20 julho 2007

News Release 626 : LGV RHIN-RHÔNE EST : JÁ TEM 1 ANO DE TRABALHOS




Porto [Portugal], 20.07.2007, Semana 29, Sexta-Feira, 10:32 - Agora que é passado um mês, que entrou em funcionamento e em exploração comercial, a LGV POS, que como se sabe, leva o TGV de Paris para Strasbourg e toda a zona Este de França, assim como também, à Alemanha, Luxemburgo e Suiça, com a colaboração que mais uma vez a RFF, nos presta e que agradecemos, fornecendo respectiva informação, propomos então dar conta aos nossos amigos leitores, da situação actual, ou seja, cerca de 1 ano de trabalho, que o RFF Réseau Ferré de France, (o mesmo que uma REFER francesa e não uma RAVE, que continua de modo errado a existir em Portugal, mais uma vez, a LUISFER, dá conta desse terrível erro, que o governo, insiste em não corrigir), já tem numa nova LGV (Ligne Grande Vitesse) que está a construir e que se denomina LGV RHIN-RHÔNE EST.

Para os leitores menos atentos, à realidade que em França está a acontecer desde 1981 em matéria de Grande Vitesse, dizemos que esta LGV é de extrema importância, pois ligará as 3 LGV que de Paris chegam a Marseille, ligando-as a partir de Dijon, a Mulhouse, para possibilitar ligações TGV de toda a zona sudeste de França, ao este do país, e por conseguinte, com extensões à LGV POS e à Alemanha, Luxemburgo e Suiça.



Recordamos que os trabalhos nesta nova LGV, começaram em 3 de Julho do ano passado, portanto está cumprido 1 ano e poucos dias de trabalho, e que vão durar até 2009/2010, apresentam já, muitas obras de arte e terraplanagens, começadas e outras, em fase de arranque, em que se movimentam já, cerca de 170 empresas com os seus estaleiros, distribuídos pelas 15 secções desta LGV. Lembramos igualmente que a RFF, tem previsto colocar esta nova linha ao serviço, já em 2011.

Uma das situações, que atentamente, muitos querem apreciar, é a redução de tempo, que o TGV vai alcançar entre cidades, depois quando circular na nova linha. Pois bem, mais uma vez, os ganhos são significativos, senão vejamos:

2:10 para fazer Dijon – Strasbourg (hoje, 3:40)
2:10 para fazer Besançon - Zürich (hoje 3:35)
2:25 para fazer Belfort - Paris (hoje, 3:50)
2:25 para fazer Mulhouse - Lyon (hoje 3:45)
4:05 para fazer Dijon - Frankfurt (hoje, 6:25)



Como se sabe, os 3 troços, que juntos, fazem parte desta LGV RHIN-RHÔNE, são:

- O troço Este, entre a aglomeração à volta de Dijon (Genlis) e a aglomeração de Mulhouse (em Lutterbach)
- O troço Oeste, que liga a extremidade do troço Este, em direcção à região Parisiense, passando por Dijon, e por fim,
- O troço Sul, que parte das intersecções dos troços acima referidos, em direcção à aglomeração em volta de Lyon.

Terminamos, apresentando alguns dados estatísticos, que ajudam sempre a compreender a complexidade destas obras civis de grande dimensão.

Este primeiro troço, da LGV Rhin-Rhône, compreende:

- 140 kms de linha nova entre Villers-les-Pots e Petit-Croix, donde 40% en floresta,
- 160 pontes, 11 viadutos, 1 túnel, 500.000 travessas, 24 milhões de m3 de escavações e 18 milhões de m3 de aterros, a nível de movimentação de terras.
- 85 communes (o mesmo que concelhos, em Portugal) servidos,
- 2 novas estações, que vão servir as aglomerações de Besançon e Belfort, assim como melhoramento da infra (estações actuais existentes),
- 4 concordâncias com a rede ferroviária clássica existente,
- Trabalhos de melhoramento e adaptação das linhas clássicas, ligadas a este projecto,
- Concordância de Perrigny, no nó ferroviário à volta de Dijon,
- Electrificação da linha actual, que liga Besançon a Devecey,
- Investimento de € 2,506 biliões no total.

Luís Moreira

Nota: Pela foto e mapa, agradecimento à RFF.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-