29 junho 2007

News Release 605 : CEC COMEMORA 18º ANIVERSÁRIO




Porto [Portugal], 29.06.2007, Semana 26, Sexta-Feira, 19:55 - No passado dia 16 de Junho, o CEC Clube de Entusiastas do Caminho do Ferro, celebrou o seu 18º aniversário, pelo que, embora já com alguns dias de atraso, além de noticiar este facto, a LUISFER, deseja endereçar ao Senhor Presidente João Ferreira, como responsável máximo deste Clube, com quem a LUISFER tem as melhores relações e que já visitou (por convite amável, em 2006), os nossos parabéns por mais um aniversário que passa e que se celebra, este, embora na prática não o seja, tido como o da maioridade.

A fim de festejar este importante aniversário, o CEC, levou os seus associados até Nelas, numa viagem que é sempre bonita, especialmente, a sempre bela Linha da Beira Alta.

Luís Moreira

Nota: Desejamos esclarecer igualmente, que temos na nossa base de dados a nível informático, milhares de datas cronológicas e está lá, o dia 30 de Novembro, como da Fundação do CEC, em relação ao ano de 1989, pelo que, só nessa data, seria editada uma News Release no nosso blog oficial em favor dos nossos amigos leitores, a realçar esse aniversário, como fizemos o ano passado, assim como fazemos também para outras associações, mas ficamos surpresos com esta data, pois ao visitarmos hoje a página na web do CEC, vimos então que o CEC fez 18 anos há 13 dias atrás, ou seja, em dia que não corresponde ao que temos nos nossos registos.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 604 : NMBS SNCB COM EXCELENTES RESULTADOS EM 2006




Porto [Portugal], 29.06.2007, Semana 26, Sexta-Feira, 15:00 - Recebemos nos nossos serviços, enviado pelo Grupo NMBS SNCB (Caminhos-de-Ferro Belgas), o seu Relatório de Actividades 2006 (Rapport d'activités 2006) agora conhecido e que agradecemos.



Tivemos oportunidade de fazer leitura atenta, e depois de confirmarmos algumas realizações que já sabiamos os SNCB terem feito em 2006, ficamos surpresos por outras novidades realizadas que não sabiamos, que deram à SNCB, uma prestação muito positiva em 2006, seja a nível de infra-estruturas realizadas (com a Infrabel = REFER portuguesa) e consolidação de resultados financeiros, a fim de se atingir um equilíbrio financeiro que poderá ser alcançado já em 2008, o que só por si, é importante sublinhar.



Em síntese, eis alguns elementos estatísticos que desejamos revelar:

- 198 milhões de passageiros transportados
- 59 milhões de toneladas de mercadorias transportadas
- 1278 colaboradores contratados
- 541 estações e pontos de paragem
- € 1300 milhões de investimento
- € 132 milhões de resultados operacionais (positivo)

Em relação mais restrita com a SNCB (não SNCB-Holding e não Infrabel, temos:



De salientar que por exemplo, a nível de passageiros transportados, cresceu em 5,6% o número de clientes, pois passou-se de 2005 para 2006, de 177,6 a 187,5 milhões de passageiros, ou seja, mais 10 milhões de clientes neste segmento. Outro exemplo que podemos referir, é que o investimento sempre importante, foi repartido pela SNCB Holding com € 174 milhões (+ 65% que em 2005), a Infrabel investiu € 902 milhões e por fim a SNCB com € 260 milhões. Entrando em mais pormenor, e ainda na parte do investimento, dos € 902 milhões que a Infrabel investiu, € 307 milhões foram para o TGV e € 234 milhões foram a Manutenção da Capacidade, enquanto que a SNCB, dos € 260 milhões investidos, € 216 foram para o material circulante, com € 205 milhões (para passageiros) e € 11 milhões (para mercadorias).

Com mais 1278 colaboradores, o Grupo NMBS SNCB, conta agora com 37.993 efectivos. Foi criado um Bilhete "Culture" e um Bilhete "Shopping" e um passaporte-comboio por € 7,00, assim como o Conselho de Administração dos NMBS SNCB decidiu a aquisição de mais 70 carruagens de 2 pisos (M6), tudo isto, para a clientela na área de passageiros. A nível de mercadorias, verificou-se uma melhoria assinalável na qualidade (e fiabilidade do tráfego nos respectivos corredores) no transporte de mercadorias, assim como a B-Cargo, obteve certificados de segurança, válidos nos países límitrofes também e importante, também os NMBS SNCB, estão a tomar medidas duras na luta contra os graffitis, grave atentado, que por terras lusas, também se manifesta, de maneira irracional quase todos os dias. A pontualidade também está na mira da SNCB, assim como elevar os actuais padrões de qualidade.



Marc Descheemaecker, que é Administrador-Delegado da SNCB, sobre estes resultados agora revelados e citando o que refere neste documento, afirma em certa parte "que estes resultados positivos são em grande parte, consequência dos nossos esforços, com vista a transportar mais passageiros, assim como gerar receitas mais importantes. Também confirma que fizemos boas escolhas em todos os sectores de actividade. Em tráfego interno, nós conseguimos contabilizar 187,5 milhões de passsageiros e o número não tem cessado de crescer nos últimos anos", sublinha.




Por fim, apresentamos uma lista das principais obras realizadas em 2006, na rede belga:

- Viadutos de Bruxelles-Midi e Bruxelles-Nord
- Quadruplicação da via entre Bruxeles e Louvain
- Nova Sub-estação de tracção e 2 pontes em Gand
- Importantes melhoramentos nas estações de Anvers (Central e Berchem)
- Renovações e melhoramentos em Namur e Charleroir-Sud, com o fim da 1ª fase desses trabalhos.
- Renovação e nova gare em Liège-Guillemins e renovação do layout das vias
- Melhoramentos nas instalações fixas em muitas estações menores.

Luís Moreira

Créditos: Pelas fotos, agradecimento à NMBS SNCB.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 603 : CP PATROCINA FESTIVAIS DE VERÃO




Porto [Portugal], 29.06.2007, Semana 26, Sexta-Feira, 14:40 - A exemplo e hábitos já consolidados no passado entre a juventude, mais uma vez, ou seja, neste ano, a CP está associada aos mais variados Festivais Musicais de Verão que já estão e vão decorrer.

A confirmar este desiderato, a CP está de armas e bagagens no Festival Super Bock Super Rock (que ontem se iniciou), promovendo-se entre os jovens e promovendo alguns dos seus produtos, como por exemplo o seu já famoso Intra-Rail, também entre os mais jovens.



Este espaço da CP, está estrategicamente dividido em 4 partes, onde decorrem várias actividades como escaladas, tatuagens e massagens, corridas de mini-comboios, o jogo trivial em versão CP, passatempos onde serão atribuídos diversos prémios, como viagens Intra-Rail (comboio mais alojamento em pousadas), mantas polares, bolsas para telemóvel e assinaturas semestrais da revista Blitz.

Luís Moreira

Créditos: Pelas fotos, agradecimento à CP.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 602 : 15 ANOS DO TGV RÉSEAU DA SNCF




Porto [Portugal], 29.06.2007, Semana 26, Sexta-Feira, 00:14 - Faz hoje 15 anos, que a GEC-Alsthom (hoje só Alstom), entregou à SNCF, através da sua fábrica de Belfort (as motoras dos TGV's são sempre aqui feitas), o primeiro, de um lote de 50 TGV's, denominados TGV Réseau.



Como os amigos leitores sabem, estes 50 TGV Réseau (TGV 501 a 550 - Série 28000), começaram no ano seguinte, ou seja, em 1993, o serviço comercial na LGV Nord Europe, para a qual tinham sido construídos, pois os TGV PSE da série 23000/33000 (TGV 0 e 100) operavam na LGV Paris Sud-Est e os TGV A da série 24000 (TGV 300), operavam na LGV Atlantique. Aliás, em consonância com a sua designação, os TGV Réseau, foram concebidos para circularem nas 3 linhas então existentes e nas que seriam construídas no futuro, como realmente hoje acontece, mas, ainda continua a ser a Gare du Nord em Paris, o principal terminal, para nos dias de hoje, vermos estes TGV servirem Lille, Calais, Dunkerque, Arras, Douai ou Tourcoing.

A terminar, e para estragar um pouco esta história, também este parque não está completo, visto que parte do TGV 502 está irradiado (motora TGV 28004 e reboques R6 a R8) do parque da SNCF há já vários anos, pois em 25 de Setembro de 1997, este TGV 502 esteve envolvido num acidente em Bierne (a 10 kms a sul de Dunkerque e como se pode perceber, não na LGV Nord Europe, mas sim em linha convencional), esta mesma rame TGV 502, como diziamos, chocou então com um pesado de mercadorias, numa PN, quando fazia o comboio TGV 7119 Paris - Dunkerque, ficando em tal mau estado a motora e os 3 primeiros reboques, que tiveram que ser irradiados e o TGV encostado no Depósito de Le Landy, sendo a outra motora (TGV 28003) e reboques (R1 a R5), constituídos como reserva de emergência para o resto da série.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento pela simpatia a Rafal Tomasik. Pela literatura, Departamento de Estudos da LUISFER e site TGV Web.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-