05 março 2010

News Release 1644 : E6 da EJRC vai entrar em testes


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 16:30

A EJRC East Japan Railways Company, uma das subsidiárias do Grupo JR Japan Railways e igualmente uma das 4 operadoras do TGV japonês, denominado Shinkansen, acaba de anunciar que vai começar a partir de Julho próximo, a fazer testes com o novo E6, que irá operar na Tohoku Shinkansen, que como os amigos leitores sabem, liga Tokyo a Hachinohe.



A EJRC prevê começar a operar com este novo Shinkansen Series E6, a partir de 2013, com uma velocidade máxima de 320 km/h, marca que já é praticada e usual na RFF/SNCF nas suas linhas LGV POS e LGV Méditerranée, nesta última, num pequeno troço e na China, onde a evolução é impressionante, circulando lá agora o TGV mais rápido do mundo, ou seja, a 350 km/h.

Como já referimos num dos episódios de O TGV EM PORTUGAL, que estamos a editar em vídeo na nossa LUISFERTV, o Japão tem um problema muito grave, porque não pode aumentar a velocidade muito mais, porque as linhas não o permitem e não há muito espaço para construir, ou seja, é um preço que o Japão irá pagar toda a vida, porque o mal está feito, pois perceba-se, anos 50/60 do século passado, ou seja, logo a seguir ao pós-guerra, que criou cidades e subúrbios gigantescos e com um densidade populacional das mais altas do mundo.


Luís Moreira


News Release 1643 : Primeiro comboio com carga já chegou ao porto de Aveiro


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 16:07

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Diário de Aveiro, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista João Peixinho.

A primeira carga transportada pela nova linha ferroviária chegou ontem ao porto de Aveiro. A Socarpor é o operador portuário e a Seltejo a empresa cliente

O primeiro comboio a circular na nova linha ferroviária chegou ontem ao porto de Aveiro transportando pasta de papel proveniente da empresa Seltejo, do grupo ALTRI, de Vila Velha de Ródão, para embarcar num navio com destino a Itália.


A Socarpor é o operador portuário deste transporte e terá ainda de efectuar mais quatro viagens de comboio com pasta produzida na Seltejo até ao porto de Aveiro. A segunda estava prevista ainda para ontem à noite, seguindo-se outras três para perfazer uma carga de 3.500 toneladas de pasta a embarcar no navio.

O transporte de comboio em detrimento do uso do camião foi uma opção tomada pela empresa tendo em conta que é um meio de comunicação que compensa em termos financeiros, além do contributo para o ambiente.


Paulo Almeida



News Release 1642 : Ana Paula Vitorino + REFER


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 16:00

O Jornal Sol, faz hoje alusão na sua primeira página, a Ana Paula Vitorino e às pressões que a ex-Secretária de Estado dos Transportes do Ministro Mário Lino, sofreu por parte deste e de ainda, em harmonia, com Armando Vara, tudo ligado ao conflito que a REFER, presidida pelo Engº Luís Pardal, moveu contra as empresas sucateiras de Manuel Godinho.



Queremos referir que não há grandes novidades, visto que todas estas matérias já são conhecidas por via doutras primeiras páginas de outros jornais há já alguns meses e que na altura, demos o devido destaque.


Luís Moreira


News Release 1641 : Linha do Minho será ampliada sem túnel em Rio Tinto


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 15:42

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria da jornalista Carla Sofia Luz.

A Linha do Minho será ampliada de duas para quatro vias entre as estações de Contumil, no Porto, e de Ermesinde, em Valongo, e não será enterrada em Rio Tinto. Apesar da "forte oposição" popular, o projecto da REFER recebeu aval do Ministério do Ambiente.

A Agência Portuguesa do Ambiente recebeu 12 exposições, incluindo um abaixo-assinado com 341 subscritores e reclamações das câmaras do Porto e de Gondomar, da Assembleia Municipal de Gondomar, do grupo parlamentar do PSD nessa assembleia e da Junta de Freguesia de Rio Tinto, durante a consulta pública ao estudo prévio de duplicação da linha ao longo de seis quilómetros.

Analisados os documentos, "verifica-se uma forte oposição à solução preconizada pela REFER", ou seja, a ampliação da Linha do Minho sem o reivindicado rebaixamento na estação de Rio Tinto, em Gondomar, como se lê no anexo à declaração de impacte ambiental favorável condicionada, assinada pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, no ano passado.

A contestação política e popular deve-se ao "agravamento do efeito barreira que actualmente já se faz sentir com a linha existente", questionando-se a "imparcialidade da análise comparativa entre as duas soluções" com e sem rebaixamento da via-férrea, feita em Março de 2007. Nessa avaliação, concluiu-se que o rebaixamento tornaria a obra mais longa (demoraria mais um ano e cinco meses) e 50% mais cara.

"À excepção da integração urbana e interferências com a rede viária envolvente, a solução com rebaixamento da via na estação de Rio Tinto apresentava-se mais desfavorável para todos os restantes aspectos, o que levou a REFER a considerar a solução sem rebaixamento como mais vantajosa", refere-se no referido anexo, tendo sido desenvolvido o estudo prévio com a manutenção da Linha do Norte à superfície. Pesaram, sobretudo, os argumentos técnicos da REFER na obtenção da declaração de impacte ambiental favorável condicionada.

Custos operacionais elevados

Perante as reclamações da população e dos políticos no período de debate público do estudo de duplicação da via-férrea, foram pedidos esclarecimentos adicionais à empresa pública. Na resposta, a REFER defendeu que o rebaixamento não é viável: "A solução não é sustentável do ponto de vista de exploração, porque, em limite, obrigaria a que todo e qualquer comboio de mercadorias que circulasse neste troço (...) teria de ser dotado de tracção dupla apenas para evitar um hipotético incidente neste local. Tal introduziria uma elevada ineficiência pelos custos técnicos, operacionais e financeiros que tal solução acarretaria à operação".

Na declaração, exige-se a aplicação de diversas medidas de minimização do ruído e das vibrações resultantes da circulação de comboios. Além do pagamento de indemnizações "justas" aos proprietários e aos arrendatários dos edifícios a demolir para a duplicação da via-férrea, recomenda-se à empresa que preveja a possibilidade de incluir "habitações cuja função de habitabilidade seja significativamente afectada pela sua proximidade à linha" nos processos de expropriação.



Paulo Almeida



News Release 1640 : Flyer CP do Sud


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 15:38

Recebemos nos nossos serviços, uma flyer da CP, que reproduzimos junto em favor dos leitores, e que nos anuncia o novo serviço renovado no comboio internacional Sud Express.




Luís Moreira


News Release 1639 : Trabalhadores da EMEF queixam-se de falta de trabalho


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 15:30

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal O Mirante, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Cerca de 150 trabalhadores das oficinas do Entroncamento da Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF) participaram sexta-feira num plenário, onde contestaram a diminuição de trabalho, tendo entregue uma moção com os motivos do seu descontentamento na câmara municipal.

A exemplo das acções realizadas na Figueira da Foz e no Barreiro, os trabalhadores da EMEF do Entroncamento discutiram questões que os preocupam, como a diminuição do trabalho nas oficinas da empresa, de que responsabilizam a CP, por alegadamente retardar trabalhos de manutenção no material circulante.

João Azevedo, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, disse que “é a própria dona da EMEF, a CP, a retardar a intervenção nas máquinas”, que circulam mais quilómetros que os recomendados sem irem à manutenção, o que, além de reduzir o trabalho nas oficinas, “põe em causa a segurança do material e dos passageiros”.

Os trabalhadores da empresa querem ainda conhecer os termos do contrato assinado com a Siemens, que “desconfiam que lhes irá retirar mais trabalho, pondo em causa postos de trabalho”, afirmou. João Azevedo referiu ainda a situação de incerteza dos jovens que se encontram contratados a prazo - no Entroncamento são cerca de 70 dos 460 trabalhadores - e que o sindicato quer que sejam integrados no quadro.

O sindicalista referiu ainda a ausência de proposta de Acordo de Empresa para o sector para este ano, a ausência de avanços na negociação do Regulamento das Categorias Profissionais, que está a impedir a progressão na carreira, e o não cumprimento de um compromisso assumido em 2008, o pagamento de subsídios de turno.

Os motivos do descontentamento dos trabalhadores foram escritos numa moção que entregaram, ao fim da manhã, na Câmara Municipal do Entroncamento.



Paulo Almeida



News Release 1638 : CP, Refer e grupo estatal ferroviário da Rússia vão trabalhar juntos no TGV


Faro [Portugal], 05.03.2010, Semana 10, sexta-feira, 15:24

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista Nuno Miguel Silva.

Ministro António Mendonça patrocina aliança com ZPD e Federação Russa.

A CP e a Refer vão assinar hoje um procotolo de cooperação com a RZD, a empresa estatal russa responsável pela gestão da rede ferroviária do país. Como o Diário Económico avançou em primeira mão, esta aliança vai ter uma incidência particular nos projectos de alta velocidade ferroviária que os dois países estão a lançar.

A cerimónia de assinatura dos protocolos será efectuada esta tarde com a presença do ministro português das Obras Públicas, António Mendonça, e com os presidentes da CP e da Refer, respectivamente, Francisco Cardoso dos Reis e Luís Pardal, assim como de responsáveis da RZD e da Federação Russa.



Paulo Almeida