21 dezembro 2010

News Release 2307 : Mais 2 suícidios em ambiente ferroviário


Faro [Portugal], 21.12.2010, Semana 51, terça-feira, 23:04

Segundo informação que apuramos e que lamentamos informar, mas importante fazê-lo também sem complexos, houve recentemente na Linha do Algarve, mais 2 suícidios em ambiente ferroviário, mais rigorosamente, colhidas em plena via. Das várias (imensas, infelizmente e sempre em crescendo nos últimos anos a nível de toda a rede) que já aconteceram este ano na Linha do Algarve, estas 2 que agora referimos aconteceram há cerca de 8 dias (em Silves) e há cerca de 1 mês (na Luz de Tavira), envolvendo indíviduos do sexo masculino.

A LUISFER já fez há anos atrás uma investigação e estudo de documentação sobre este tipo de acontecimentos a nível europeu, e sob as normas definidas pela UIC, e nessa altura, conseguimos perceber melhor este fenómemo sempre terrível, que acontece em todas as redes ferroviárias de todos os países, com mais incidência, ainda sobre esse estudo que fizemos, na Alemanha, França, Polónia e Grécia. Portugal estava em lugares mais em baixo, mas nos últimos anos tem havido um número sempre maior de suícidios, o que é negativo, mas que é diferente de outras mortes de estranhos (segundo também normas específicas da UIC) no caminho-de-ferro, como colhidas em plena via por invasão irrefletida da mesma, colhidas em PNs, colhidas de passageiros em estações por atravessamentos irregulares, etc..

Luís Moreira


News Release 2306 : Resposta ao Passatempo Ferroviário nº 6


Faro [Portugal], 21.12.2010, Semana 51, terça-feira, 22:35

Na News Release anterior promovemos mais um passatempo ferroviário (nº 6), dedicado aos nossos amigos leitores. Já temos uma resposta (ver abaixo) que está correta, ou seja, a estação ferroviária em causa é a antiga estação de ESPINHO (sala de espera e bilheteiras do EP). O nosso amigo e leitor que fez o favor de participar (enviando a resposta para o e-mail do blogue), o que mais uma vez agradecemos, dando a resposta certa é o senhor Gabriel Fernandes, da Trofa.



A lista de passatempos já efetuados e respetivos vencedores é a seguinte:

Passatempo 01 - ver NR 1164 - Vencedor : Luís Miguel (Porto)
Passatempo 02 - ver NR 1168 - Vencedor : ninguém
Passatempo 03 - ver NR 1180 - Vencedor : ninguém
Passatempo 04 - ver NR 2229 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)
Passatempo 05 - ver NR 2235 - Vencedor : A J Pombo (Tortosendo/Covilhã)
Passatempo 06 - ver NR 2305 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)

Quando fizermos em breve o passatempo ferroviário nº 7, iremos colocar uma questão bem mais difícil ou complexa, a fim de se achar mais interesse e motivação pelo passatempo.


Luís Moreira


News Release 2305 : Passatempo Ferroviário nº 6


Faro [Portugal], 21.12.2010, Semana 51, terça-feira, 09:43

Quem é o(a) primeiro(a) a adivinhar?

Esta foto retirada dos arquivos da LUISFER, mostra-nos em pormenor, o interior do EP de uma antiga estação da REFER. A pergunta que fazemos, é a seguinte:



Qual é a estação ferroviária a que nos estamos a referir ?

Quem acertou: Gabriel Fernandes (ver News Release 2306)
Onde está: Trofa

A resposta certa é: ESPINHO

Passatempo 01 - ver NR 1164 - Vencedor : Luís Miguel (Porto)
Passatempo 02 - ver NR 1168 - Vencedor : ninguém
Passatempo 03 - ver NR 1180 - Vencedor : ninguém
Passatempo 04 - ver NR 2229 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)
Passatempo 05 - ver NR 2235 - Vencedor : A J Pombo (Tortosendo/Covilhã)
Passatempo 06 - ver NR 2305 - Vencedor : Gabriel Fernandes (Trofa)

Prazo de validade: Se ninguém acertar na resposta até às 09:00 do dia 24 de Dezembro (sexta-feira), revelaremos a seguir a resposta correcta e não será inscrito, como se depreende, o nome do vencedor.

Nota Importante: Aquele(a) que fizer o favor de acertar e ser o(a) primeiro(a) a fazê-lo, verá o seu nome aqui referenciado, pelo que deve dar a conhecer o primeiro e último nome e a localidade onde está, mas atenção, não aceitamos respostas de pessoas anónimas, por isso, neste último caso, não adianta enviar a resposta à pergunta para a caixa de comentários, porque não será editada. A resposta deve ser enviada para a caixa de comentários desta News Release ou para o e-mail do blogue, a saber, luisfer.transport@gmail.com. A participação neste passatempo está interdita às seguintes pessoas: Luís Moreira (editor) e Paulo Almeida (colaborador).


Luís Moreira