18 julho 2007

News Release 624 : COMBOIO DOS 150 ANOS JÁ ESTÁ EM FARO (e vai estar até dia 29 de Julho)




Porto [Portugal], 18.07.2007, Semana 29, Quarta-Feira, 16:48 - Continuando a sua "voyage" pelo nosso país, chegou agora a vez da população farense, visitar o comboio dos 150 anos, que desde hoje e até ao dia 29 do corrente mês, está já disponível para visita, pelo que todos podem e são convidados a visitar as cinco carruagens que em formação contínua, levam-nos e trazem-nos à memória, 150 anos de história e cultura à volta do comboio.

O local e horário para visitar, é então o seguinte:

Local : Estação REFER de FARO
Linha : 6
Dias úteis, ou seja de Seg a Sex : Das 11:00 às 18:00
Sábados e Domingos : Das 13:00 às 20:00
Visita e entrada gratuita.

Depois de ter vindo de Beja onde esteve, para estar agora em Faro durante 2 semanas, este comboio, seguirá depois para norte, até ao Entroncamento, onde nesta localidade, será de novo, protagonista de visita e isso acontecerá entre 1 e 5 de Agosto próximos.

Luís Moreira

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A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

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News Release 623 : SBB CFF FFS CARGO COM BONS RESULTADOS EM 2006




Porto [Portugal], 18.07.2007, Semana 29, Quarta-Feira, 13:02 - Recebemos nos nossos serviços, vária documentação dos SBB CFF FFS, nomeadamente da sua unidade de negócio Cargo, entre eles, um relatório extracto do Relatório de Contas de 2006, relativo à actividade desta mesma unidade de negócio. Já fizemos leitura atenta desta documentação e respectivo arquivamento, e agradecemos uma vez mais, a simpatia tida para connosco, por parte dos SBB CFF FFS, ou seja, os Caminhos-de-Ferro Federais Suiços.

Depois de atenta análise, e tudo relativo ao último exercício, ou seja, 2006, os CFF Cargo, marcaram pontos positivos quer em produção de transporte, de produtividade, da satisfação da clientela, da pontualidade e importante, do seu resultado financeiro. Como os amigos leitores sabem, com a liberalização imposta, os CFF Cargo, também operam de modo directo na Alemanha e na Itália, com as suas filiais, SBB Cargo Deutschland e SBB Cargo Italia respectivamente, e obtiveram importantes ganhos na prestação deste seu transporte, com + 29,5% na Alemanha e mais modesto, embora significativo, com mais 16,8% de prestações em território italiano.

Com este tráfego externo e o seu próprio, ou seja, o interno em território helvético, são mais de 12 milhões de t-km conseguidas, o que é, verdadeiramente extraordinário, para um país, tão pequeno como a Suiça. Claro que isto se reflecte na facturação obtida com mais 1,5%, ou seja, CHF* 1006 milhões, contra CHF 991 facturados em 2005.



Outros números também importantes de analisar, e que nos mostram a diferença, entre os SBB CFF FFS e as suas filiais estrangeiras, a nível do transporte, e agora conhecidos, são:

Prestação de Transporte dos CFF Cargo por sociedade e em milhões de t-km em 2006

8.439,5 para os CFF Cargo (8.570,6 em 2005, ou seja, - 1,5%)
2.983,4 para os SBB Cargo Deutschland (2.303,8 em 2005, ou seja, + 29,5%)
0.710,4 para os SBB Cargo Italia (608,0 em 2005, ou seja, + 16,8%)

No entanto, no ano de 2006, os CFF Cargo, perderam CHF 37,3 milhões (contra - CHF 165,7 milhões em 2005), em resultado de terem como receita, ou seja, produto de exploração, CHF 1228,5 milhões e terem como despesa, em oposição, ou seja, carga de exploração, CHF 1258,2 milhões, o que é verdadeiramente de assinalar, pela recuperação obtida. O efectivo de pessoal ao serviço desta unidade de negócio dos SBB CFF FFS, era no final do exercício de 4.596 colaboradores.

Outros indicadores dignos de serem referidos, referem-se ao tráfego transalpino, com 17,21 milhões de t-km, contra 16,74 milhões de t-km em 2005, em que, em 2006, houve diminuição no tráfego de vagões isolados e incremento (+ 9,9%), no tráfego combinado não acompanhado.



Por ser importante e significativo, também desejamos dar conta que durante o exercício de 2006, os CFF Cargo receberam as últimas 15 locomotivas bi-corrente da série 482 000 (parque com 50 unidades, ou seja, 482 000 a 049), construídas pela Bombardier e que tinham sido encomendadas em 2001 e 2002. Com esta entrega, e junto com outras locomotivas novas de outras séries e com a readptação de outras locomotivas SBB, para esta unidade, caso das 420, 421 e 620, os CFF Cargo, já possuem um parque que lhes permite responder às cada vez mais solicitações de transporte.

A terminar, apresentamos mais algumas estatísticas, importantes de observar:

Volume de tráfego em 2006, desta vez, na carga transportada (sem ser t-km) e em milhões de toneladas.

56,00 = Volume de Tráfego, donde,
31,65 para o tráfego interior
14,54 para o tráfego interior de vagões isolados
06,10 para o tráfego interior de comboios completos
01,84 para o tráfego interior em tráfego combinado
24,36 para o sector de actividade Norte-Sul
03,78 para o trânsito de vagões isolados e comboios completos
12,42 para o trânsito do tráfego combinado.

Quanto ao material, temos:

463 Locomotivas de linha, donde 3 são Diesel e 106 podem circular além Suiça
123 Locomotivas de manobras, das quais, 107 são Diesel e
084 Locotractores de manobras, dos quais, 82 são Diesel

10854 Vagões próprios dos CFF, dos quais,
6105 são de 2 eixos e
4749 são de bogies com 2 ou mais eixos por bogie, ou então de 4 eixos
e ainda neste parque,
2229 são vagões abertos,
4881 são vagões fechados,
0790 são vagões plataformas de 2 eixos,
2389 são vagões plataformas de 4 eixos
0452 são com tecto de abrir (tremonhas) e por fim,
0113 são vagões especiais.

Neste total com quase 11000 vagões, 3767 estão equipados com novos freios, ditos silenciosos e que respeitam as rígidas normas suiças, ou seja, 33,8% do parque, lembrando que em 2005, só 2664 vagões possuíam freios silenciosos (24,7%) e em 2004, ainda menos, pois só 1016 vagões possuíam esses mesmos freios, representando só 9,2% no parque.

A pontualidade dos CFF Cargo, cifra-se em 81% para o tráfego internacional (lembramos que na carta de qualidade ofertada aos clientes, permite-se 1 hora de atraso no máximo) e de 96%, para o tráfego interno suiço de vagões completos, ou seja, excepcional, tendo em conta o número de milhares de comboios feitos em cada dia.

A satisfação da clientela é em média de 7,91 (em 10), para o tráfego internacional e de 7,32 para o tráfego interno suiço, também numa escala de 0 a 10.

Luís Moreira

* CHF = Franco Suiço. Como se sabe, a Suiça, coopera e segue em muito, normas da UE, mas não é membra da mesma União, nem usa o Euro, como se percebe.

Nota: Pela foto, agradecimento aos SBB CFF FFS Cargo.

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