25 março 2010

News Release 1746 : CJRC


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, quinta-feira, 14:31

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da CJRC Central Japan Railway Company, uma das subsidiária do Grupo JR Japan Railways e que se denomina "CJRC".



Página: CJRC
Endereço URL: http://jr-central.co.jp/
Situação: Activa
Idioma: Japonês e Inglês
Autor: CJRC
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte •


Luís Moreira


News Release 1745 : Resultados em acentuada queda na SNCF


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, Quinta-feira, 14:24

Segundo informa a Cargo Edições e citando com cortesia, a SNCF, companhia nacional francesa que opera os serviços de transporte ferroviário, registou um resultado líquido negativo de 980 milhões de euros em 2009. O transporte de carga e a logística, francamente abaixo das expectativas, farão com que a situação do operador estatal ferroviário francês se mantenha difícil em 2010.



O prejuízo líquido de quase mil milhões de euros em 2009 fica a dever-se, em parte, à alteração dos critérios contabilísticos que obrigaram à amortização de certos ativos, incluindo a divisão de frete. Em 2008 o grupo tinha conseguido um lucro de 575 milhões de euros – uma quebra de 50% em relação a 2007 - e pagou ao Estado 183 milhões de euros em dividendos.

O volume de negócios do grupo quebrou 1,2% em 2009 para 24,9 mil milhões de euros, um colapso originado tanto pelas operações de carga e logística, como pelo ramo "Voyages SNCF" (linhas de longa distância), anunciou a empresa pública no final de janeiro de 2010.

Segundo o jornal, a margem operacional (equivalente ao EBITDA) caiu quase 35% para cerca de 1,69 mil milhões de euros.


Luís Moreira


News Release 1744 : Os percursos ferroviários para a Liga Sagres e Liga Vitalis (24ª Jornada)


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, Quinta-feira, 13:29

Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e  Liga Vitalis, que nesta 24ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.



Temos então:

24ª Jornada - LUISFER 070 - Ligas Sagres e Vitalis



Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.

A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.


Luís Moreira


News Release 1743 : 33 anos dos Estatutos da CP


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, quinta-feira, 13:18

Faz hoje 33 anos que foram aprovados em diploma legal, os Estatutos da então CP Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, passando doravante a designar-se por CP Caminhos de Ferro Portugueses, EP e que agora, como todos sabem, se designa como CP Comboios de Portugal, EPE.


Luís Moreira


News Release 1742 : EDP propõe barco à linha do Tua, autarca quer comboio ou 3% dos lucros das barragens


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, quinta-feira, 13:12

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal OJE, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A EDP propõe viagens de barco como alternativa de transporte ao troço da linha do Tua que ficará submerso pela barragem de Foz Tua, uma solução contestada hoje pelo autarca de Mirandela que insiste na manutenção da ferrovia.

José Silvano disse hoje à Lusa que vai fazer chegar os seus argumentos contra a proposta à comissão de acompanhamento do processo da barragem, até 21 de Abril, o prazo estipulado para a autarquia e outros interessados se pronunciarem sobre esta matéria.

Silvano continua a defender a linha do Tua e só concebe uma alternativa caso seja impossível impedir o enchimento da barragem: que a EDP reparta os lucros com a região.

O autarca reclama "3% dos resultados da produção de energia nas barragens de Trás-os-Montes" o que, segundo as contas que faz, daria o equivalente a 180 milhões de euros por ano para os transmontanos.

Estas verbas seriam destinadas a um fundo que, para Silvano, "daria um grande desenvolvimento à região".

Permitiria, por exemplo, aos municípios acederem a fundos comunitários que agora não podem aproveitar por não disporem de verbas para a parte financeira que têm de suportar nos projectos comparticipados pela União Europeia.

O autarca social democrata considera que "a barragem cheia, mesmo com o barco, vai acabar com o grande potencial turístico do vale do Tua, reduzir drasticamente a procura do local e cortar a ligação da linha do Tua à Linha do Douro e ao litoral".

Em causa está o estudo de alternativas de transporte às populações servidas pela linha do Tua, imposto pela Declaração de Impacte Ambiental (DIA) emitida há quase ano um ano, que aprova a construção d a barragem "fortemente condicionada".

Uma das imposições é o estudo das alternativas de transporte, incluindo a alternativa ferroviária, que a EDP afastou de imediato pela relação custo/benefício.

Em Janeiro, o administrador da empresa, Manso Neto, confirmou que a EDP já tinha concluído e entregue o referido estudo, mas sem revelar as soluções propostas.

Lembrou apenas o que o presidente da empresa, António Mexia, tem reiterado sobre o assunto:"a EDP está aberta a todas as a alternativas possíveis desde que mantenham o equilíbrio económico-financeiro da construção".

A Câmara de Mirandela tomou agora conhecimento das propostas e discorda da alternativa de barco desde o Tua até à estação da Brunheda, nos cerca de 16 quilómetros que a barragem vai submergir dos 60 que restam de caminho de ferro no Nordeste Transmontano.

Os quatro quilómetros junto à foz do Tua estão já desactivados para os trabalhos de prospecção e a linha continua suspensa de uma decisão da barragem.

Há mais de um ano e meio, desde o acidente de Agosto de 2008, que a circulação está suspensa, à espera da hidroeléctrica, que foi entretanto aprovada.

Até Maio, a EDP deve concluir os estudos e programadas as acções para a conformidade do projecto de execução com a DIA.



Paulo Almeida



News Release 1741 : 124 anos de comboios para Tui


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, quinta-feira, 13:08

Merece destaque, dizermos que faz hoje 124 anos que foi inaugurada a exploração ferroviária no Ramal Internacional de Valença, entre a fronteira portuguesa (Minho) e a fronteira espanhola (Galiza), ou seja, entre as estações de Valença e Tui (em galego) ou Tuy (em castelhano).


Luís Moreira


News Release 1740 : Utentes da CP exigem comboios directos até à Estação Nova


Faro [Portugal], 25.03.2010, Semana 13, quinta-feira, 12:46

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário de Coimbra, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante e da autoria da jornalista Patrícia Isabel Silva.

Ocupação das linhas secundárias de Coimbra-B por comboios de longo curso está a provocar atrasos nas viagens urbanas e regionais

Desde que os comboios regionais e urbanos de Coimbra passaram a ter término em Coimbra-B (já lá vão quase dois meses), sucedem-se as críticas dos utentes, agravadas com o encerramento das linhas centrais nesta estação para obras de beneficiação.

Com os comboios de longo curso a ocupar as linhas secundárias, «diminuindo a capacidade de manobra dos comboios regionais», nas últimas semanas aumentam as queixas pelos atrasos e «pela falta de espaço nas gares para os passageiros», denuncia um grupo de utilizadores do comboio, através do blog Coimbra Central, exigindo «o regresso do términus à estação central» das habituais viagens suburbanas, inter-regionais e regionais.

Tendo como base um esclarecimento da CP, datado de 19 de Fevereiro, que explica que as alterações introduzidas a 13 de Dezembro «resultam de obras de modernização da estação de Coimbra, para a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego», os utentes consideram que todos teriam a ganhar com as viagens directas até à Estação Nova, uma vez que aí «as obras estão atrasadas». Esta alteração de recurso, defendem, deveria vigorar, pelo menos, enquanto decorrem os trabalhos de beneficiação em curso na Estação Velha – reabilitação das vias ascendente e descendente, melhoria das condições de drenagem da plataforma e operação -, que, segundo a Refer, decorrerão até ao final do primeiro semestre.

Caso as reclamações não sejam atendidas pela CP e a Refer, os utentes indicam que vão avançar com a realização de um abaixo-assinado para que os comboios voltem a fazer viagens directas até à estação central, sem necessidade de transbordo.

Com o fim das viagens directas até ao centro da cidade, as ligações são asseguradas em comboios regulares, com a CP a indicar o aumento do «número de lugares oferecidos por composição e dos horários, aumentando e cadenciando a quantidade de circulações ao longo do dia com incidência nas horas de maior movimento».

Recorde-se que, quando a CP suprimiu as ligações entre as duas estações, a 13 de Dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação, adiantou que se tratava de uma decisão que «toca as raias do inadmissível», prejudicando dezenas de utentes que se deslocam das localidades periféricas.

O Diário de Coimbra contactou a CP e a Refer para obter mais esclarecimentos, nomeadamente se está equacionada a possibilidade de voltar a haver, ainda que provisoriamente, viagens directas até à Estação Nova, no entanto, não obteve resposta.



Paulo Almeida