13 junho 2007

News Release 591 : 30 ANOS DE NOSTALGIA E SAUDADE




Porto [Portugal], 13.06.2007, Semana 24, Quarta-Feira, 23:21 - No passado mês de Março do corrente ano, fez 30 anos que se apagou a última locomotiva a vapor da CP (em via larga), terminando assim um reinado de 121 anos neste tipo de tracção.

Sabemos que para muitos, este é o tipo de tracção mais fascinante, pois nos lembra tempos passados de grande emoção e tempos de nostalgia, mas, o progresso ditou o seu fim, passando-se para a tracção térmica e eléctrica (de futuro e muito mais económica), que no nosso país e lá fora, faz movimentar os comboios no dia-a-dia.

Nesta recordação que desejamos fazer, lembramos aos nossos amigos leitores mais novos, que porventura ainda não saibam, que o fim do vapor na CP, verificou-se assim:

- em 1967 desaparece na Região Sul.
- em 1969 desaparece na Região Centro (via larga) e continua na via estreita.
- em 1977 desaparece na Região Norte (daí os 30 anos agora relembrados) na via larga, mas continua na via estreita.
- em 1986 desaparece na via estreita.

Gostariamos também de lembrar, que embora Portugal não tivesse uma frota de milhares de locomotivas a vapor, como lá fora (França, Alemanha, etc.) e também pela dimensão do nosso país, a CP teve no apogeu da tracção a vapor, cerca de 400 locomotivas na via larga e 80 na via estreita, e segundo também nos diz a espectacular obra de Marc Dahlström "Vapeur au Portugal", a tracção a vapor na CP, era de grande classe, com as suas belas locomotivas de velocidade (120 km/h) do tipo 230 e 231 Compound de quatro cilindros.



Foi uma era de ouro e glamour e de muitas dificuldades, como por exemplo o foi, a grande penúria de carvão (durante a II Guerra Mundial) que Portugal importava de Inglaterra (o carvão alternativo português e espanhol eram de muito má qualidade), fez com que a CP, tivesse uma redução drástica no seu fornecimento e teve que transformar muitas locomotivas para funcionar com aquecimento das suas caldeiras com madeira, o que foi um desastre para a bela floresta portuguesa e mais tarde, novas alterações para as locomotivas funcionarem a fuel, nomeadamente para aquelas que ainda tinham uma prolongada esperança de vida, pois só as locomotivas destinadas aos serviços mais nobres, funcionavam a carvão, de longe o melhor combustível, para a tracção a vapor.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento especial à CP.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 590 : METRO DO PORTO APRESENTA EXCELENTES INDICADORES




Porto [Portugal], 13.06.2007, Semana 24, Quarta-Feira, 18:11 - A publicação editada pela METRO DO PORTO, denominada INFOMETRO e com o nº 24, que hoje recebemos, faz alusão a excelentes resultados a nível de exploração, quer em 2006, quer já neste ano de 2007.

Sendo assim, podemos dizer que em relação ao ano de 2006, temos os seguintes dados:

Total de Validações : 38,6 milhões, sendo 21,9 milhões para o troço comum (Senhora da Hora ao Estádio do Dragão), 9,0 milhões para a Linha D, 3,4 milhões para a Linha A, 2,3 milhões para a Linha B (Expresso incluído), 1,9 milhões para a Linha C e 0,2 milhões para a Linha E.

A nível de composições, perrcorreram no mesmo ano, 6,6 milhões de quilómetros.

Por último, a velocidade média por passageiro em 2006 foi de 28 km/h.

Quanto ao actual ano de 2007, há consolidação de alguns números em crescendo, como por exemplo a nível de validações, como por exemplo, já se sabe que foram ultrapassadas em mais de 180 mil, as mesmas validações, no mês de Maio que acaba de terminar.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 589 : TRABALHADOR DA REFER COLHIDO MORTALMENTE




Porto [Portugal], 13.06.2007, Semana 24, Quarta-Feira, 14:45 - Um Chefe de Equipa da REFER, foi na madrugada de hoje, colhido por um comboio de mercadorias, que o surpreendeu em plena via. A LUISFER, na pessoa de Luís Moreira, deseja manifestar sentimento de pesar e condolências à família do malogrado trabalhador e igualmente à REFER, a quem o funcionário pertencia.

Os principais motivos relativos a esta ocorrência, são os seguintes:



Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 588 : UM AGRADECIMENTO ATRASADO




Porto [Portugal], 13.06.2007, Semana 24, Quarta-Feira, 13:00 - Através desta News Release desejamos agradecer imensamente à Voies Ferrees, em ter atendido o nosso pedido, por motivo do nosso 30º aniversário, e que por culpa nossa, não verificamos correctamente e ficamos imensamente tristes por não termos visto atendido o nosso pedido.

Esclarecendo um pouco melhor, como os nossos amigos leitores sabem, no passado dia 13 de Agosto de 2006, a LUISFER comemorou 30 anos de existência e tinhamos imenso gosto, que em Portugal, o Boletim da CP, em Espanha, a Revista MAQUETREN e em França, a Revista VOIES FERREES, como já dissemos várias vezes, sobre esta última, a nossa preferida e a melhor de todas, fizessem então o favor de fazer uma pequena referência aos nossos 30 anos.

Contactamos os Senhores Patrice Bouillin e Bernard Canet por telefone e e-mail e pedimos esse favor, pelo que adquirimos a revista de Juillet e Aôut (nº 156) e fizemos então procura daquilo que pedimos e não encontramos referência ao nosso aniversário, o que nos deixou numa grande tristeza, pois era muito importante para nós, sermos referidos nesta que é a melhor revista ferroviária do mundo.

Entrando um pouco numa questão particular, alguns dos nossos amigos, sabem que temos passado por momentos muito críticos em termos de doença e morte de familiar e temos estado praticamente parados nos últimos meses. Por força dessa situação, que nos obriga a estar imobilizados, temos feito leitura novamente de muitas revistas que temos no nosso arquivo, e as Voies Ferrees, tem sido novamente lidas e temos saboreado com enorme prazer, os seus excelentes artigos e dossiers que editam de forma regular.

Portanto, é devida esta NR, a fim de prestar à Voies Ferrees, um agradecimento do fundo do coração, pois não se esqueceram da LUISFER e por culpa nossa não verificamos. Realmente, no número da revista acima referido e que era aquele que desejavamos que fosse feita referência, e então na página 87, na rubrica "A toute vapeur" é feita então referência ao nosso 30º aniversário. Vale mais tarde que nunca, é quase passado um ano, mas devemos esta gratidão à Voies Ferrees.

Editamos de seguida, a referência feita ao nosso 30º aniversário:



A terminar, gostariamos de informar os nossos amigos leitores, que a LUISFER é aquilo que é, e não quer ser aquilo que não é, ora desejamos exprimir-nos assim a fim das pessoas saberem que desejamos ser sempre sérios. E falamos assim, pelo facto da MAQUETREN, como para a VOIES FERREES, e outras entidades estrangeiras, sejam em e-mails que enviamos (que temos cópia), ou por telefone, fazemos sempre questão de explicar o que é a LUISFER, e nunca nenhuma dessa entidade (internacional ou nacional, como redes ferroviárias) nos ouviu dizer que somos uma associação (porque não somos) e por aí adiante, mas quer no texto que a Maquetren publicou na sua revista, como no texto que a Voies Ferrees editou, tratam-nos como se fossemos uma associação, ora pensamos que é fruto do seu entendimento e gentileza, e não por nosso pedido expresso nesse sentido, como pode ser comprovado pela cópia dos textos que enviamos por e-mail.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-

News Release 587 : INFOMETRO (nº 24)




Porto [Portugal], 13.06.2007, Semana 24, Quarta-Feira, 12:31 - Recebemos nos nossos serviços no dia de hoje, 1 exemplar do Boletim INFOMETRO, com o nº 24 e referente a Junho de 2007, editado pela METRO DO PORTO, que agradecemos.



O principal contéudo desta publicação é:

- Segunda fase do Metro - 40 kms de novas linhas
- Ano recorde em 2006 e novos máximos em 2007
- Inquérito aos clientes
- Um desejo chamado Metro
- Um "Metrista" militante
- Park & Ride no Centro da Maia
- Relatório e Contas 2006 com 109% de crescimento
- Andante Tour
- Nova rede STCP reforça ligação ao Metro

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-