05 novembro 2009

News Release 1205 : REFER mandou entaipar portas e janelas de casas do Bairro Camões no Entroncamento



Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 14:32

A página da web "O Mirante.pt", publicou ontem uma notícia relativa a uma acção da REFER, pelo que com cortesia, editamos de seguida a mesma na íntegra, por ser relevante em matéria ferroviária.

As portas e janelas das casas que não estão habitadas do Bairro Camões, no Entroncamento, foram tapadas com paredes de alvenaria pela REFER Rede Ferroviária Nacional). A situação foi denunciada pelo vereador do Bloco de Esquerda, Carlos Matias. Que acusou a empresa de não fazer as “obras mínimas que se exigem para manutenção do Bairro”.

O Bairro Camões é um dos antigos bairros construídos pela CP no Entroncamento, para alojar os seus trabalhadores e respectivas famílias. Segundo Paula Gama do Rosário, autora de uma monografia sobre o Entroncamento, publicada em 1995, “é constituído por 14 grupos de duas casas e por quatro casas isoladas, num total de 32 habitações”. Foi projectado pelos arquitectos Luís da Cunha e Cottinelli Telmo e construído em 1926, conforme se pode ler num painel de azulejos situado nas traseiras da escola.

Numa intervenção feita no decorrer da reunião do executivo municipal, dia 28 de Outubro, o autarca do BE apontou o facto de aquela acção da REFER ter alterado o aspecto exterior de grande parte das moradias o que configura uma obra ilegal. Carlos Matias pediu que os serviços de fiscalização da câmara verifiquem a situação e levantem os respectivos autos. “(…) não me consta para ali ter sido autorizada a construção de bunkers”, sublinhou.

Ouvido por O MIRANTE, o vice-Presidente da câmara, João Vieira disse que, embora a REFER não tenha dado conhecimento do que iria fazer, está a dar sinais de querer impedir a degradação do bairro. “Ainda há pouco tempo a empresa nos contactou para saber que empresas há no Entroncamento com capacidade para reparar os telhados das casas. Quem quer reparar os telhados não parece ter intenção de querer ver o património degradado. O fecho de janelas e portas também terá por objectivo proteger as habitações de actos de vandalismo”.


Luís Moreira


News Release 1204 : TAKARGO RAIL em 2008


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 14:03

Através desta News Release, damos a conhecer alguns dados estatísticos, referentes à actividade comercial da TAKARGO RAIL, no ano passado, ou seja, em 2008, mas atenção, só foi a partir de 25 de Setembro desse mesmo ano, que a operadora começou a sua actividade. Temos então:

Como se sabe, a TAKARGO RAIL explora somente o tráfego de mercadorias, tendo para isso, afecto no seu parque de material circulante, as seguintes unidades:

Locomotivas

Térmicas ou Diesel: 2
Total: 2

Vagões: 83

A nível de pessoal, a TAKARGO RAIL contou com 11 responsáveis de condução.

Sendo assim, em 2008, a TAKARGO RAIL realizou 532 comboios (5 por dia). Neste número, estão incluídas as respectivas marchas.

Por fim, de realçar que foram 106.156 as horas de trabalho realizadas em actividades da empresa.


Luís Moreira


News Release 1203 : FERTAGUS em 2008


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 13:52

Através desta News Release, damos a conhecer alguns dados estatísticos, referentes à actividade comercial da FERTAGUS, no ano passado, ou seja, em 2008. Temos então:

Como se sabe, a FERTAGUS explora somente o tráfego de passageiros, tendo para isso, afecto no seu parque de material circulante, as seguintes unidades:

Automotoras

Eléctricas: 18
Total: 18

A nível de pessoal, a FERTAGUS contou com 44 responsáveis de condução e o número de operadores comerciais com funções relacionadas com a segurança foi de 80 trabalhadores.

Em 2008, a FERTAGUS realizou 55.166 comboios (151 por dia, 6 por hora). Neste número, estão incluídas as respectivas marchas.

Por fim, de realçar que foram 319.629 as horas de trabalho realizadas em actividades da empresa.


Luís Moreira


News Release 1202 : CP em 2008


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 13:52

Através desta News Release, damos a conhecer alguns dados estatísticos, referentes à actividade comercial da CP, no ano passado, ou seja, em 2008. Temos então:

Como se sabe, a CP explora os dois tipos de tráfego existentes, ou seja, passageiros e mercadorias, tendo para isso, afecto no seu parque de material circulante, as seguintes unidades:

Locomotivas

Térmicas ou Diesel: 83
Eléctricas: 69
Total: 152

Automotoras

Térmicas ou Diesel: 76
Eléctricas: 203
Total: 279

Carruagens: 137
Vagões: 3043

A nível de pessoal, a CP contou com 1104 responsáveis de condução e 174 agentes de apoio à condução. O número de operadores comerciais com funções relacionadas com a segurança foi de 656 trabalhadores.

Em 2008, a CP realizou 636.645 comboios (1.744 por dia, 73 por hora), sendo destes, 558.212 de passageiros (1529 por dia, 64 por hora) e os restantes 78.433 (215 por dia, 9 por hora) de mercadorias. Nestes números, estão incluídas as respectivas marchas.

Por fim, de realçar que foram 7.893.504 as horas de trabalho realizadas em actividades da empresa.


Luís Moreira


News Release 1201 : Novo Horário de Funcionamento de Bilheteiras (FERTAGUS)


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 13:14

Informamos os amigos leitores e demais interessados, especialmente aqueles que residem ou trabalham na margem Sul, que a FERTAGUS vai alterar o horário de funcionamento das suas bilheteiras, nas estações de Setúbal, Pinhal Novo, Campolide, Sete-Rios, Entrecampos e Roma-Areeiro, a partir da próxima segunda-feira, dia 9 de Novembro. Para mais consulta, queira sff em links, clicar em 03 - Rail FERTAGUS.


Luís Moreira


News Release 1200 : Alentejanos contra projecto da REFER



Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 12:50

A página da web "Alentejo Magazine", publicou uma notícia no passado dia 2 deste mês, em que relata a contestação de várias entidades alentejanas, em relação ao projecto da REFER, para o novo traçado da linha de mercadorias para Sines. Com cortesia, editamos por ser importante, a referida notícia.

Comissão vai pedir audiência ao novo Ministro das Obras Públicas

A Comissão que integra as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém, Grândola e Beja, o Núcleo Regional do Litoral Alentejano da Quercus e ainda a Associação Protectora do Montado Contra a Ferrovia Relvas Verdes – Grândola Norte vai pedir uma audiência ao novo Ministro das Obras Públicas para o sensibilizar para a necessidade de ser encontrada uma alternativa à ligação ferroviária de transporte de mercadorias Sines-Grândola, proposta pela REFER.

O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença depois de uma reunião que decorreu hoje (28 de Outubro), na Sala de Sessões do Município, onde foi apresentada a alguns responsáveis da REFER uma alternativa à ligação ferroviária de transporte de mercadorias Sines – Grândola, elaborada pela equipa do Professor Costa Lobo, do Instituto Superior Técnico.

Uma alternativa que a equipa do Instituto Superior Técnico considera que irá causar “impactos ambientais muito menos gravosos” e reduzir “os custos da obra”.

Vítor Proença disse no final do encontro que “a solução da REFER conduz à destruição de cerca de 7 mil sobreiros, vai passar a 250 metros do Hospital do Litoral alentejano, vai condicionar o Badoca Safari Park, vai destruir propriedades e os recursos das pessoas e do ponto de vista das receitas vai penalizar o Litoral que é uma zona de excelência ambiental e turística e ter uma linha de ferrovia a passar entre a cidade de Santo André e de Santiago é um entrave à atracção turística”.

A REFER alega que esta alternativa é mais cara. No entanto o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém questiona qual será o custo da perda para a região de menos visitantes.
“Não é serio querer vender este corredor que a REFER fez quase de forma escondida”, disse ainda Vítor Proença.

Do encontro saiu a disponibilidade do Director de construção da REFER de sensibilizar a administração para a necessidade de serem apreciadas outras alternativas.

Aproveitar o ramal de Ermidas a partir de Sines, que já existe é a solução.

“Seria conveniente estudar, como alternativa, uma solução de ligação Sines/Ermidas-Sado, através da Serra de Grândola/Cercal, a qual, previsivelmente, causaria impactes ambientais muito menos gravosos”, defende o estudo do Instituto Superior Técnico (IST) que estima que “o aproveitamento do actual espaço-canal da Linha do Sul” tem “menor extensão” e “menores custos de minimização de impactes ambientais e urbanísticos”, o que pode levar à “redução de custos” face à proposta da REFER.

A proposta da equipa, liderada pelo professor Costa Lobo, prevê um valor de obra de cerca de 100 milhões de euros, ou seja, menos 70 milhões do que “o custo estimado pela REFER (Rede Ferroviária Nacional)”.

A equipa do IST critica ainda a proposta da REFER, que considera representar um atentado “ao princípio da solidariedade regional”, um “atentado urbanístico” e “ecológico”, por “quebrar o ecossistema que vai da Serra de Grândola até à faixa costeira lagunar”, destruindo ainda “pinhal e montado”.


Luís Moreira


News Release 1199 : Insólito - Comboio deixa carruagem na estação


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 12:23

O portal "Guimarães Digital", editou há dias uma notícia insólita, de que, com cortesia, fazemos referência.




Luís Moreira


News Release 1198 : Obras do Metro do Porto em Gaia encerram nó de Santo Ovídio da A1


Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 11:53

Vão começar as obras de prolongamento da linha do metro na cidade de Vila Nova de Gaia. Por esse motivo, recebemos informação relevante sobre essa intervenção, enviada pela Metro do Porto, que agradecemos e que publicamos na íntegra, em favor de todos os leitores e demais interessados.

Obras do Metro do Porto em Gaia encerram nó de Santo Ovídio da A1

A PARTIR DE 9 DE NOVEMBRO E ATÉ FEVEREIRO DE 2011


Os automobilistas que pretendam dirigir-se à Avenida da República e ao centro de Gaia devem utilizar, como alternativa, a saída GAIA/COIMBRÕES. No sentido inverso, ou seja, da Avenida da República e da Rotunda de Santo Ovídio em direcção à A1, a circulação está condicionada a UMA faixa de rodagem, que permanecerá sempre disponível e transitável até à conclusão da empreitada.

Em simultâneo, o trânsito na Avenida Vasco da Gama (EN 222) está condicionado e sujeito a demora, principalmente junto ao cruzamento com a Avenida da República. Até ao final de Janeiro de 2010, o trânsito automóvel na Avenida Vasco da Gama limita-se a UMA faixa de rodagem em cada sentido.



O PROLONGAMENTO DA LINHA AMARELA A SANTO OVÍDIO

A extensão da Linha Amarela a Santo Ovídio é um dos mais importantes projectos do Metro do Porto. Esta intervenção acrescenta mais 600 metros à principal linha da rede e envolve a construção de uma nova estação subterrânea, a primeira em Vila Nova de Gaia, e de um novo túnel rodoviário. No âmbito desta empreitada será também construído o interface Metro/BUS de D. João II, bem como a pala de cobertura desta Estação, uma significativa mais valia em termos de comodidade e qualidade de serviço.

A intervenção do Metro do Porto em Santo Ovídio representa, além do mais, uma profunda requalificação urbanística naquela que é uma das principais portas de entrada do centro de Vila Nova de Gaia. Sob a Rotunda de Santo Ovídio vai nascer uma nova estação de Metro, subterrânea, com acessos garantidos através de rampas, escadas rolantes e elevadores. Debaixo do actual túnel, que passará a ser utilizado apenas pelo Metro, será construído um novo túnel rodoviário, assegurando a circulação automóvel entre a Avenida da República e a A1. Sublinha-se que os sentidos de trânsito e o número de faixas rodoviárias agora disponíveis vão permanecer após a conclusão da obra.

Este projecto, que representa um investimento global de 31 milhões de euros, tem um prazo de execução de 16 meses e está repartido em duas fases. A primeira, com a duração de sete meses, incide especialmente na implementação do interface de D. João II e respectiva cobertura. Será criada uma nova faixa BUS, com o sentido ascendente, a nascente do canal e da Estação de D. João II e sob a cobertura desta. Ou seja, o movimento de passageiros entre Metro e autocarros será directo, livre de obstáculos e totalmente abrigado. Em toda esta zona e com a construção de novos arruamentos, vão manter-se à excepção da referida zona BUS paralela à estação -, todos os sentidos de circulação actualmente existentes.

Em simultâneo decorre a construção da nova Estação de Santo Ovídio, que ficará concluída no início de 2011. Este projecto de prolongamento da Linha Amarela visa melhorar a cobertura geográfica da rede do Metro do Porto no concelho de Vila Nova de Gaia, promovendo igualmente uma profunda valorização urbanística de uma das zonas mais emblemáticas da cidade. Mais tarde, no âmbito da segunda fase de desenvolvimento da rede, o Metro chegará também a Laborim e a Vila D’Este.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira


News Release 1197 : AMTRAK lança "novo" site



Faro [Portugal], 05.11.2009, Semana 45, Quinta-feira, 11:35

O principal operador ferroviário norte-americano a nível de passageiros, a AMTRAK, acaba de reformular por completo o seu site na web, tornando-o muito mais funcional e apelativo.
Veja aqui: http://www.amtrak.com/


Luís Moreira