28 outubro 2009

News Release 1153 : A Grande Velocidade Ferroviária em Portugal (Sondagem)


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 21:56

Terminou hoje às 12:00, o prazo para os nossos amigos leitores responderem com o seu voto, a uma das perguntas colocadas na coluna de sondagens deste blogue. A pergunta era a seguinte:

A Grande Velocidade Ferroviária em Portugal?

Esta pergunta teve 27 (ou 29?) votos, que classificaram as respostas da seguinte forma:

15 votos (55%) para: A LUISFER deve ser ouvida sobre esta matéria
10 votos (37%) para: Sou sempre a favor
03 votos (11%) para: Deve haver alterações ao projecto
01 votos (03%) para: Sou sempre contra

Foi permitido aos visitantes seleccionar várias respostas.



Desejamos agradecer a colaboração e prestação que os amigos leitores, fizeram o favor de fazer, respondendo à pergunta feita. A todos, o nosso obrigado.

Como pequeno comentário, pensamos que houve simpatia dos leitores em relação a nós e a ordem final, parece-nos bem representada.


Luís Moreira


News Release 1152 : Dr. Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 21:20

Já é conhecida a lista de Secretários de Estado do novo governo de José Sócrates. O nome que mais nos interessa saber, é o do Secretário de Estados dos Transportes, e a personalidade escolhida, é o Dr. Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.


Luís Moreira


News Release 1151 : Comunicação pessoal de Luís Moreira (Homenagem)


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 13:55

Edita-se nesta News Release, uma comunicação pessoal de Luís Moreira, que como todos sabem, é o autor e editor deste blogue e é a seguinte:

Hoje, dia 28 de Outubro, dia importante em matéria ferroviária, também o é para mim, por motivos pessoais, pois neste mesmo dia, a minha saudosa mãe, completaria 85 anos de idade, já não os completa hoje, nem os completou o ano passado, por motivo de ter falecido em Fevereiro de 2007.


Sendo assim, desejo hoje prestar-lhe homenagem no seu aniversário natalício pelo facto de no aspecto ferroviário, ter sido uma pessoa que gostava imenso de comboios e que em relação à minha pessoa, sempre foi uma admiradora e apoiante incondicional desta minha paixão ferroviária, que como todos sabem é uma opção total na minha vida desde 1976.


Luís Moreira


News Release 1150 : PJ visita REFER e REN


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 13:38

Segundo estão a informar vários orgãos de comunicação social, como o Correio da Manhã, RTP e SIC, entre outros, a PJ Polícia Judiciária fez esta manhã uma visita de investigação nas instalações da REFER e da REN Rede Eléctrica Nacional. Aliás, o Correio da Manhã, na sua edição on-line relata assim:



No entanto, a RTP informa que:

A REFER disse hoje à Lusa que a Polícia Judiciária "pediu algumas informações sobre terceiros", mas negou que qualquer dos seus responsáveis ou departamentos esteja a ser alvo de buscas por parte desta polícia.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a empresa que gere as estruturas ferroviárias em Portugal sublinhou que "nenhum departamento ou responsável da REFER está a ser alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária", tal como foi noticiado hoje na edição online do jornal Correio da Manhã.

"A REFER desmente em absoluto" a notícia do jornal, indica a mesma nota.

Se houver mais algum desenvolvimento sobre esta notícia, que achemos relevante, será editada nova News Release complementar.

Luís Moreira


News Release 1149 : Lançamento do livro “A LINHA DA LOUSÔ e viagem especial de comboio


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 12:46

Recebemos a informação por parte da MM Metro Mondego, que será lançado no dia 01 de Dezembro, na Lousã, o livro comemorativo dos 100 anos do Ramal da Lousã, da autoria do fotógrafo Dario Silva, uma edição da Câmara Municipal da Lousã, apoiada pela Metro Mondego. Será promovida também, no mesmo dia, uma viagem especial de comboio entre Coimbra Parque e Serpins.


Luís Moreira


News Release 1148 : Só mais um mês de comboios no Ramal da Lousã



Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:46

Como os nossos amigos leitores sabem, Coimbra vai ter um sistema de metro ligeiro, como já existe nas cidades do Porto e de Almada, e diferente do de Lisboa, que não é considerado ligeiro. Fazemos esta referência, porque a MM Metro do Mondego acaba de nos informar, que só vai haver comboios no Ramal da Lousã, por mais um mês, ou seja, com mais rigor será consignada a 25 de Novembro de 2009 a empreitada de infra-estrutura entre Serpins e Miranda do Corvo, o primeiro troço a intervencionar para a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego. Este troço tem uma extensão aproximada de 16,4 km, representando cerca de 42% da Linha Verde (Linha da Lousã) e está integrado na 2ª Etapa da 1ª Fase do Sistema Mobilidade do Mondego.



Em consequência, após a consignação da empreitada de infra-estrutura entre Serpins e Miranda do Corvo, será interrompido o serviço ferroviário neste troço e terá início a obra, no próximo dia 02 de Dezembro de 2009. Os serviços rodoviários alternativos começarão a operar a partir de 02 de Dezembro de 2009, entre Serpins e Miranda do Corvo. Atempadamente, os utilizadores do Ramal da Lousã serão avisados dos horários e da localização de cada uma das paragens.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MM.


Luís Moreira


News Release 1147 : Maiores bogies de sempre construídos pela Alstom


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:46

Desde o passado mês de Abril, que a fábrica francesa de Le Creusot da Alstom, já entregou 12 bogies para as locomotivas de tipo Co'Co' que estão a ser construídas na China. Esta notícia seria banal, pois a Alstom já construiu milhares de bogies, a não ser que, se tratam dos maiores bogies do mundo, com cerca de 7 metros de comprimento e pesando mais de 26,5 toneladas.

Outro pormenor considerado interessante, é o facto de estes bogies terem sido projetados para resistir a temperaturas extremas que variam entre os -40° C e os +40° C. Como são bogies para locomotiva Co'Co' (e não C'C') como já referimos, cada um deles possui 3 eixos, 6 unidades de frenagem e 3 motores com uma potência de 1650 kW cada.



Uma vez montados na China e nas respectivas locomotivas eléctricas, vão circular numa velocidade máxima em serviço comercial de 120 km/h e as mesmas locomotivas, podem rebocar cargas de até 8.000 toneladas, e com uma potência de 9900 kW, estas serão as locomotivas mais potentes do mundo, logo a seguir às Bombardier IORE que circulam em território sueco e norueguês desde o ano 2001.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom.


Luís Moreira


News Release 1146 : FOTOPIC PAULO FERREIRA


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:37

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página de Fotos de Paulo Ferreira e que se denomina "PAULO FERREIRA".



Página: PAULO FERREIRA
Endereço URL: http://pauloferreira.fotopic.net
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Paulo Ferreira
Classificação LUISFER
Page Screen: 4 em 10
Page Total: 5 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa e SNCF.


Luís Moreira


News Release 1145 : 153 anos de comboios em Portugal


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:19

A REFER e a CP estão de parabéns hoje, visto que neste dia se comemoram 153 anos de comboios em Portugal.



Como se sabe, foi neste mesmo dia, mas do ano 1856, que saiu de Lisboa do antigo Cais dos Soldados (hoje Santa Apolónia), o primeiro comboio que inaugurou o primeiro troço ferroviário em Portugal, uma linha em via única e com bitola standard UIC, ou seja, 1435 mm, entre o então referido Cais dos Soldados e o Carregado. Neste comboio inaugural do caminho-de-ferro em Portugal, viajaram Suas Majestades os Reis de Portugal, assim como altas figuras do reino, do corpo diplomático e da igreja católica.

Créditos: Pela foto, agradecimento à CP.


Luís Moreira


News Release 1144 : Alstom prepara Regiolis


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 11:13

Acaba de ser assinado entre a Alstom e a SNCF, um protocolo de entendimento, no sentido da primeira preparar e avançar com um design para o novo comboio regional que a SNCF está interessada em adquirir até 1000 unidades, até 2021 e que vão circular por 20 regiões francesas, com o nome de Regiolis.

A confirmar-se estas intenções da SNCF, em encomenda firme, resultará em ganhos para a Alstom, na ordem dos € 7 biliões.



Neste sentido, a SNCF, acaba de assinar um outro contrato com a Alstom, premiando esta última com mais uma encomenda, pela inovação e de ter colocado no mercado uma nova geração de comboios regionais com um único pavimento, e por outro lado, a fim de aumentar o parque regional da SNCF para 2013-2021. Este contrato inclui uma parte firme no valor de € 800 milhões para a entrega imediata de 100 composições Coradia Polivalente para 8 regiões francesas.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom.


Luís Moreira


News Release 1143 : Reforço da Oferta Alfa Pendular e Intercidades (1 Nov)


Faro [Portugal], 28.10.2009, Semana 44, Quarta-feira, 09:30

A CP vai reforçar a sua oferta nos comboios do longo curso, para o período referente ao 1º Novembro. Nesse sentido, editamos a informação que recebemos por parte da operadora ferroviária, sobre esta mesma matéria e que é a seguinte:

Por ocasião do Feriado de 1 de Novembro, a CP irá reforçar a oferta de lugares nos Serviços Alfa Pendular e Intercidades, no período de 30 de Outubro a 02 de Novembro.

Para sua comodidade adquira o seu bilhete com antecedência em:

• Estações
• Bilheteiras
• Quiosques de Venda Automática
• Internet
• Call Center 808 208 208
• Multibanco
• Agências de viagens

Viaje de Alfa Pendular e Intercidades em Conforto e Segurança!
Para mais informações queira consultar o Call Center 808 208 208.


Luís Moreira