10 novembro 2010

News Release 2256 : Visita de Cortesia à FERTAGUS


Faro [Portugal], 10.11.2010, Semana 45, quarta-feira, 18:02

Sua Santidade o Papa João Paulo II, de saudosa memória coletiva, disse em 1982, aquando da sua primeira visita ao Santuário de Fátima, e citando, "que há muito tempo que eu desejava aqui vir, e eis, que hoje, aqui estou". Fazemos menção deste episódio que bem nos lembramos, para nos referirmos então à FERTAGUS, pois há também muito tempo que gostariamos de a conhecer melhor e nesta sua curta história de 11 anos, ainda não tinhamos tido essa possibilidade. Desta vez, propusemos fazer uma visita de cortesia ao primeiro operador ferroviário português, que muito consideramos para a nossa história (cf cronologia na Wikipédia) pois foi a primeira vez que fomos à sede da FERTAGUS no Pragal.

Pedida e sugerida pela LUISFER, foi pela FERTAGUS acolhida de forma extremamente simpática, este nosso desejo e então preparamos um pequeno programa de visita, em função e conjugado com o nosso último dia de estadia em Lisboa, - onde nos deslocamos para fazer a cobertura do IX Seminário Ferroviário realizado pela APNCF -, e não queremos deixar de revelar que ficamos mais confirmados pela forma como a FERTAGUS desenvolve e coloca em prática a sua vocação ferroviária numa excelência que nos surpreendeu, pois lembramos que a FERTAGUS, é uma empresa muito pequena, comparada com a CP, mas que na sua história de 11 anos, conseguiu dar nas vistas no setor ferroviário, através de uma equipa reduzida (menos de 200 pessoas), muito jovem e acima de tudo dinâmica, pese explorar uma única linha e um reduzido parque de material circulante (18 UQE 3500 series), naquilo que se possa exprimir como exploração ligeira metropolitana, desvalorizando, por não ser isso mesmo.

Um pormenor que tivemos a oportunidade de verificar e presenciar, e isso é fruto da excelência posta em prática e vivida (cf Livro Dez anos, Dez momentos) e que de igual modo se reflete na política da empresa, foi a atenção que a FERTAGUS quis dar a esta nossa visita, aliada ao facto de a empresa, sabendo que partiríamos em direção à FERTAGUS a partir de Lisboa, mais rigorosamente na estação REFER de Lisboa Entrecampos (apanhamos o serviço das 15:44 com chegada ao Pragal às 15:59), fez questão de fazer deslocar a sua Directora de Marketing, Drª Raquel Santos, do Pragal até Lisboa Entrecampos a fim de nos acompanhar no sentido inverso.



Também numa prestação simpática, tivemos a oportunidade de a convite da FERTAGUS, efetuar esta pequena viagem na cabine da UQE 3502, onde além do simpático e jovem maquinista, viajaram igualmente a Drª Raquel Santos e um fotógrafo da FERTAGUS, e visionar "em cabine" a travessia da Ponte 25 de Abril, que já conheciamos, mas que é sempre uma experiência inolvidável, pois foi a primeira vez que fizemos em comboio FERTAGUS, experiência que se junta a outras vividas no passado pela LUISFER, nas redes e comboios da CP, RENFE, FEVE, SNCF (incluíndo TGV Atlantique), SBB CFF FFS, FS e DB.

A concluir, desejamos salientar e informar os nossos amigos leitores, que procedemos então à troca de lembranças ou presentes e tivemos de seguida uma pequena reunião com a Drª Raquel Santos, onde abordamos vários pontos ligados à exploração ferroviária do Grupo Barraqueiro (FERTAGUS e Metro do Porto), falamos igualmente do Rail Gratitude by LUISFER para 2011, convidando a FERTAGUS a identificar-se também com esta nossa oferta, entre outras matérias, que, manifestam pela nossa parte e pensamos também que pela parte da FERTAGUS, igualmente é seu desejo, um estreitar de relação entre a operadora FERTAGUS e a LUISFER, para um nível como aquele que temos com a CP, que como os amigos leitores sabem, temos há mais de 34 anos e que ainda não tinhamos com este simpático operador ferroviário privado, pelo que queremos consolidar uma estreita relação em termos futuros, também. Já em modos de despedida, falamos igualmente com a Drª Cristina Dourado, que é membra do Conselho de Administração da FERTAGUS (Administradora-Delegada), onde mais uma vez, agradecemos a forma acolhedora como nos receberam.


Luís Moreira


News Release 2255 : Visita de Cortesia à CP Carga


Faro [Portugal], 10.11.2010, Semana 45, quarta-feira, 17:44

Aproveitando a nossa estadia em Lisboa, a propósito da cobertura que fizemos do IX Seminário da APNCF, e também em consequência da intervenção do Engº Paulo Oliveira, no mesmo evento, fizemos ontem de manhã uma rápida visita de trabalho e cortesia à CP Carga, sita na Avenida da República em Lisboa, onde há já alguns anos, funcionava o Departamento Comercial da CP, que com nostalgia, no passado visitamos imensas vezes e recordamos agora.

A finalizar, não queremos deixar de agradecer uma vez mais a simpatia do Engº António Freitas - que a nível pessoal não conheciamos -, e que como todos sabem, é o Director Comercial da CP Carga, em fazer o favor de nos atender e reunir connosco por um breve período de tempo, ainda para mais, num encontro não agendado previamente.


Luís Moreira


News Release 2254 : IX Seminário da APNCF


Faro [Portugal], 10.11.2010, Semana 45, quarta-feira, 11:15

Na News Release 2243, demos conta da realização de um Seminário, subordinado ao tema "Transporte Ferroviário – Uma Solução Sustentável e Competitiva para a Mobilidade", promovido pela APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária em que foram abordadas matérias muito actuais relacionadas com a Normalização, Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio Ferroviário. Este evento, decorreu no IST Instituto Superior Técnico, que contou além do Seminário (segunda-feira passada), também de uma mostra/exposição de material ferroviário subordinado ao mesmo tema, que se pode visionar até ao fim do dia de hoje, no mesmo estabelecimento (exterior e interior do edíficio principal).



Na devida altura, recebemos por e-mail e via Engº Eduardo Correia, que é o Secretário-Geral da APNCF, a informação que fizemos editar deste evento, aqui neste blogue, em favor dos nossos leitores e igualmente convite por parte da APNCF, a fim de estarmos presentes e fazermos a cobertura do evento. Assim fizemos e a LUISFER teve a oportunidade de poder ver e ouvir integralmente as alocuções feitas na parte da manhã, como das da tarde, por parte de todos os intervenientes, que foram bastante positivas e muito atuais, de que destacamos de forma essencial, as intervenções do Dr. Jean-Pierre Pronost, que é Director Honorário da SNCF e que focou essencialmente o projecto TGV francês, dando-nos uma lição de como é que se deve projetar, construir e se explorar o TGV, de forma imaculada e sem erros.

Também queremos destacar a intervenção do Engº João Meireles, em representação da Talgo, em que fez uma apresentação dos comboios AVE de futura geração que o construtor espanhol tem para oferecer aos mercados. Também mereceu a nossa melhor atenção a prestação do Engº Paulo Oliveira da CP Carga, que nos falou sobre o parque e gestão atual do parque de vagões que a empresa detêm. O Engº João Vieira, da REFER, falou sobre o projeto em que a empresa da Infra ferroviária portuguesa está envolvida, juntamente com outros parceiros europeus no Projeto Interail. Por fim, gostamos também de referir a intervenção do Engº Francisco Garanhão, da REFER, que falou aos presentes sobre o Sistema que a REFER tem no nosso país (11 locais pré-determinados) de Detecção de Caixas e Rodas Quentes, matéria essa que já conheciamos e que foi muito bem explicada, pelo mesmo Engº Garanhão.



Sobre este evento que teve lotação esgotada no Seminário de segunda-feira passada, a LUISFER fez uma reportagem fotográfica e outra em vídeo, que estão a ser preparadas para edição pelo nosso DCI, respetivamente na LUISFER Fotopic e LUISFERTV, pelo que agradecemos respetivo visionamento por parte dos nossos amigos leitores logo que esteja editada (entre hoje e amanhã, pensamos!!!), de que também faremos alerta neste blogue.



Por fim, desejamos agradecer a simpatia e o acolhimento que nos deram, por parte da APNCF, na pessoa do Engº Eduardo Correia, que cono já referimos é o Secretário-Geral desta organização certificadora, quis ter para com a LUISFER, no sentido de a convidar para estar presente, pelo que lhe respondemos com toda a cortesia e mais uma vez, muito obrigado.


Luís Moreira


News Release 2253 : Mais informação neste blogue


Faro [Portugal], 10.11.2010, Semana 45, quarta-feira, 11:15

Como os amigos leitores sabem, desde já já alguns meses que reduzimos em 80 ou 90% a informação que neste nosso/vosso blogue era então editada e na devida altura, também dissemos porque faziamos isso. Neste período de tempo até agora, recebemos vários e-mails de leitores deste blogue que nos pediam para reconsiderarmos e voltarmos a informar em abundância como antes faziamos.

Por outro lado também, no passado domingo de tarde, segunda-feira e no dia de ontem, estivemos em Lisboa, em várias atividades da LUISFER e aproveitamos esta nossa deslocação para nos encontrarmos e conhecermos de forma pessoal e darmos também um abraço ao nosso ex-colaborador Paulo Almeida que como as pessoas se podem recordar, fez editar muita informação aqui neste mesmo blogue, sobre motivos ferroviários e que a imprensa regional dita local, faz editar. Neste encontro que tivemos com o Paulo Almeida, focamos vários assuntos e mais uma vez, ele nos pediu para reconsiderarmos e voltarmos a editar, mostrando-se mais uma vez disponível para voltar a trabalhar connosco e a dar-se a todos os que gostam de informação ferroviária.

Nesse sentido e nos próximos dias, iremos retomar de novo a edição de mais informação neste blogue e de forma gradual e que esperamos ao longo do tempo, voltar a agradar a quem nos visita neste endereço, a fim de satisfazer e consolidar leitores que perdemos pois tinhamos 19 seguidores e agora só temos 14, mas também temos noção que o blogue nunca foi e continua a não ser o melhor veículo informático que gostariamos de ter, pois condiciona em muito a nossa oferta que não poder ser apresentada como queremos e desejamos fazer desde há muito, muito tempo.


Luís Moreira