012. O investimento, segundo o documento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, ronda os 56 milhões de euros.

Entretanto, a modernização da Linha do Norte – um processo que arrancou em 1996 – contempla ainda a remodelação dos Apeadeiros de Formoselha e de Pereira do Campo.

Obras na via

Os moradores queixam-se, mas não adianta. A circulação junto à via adjacente ao caminho-de-ferro – sobretudo perto da entrada da estação – não é fácil. A circulação nas duas faixas nem sempre é possível devido ao estacionamento dos veículos. Algo que a nova estação vai resolver, uma vez que terá ela própria um parque de estacionamento. Para já, a intervenção não prevê o alargamento da via rodoviária adjacente ao caminho-de-ferro. Mais, as alterações, e segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem da REFER, entretanto efectuadas na sinalética da estrada “não são da responsabilidade” da REFER.


Paulo Almeida



News Release 1868 : Metro a andar mas escola parada


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 13:16

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário As Beiras, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Trezentos trabalhadores no terreno são o melhor indicador de que as obras do Metro Mondego estão a decorrer a bom ritmo.

Uma visita oficial do deputado socialista Horácio Antunes à Lousã – município de que foi presidente durante cinco mandatos – serviu ontem para mostrar obras realizadas e outras em construção, mas também uma empreitada que está parada. É o caso da nova Escola Básica e Integrada (EBI), no lugar de Sarnadinha, cuja edificação foi interrompida por insolvência da empresa construtora, declarada pelo tribunal. Ontem, o presidente da autarquia, Fernando Carvalho, explicou que a obra foi adjudicada pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e só depois foi entregue à autarquia. Por isso, agora, para que o processo possa ser desbloqueado é necessário coordenador estratégias entre as duas entidades e o gestor de insolvência nomeado.


Pelo contrário, estão a avançar de vento em popa os trabalhos de instalação do metropolitano ligeiro de superfície, empreitada que Horácio Antunes visitou na companhia do seu colega de bancada João Portugal.
Rui Querido, técnico da Metro Mondego, sublinhou que estão a ser executadas obras de vulto como a construção e consolidação de taludes, para além de duas novas pontes. Já se fizeram 250 mil metros cúbicos de escavações e levantados 15,5 quilómetros de carris. O material foi entregue à REFER, que já o terá utilizado na requalificação do troço Figueira da Foz/Cantanhede.

No troço entre Serpins e Lousã foram visitadas as futuras estações de Santo António e Espírito Santo, tendo sido adiantado que toda a extensão Serpins/Miranda do Corvo/Alto de São João (Coimbra) está em obra, enquanto o concurso para aquisição das composições ferroviárias espera decisão final.


Paulo Almeida



News Release 1867 : COMSA


Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, terça-feira, 12:53

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da COMSA e que se denomina "COMSA".



Página: COMSA
Endereço URL: http://www.comsaemte.com/
Situação: Activa
Idioma: Castelhano e Inglês
Autor: Comsa
Classificação LUISFER
Page Screen: 4 em 10
Page Total: 5 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •

• Ferro Produções •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer •


Luís Moreira