29 junho 2007

News Release 602 : 15 ANOS DO TGV RÉSEAU DA SNCF




Porto [Portugal], 29.06.2007, Semana 26, Sexta-Feira, 00:14 - Faz hoje 15 anos, que a GEC-Alsthom (hoje só Alstom), entregou à SNCF, através da sua fábrica de Belfort (as motoras dos TGV's são sempre aqui feitas), o primeiro, de um lote de 50 TGV's, denominados TGV Réseau.



Como os amigos leitores sabem, estes 50 TGV Réseau (TGV 501 a 550 - Série 28000), começaram no ano seguinte, ou seja, em 1993, o serviço comercial na LGV Nord Europe, para a qual tinham sido construídos, pois os TGV PSE da série 23000/33000 (TGV 0 e 100) operavam na LGV Paris Sud-Est e os TGV A da série 24000 (TGV 300), operavam na LGV Atlantique. Aliás, em consonância com a sua designação, os TGV Réseau, foram concebidos para circularem nas 3 linhas então existentes e nas que seriam construídas no futuro, como realmente hoje acontece, mas, ainda continua a ser a Gare du Nord em Paris, o principal terminal, para nos dias de hoje, vermos estes TGV servirem Lille, Calais, Dunkerque, Arras, Douai ou Tourcoing.

A terminar, e para estragar um pouco esta história, também este parque não está completo, visto que parte do TGV 502 está irradiado (motora TGV 28004 e reboques R6 a R8) do parque da SNCF há já vários anos, pois em 25 de Setembro de 1997, este TGV 502 esteve envolvido num acidente em Bierne (a 10 kms a sul de Dunkerque e como se pode perceber, não na LGV Nord Europe, mas sim em linha convencional), esta mesma rame TGV 502, como diziamos, chocou então com um pesado de mercadorias, numa PN, quando fazia o comboio TGV 7119 Paris - Dunkerque, ficando em tal mau estado a motora e os 3 primeiros reboques, que tiveram que ser irradiados e o TGV encostado no Depósito de Le Landy, sendo a outra motora (TGV 28003) e reboques (R1 a R5), constituídos como reserva de emergência para o resto da série.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento pela simpatia a Rafal Tomasik. Pela literatura, Departamento de Estudos da LUISFER e site TGV Web.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.