10 novembro 2010

News Release 2254 : IX Seminário da APNCF


Faro [Portugal], 10.11.2010, Semana 45, quarta-feira, 11:15

Na News Release 2243, demos conta da realização de um Seminário, subordinado ao tema "Transporte Ferroviário – Uma Solução Sustentável e Competitiva para a Mobilidade", promovido pela APNCF Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária em que foram abordadas matérias muito actuais relacionadas com a Normalização, Certificação, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no domínio Ferroviário. Este evento, decorreu no IST Instituto Superior Técnico, que contou além do Seminário (segunda-feira passada), também de uma mostra/exposição de material ferroviário subordinado ao mesmo tema, que se pode visionar até ao fim do dia de hoje, no mesmo estabelecimento (exterior e interior do edíficio principal).



Na devida altura, recebemos por e-mail e via Engº Eduardo Correia, que é o Secretário-Geral da APNCF, a informação que fizemos editar deste evento, aqui neste blogue, em favor dos nossos leitores e igualmente convite por parte da APNCF, a fim de estarmos presentes e fazermos a cobertura do evento. Assim fizemos e a LUISFER teve a oportunidade de poder ver e ouvir integralmente as alocuções feitas na parte da manhã, como das da tarde, por parte de todos os intervenientes, que foram bastante positivas e muito atuais, de que destacamos de forma essencial, as intervenções do Dr. Jean-Pierre Pronost, que é Director Honorário da SNCF e que focou essencialmente o projecto TGV francês, dando-nos uma lição de como é que se deve projetar, construir e se explorar o TGV, de forma imaculada e sem erros.

Também queremos destacar a intervenção do Engº João Meireles, em representação da Talgo, em que fez uma apresentação dos comboios AVE de futura geração que o construtor espanhol tem para oferecer aos mercados. Também mereceu a nossa melhor atenção a prestação do Engº Paulo Oliveira da CP Carga, que nos falou sobre o parque e gestão atual do parque de vagões que a empresa detêm. O Engº João Vieira, da REFER, falou sobre o projeto em que a empresa da Infra ferroviária portuguesa está envolvida, juntamente com outros parceiros europeus no Projeto Interail. Por fim, gostamos também de referir a intervenção do Engº Francisco Garanhão, da REFER, que falou aos presentes sobre o Sistema que a REFER tem no nosso país (11 locais pré-determinados) de Detecção de Caixas e Rodas Quentes, matéria essa que já conheciamos e que foi muito bem explicada, pelo mesmo Engº Garanhão.



Sobre este evento que teve lotação esgotada no Seminário de segunda-feira passada, a LUISFER fez uma reportagem fotográfica e outra em vídeo, que estão a ser preparadas para edição pelo nosso DCI, respetivamente na LUISFER Fotopic e LUISFERTV, pelo que agradecemos respetivo visionamento por parte dos nossos amigos leitores logo que esteja editada (entre hoje e amanhã, pensamos!!!), de que também faremos alerta neste blogue.



Por fim, desejamos agradecer a simpatia e o acolhimento que nos deram, por parte da APNCF, na pessoa do Engº Eduardo Correia, que cono já referimos é o Secretário-Geral desta organização certificadora, quis ter para com a LUISFER, no sentido de a convidar para estar presente, pelo que lhe respondemos com toda a cortesia e mais uma vez, muito obrigado.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.