09 março 2010

News Release 1663 : Forças policiais controlam comboios


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, Terça-feira, 20:58

Desde hoje e até à próxima sexta-feira, estão ser controlados de forma intensiva, as instalações ferroviárias da REFER e os comboios da CP, especialmente na Linha do Minho e nos comboios internacionais, Porto-Vigo, Lisboa-Hendaye e Lisboa-Madrid.

Esta acção foi desencadeada a pedido da UE e das autoridades espanholas e estão envolvidas a GNR, PSP, PJ, ASAE e SIS.


Luís Moreira


News Release 1662 : PS e PSD/CDS, são os grandes culpados


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, Terça-feira, 17:46

Quer o PS, como o PSD/CDS, hão-de responder no dia do juízo final, pelo mal que fizeram ao projecto TGV em Portugal.



Sobre o PS, temos visto ao longo dos anos, o mal que já fez e continua a fazer, pelo outro lado, o PSD, continua a fazer figuras tristes.


Luís Moreira


News Release 1661 : Associação 6 de Setembro


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, Terça-feira, 13:40

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página do Grupo de Amigos do Caminho de Ferro da Beira Baixa "6 de Setembro" e que se denomina "LinhaBei/6Set".



Página: 6 de Setembro
Endereço URL: http://209.188.89.32/~linhabei/6set/6set.htm
Situação: Activa ?
Idioma: Português
Autor: 6 de Setembro
Classificação LUISFER
Page Screen: 2 em 10
Page Total: 4 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima •

REFER • ADIF • RFF •


CPRENFESNCF • DSB • FERTAGUS •

• ML • MP •

• Alstom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic •


Luís Moreira


News Release 1660 : Bastão Piloto nº 239


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 13:26

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista da APAC, denominada Bastão Piloto, a última a ser editada e com o número 239 e respeitante ao mês de Dezembro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas.

• Linha de Guimarães - Retalhos da Memória
• Um passeio pelos carris do império e da União
• Da ditadura de Primo de Revera à Guerra Civil
• Os meus primeiros comboios
• XV encontro de módulos Maquetren
• Vapor vivo na Fundição de Oeiras


Luís Moreira


News Release 1659 : CP adere às Novas Oportunidades


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 13:12

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal TVNET, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

A CP celebrou um protocolo com a Agência Nacional para a Qualificação e o Instituto de Emprego e Formação Profissional com vista ao aumento dos níveis de escolarização dos seus colaboradores no activo.

O acordo prevê a dinamização conjunta dos dispositivos de educação e formação escolar e profissional durante um período de dois anos e consubstancia um esforço da CP no aumento do nível de qualificação e dos perfis competitivos dos seus trabalhadores não detentores do 9.º ano ou 12.° ano de escolaridade.

A coordenação e o acompanhamento deste programa são da responsabilidade da CP, cabendo aos centros Novas Oportunidades o desenvolvimento de todo o processo de reconhecimento e validação de competências.

Os colaboradores envolvidos e que concluírem com êxito o processo, poderão aceder a um certificado (9.º ou 12° ano), emitido com base no que aprenderam pela experiência de vida, fora dos sistemas normais de educação e formação, nomeadamente, no desempenho das suas funções. A CP conta actualmente com 3.283 trabalhadores no activo.



Paulo Almeida



News Release 1658 : Sesimbra Integra Comboio da Biodiversidade


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 13:04

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Rostos.pt, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Em 2010, por proposta da UNESCO, assinala-se o Ano Internacional da Biodiversidade. Em Portugal, o programa de comemorações, designado por Bioeventos 2010, está a cargo Museu Nacional de História Natural e do Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa e arranca no dia 13 de Março com o Comboio da Diversidade.

Para esta viagem, que começa às 10 horas em Santa à Polónia, foram convidados cidadãos ligados a grupos de decisão político-económica, à economia, ao sector empresarial, ao ambiente e gestão de recursos e figuras públicas.


Pretende-se com esta acção demonstrar que a perda global da Biodiversidade compromete a sobrevivência da nossa espécie e que qualquer solução para o problema tem como base a interligação entre três eixos fundamentais: a ciência, a tecnologia e a cultura; que a conservação da Biodiversidade não se faz sem a participação da sociedade civil e que a conservação da Biodiversidade numa dada região está constrangida pela sua história socioeconómica; que a conservação da Biodiversidade deverá ser integrada como um princípio organizador de qualquer programa político e económico: a conservação tem custos mas será ainda mais dispendioso não conservar.


Para além disso, este comboio visa também apoiar a candidatura da Arrábida a Património Mundial da UNESCO. Sesimbra estará representado nesta viagem pelo presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora.

Os vários pontos da viagem serão guiados por investigadores da Universidade de Lisboa, que abordarão aspectos que se prendem com os objectivos definidos, lançarão temas para debater com os outros passageiros do comboio.

CARRUAGEM 1

Moderador: Luísa Schmidt

1. João Ferrão – Importância do planeamento na conservação
2. Carlos Neto – Relação das comunidades humanas com a Biodiversidade
3. Jorge Palmeirim – Património natural das regiões atravessadas e sua conservação
4. Maria João Alcoforado – Alterações climáticas regionais e urbanas, consequências no ambiente urbano e na conservação
5. Vasco Pereira da Silva – Direito do Ambiente / a confirmar
6. Cristina Branquinho – Património natural das regiões atravessadas e sua conservação

CARRUAGEM 2

Moderador: Filipe Duarte Santos

1. Maria João Alcoforado – Alterações climáticas globais e urbanas, consequências no ambiente urbano e na conservação
2. Vasco Pereira da Silva – Direito do Ambiente / a confirmar
3. Cristina Branquinho – Património natural das regiões atravessadas e sua conservação
4. João Ferrão – Importância do planeamento na conservação
5. Carlos Neto – Relação das comunidades humanas com a Biodiversidade
6. Jorge Palmeirim – Património natural das regiões atravessadas e sua conservação

AUTOCARROS

Temas a abordar
1. Flora – a discutir com Associação de Municípios da Região de Setúbal
2. Fauna – a discutir com Associação de Municípios da Região de Setúbal
3. Paleontologia – a discutir com Associação de Municípios da Região de Setúbal
4. Cultura – a discutir com Associação de Municípios da Região de Setúbal

A Viagem do Comboio da Biodiversidade

‐ Partida de Santa Apolónia às 10h;
‐ Trajecto de Santa Apolónia a Setúbal pela Ponte Rainha Dona Amélia;
‐ Saída do comboio em Setúbal (12h) para visita à Serra da Arrábida (em autocarro);
‐ Almoço na Quinta D´El Carmen e realização de conferência de imprensa;
‐ Partida de Setúbal para regresso a Santa Apolónia, pela Ponte 25 de Abril;
‐ Chegada prevista às 16h30.


Paulo Almeida



News Release 1657 : Despacho nº 4165/2010 (MOPTC)


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 12:35

O Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, fez publicar em Diário da República, I Série, com o nº 47, de hoje, 9 de Março, o Despacho nº 4165/2010, que abaixo editamos.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Leis n.os 294 -A/98, de 15 de Dezembro, 270/2003, de 28 de Outubro, 95/2008, de 6 de Junho, e 141/2008, de 22 de Julho, a Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., é a entidade gestora da intra-estrutura ferroviária nacional.

Para a prossecução deste objecto, a REFER, E. P. E., conserva os direitos e assume as responsabilidades atribuídas ao Estado relativamente ao domínio público ferroviário nas disposições legais e regulamentares
aplicáveis.

Nessa qualidade, compete -lhe dar cumprimento aos objectivos estabelecidos no Decreto-Lei n.º 568/99, de 23 de Dezembro, promovendo, ao longo do território nacional, um programa de supressão e reconversão de passagens de nível, as quais constituem uma das componentes mais perturbadoras do sistema de exploração ferroviária, como pontos de conflito geradores de permanente insegurança.

No âmbito deste programa, foi desenvolvido o projecto para a supressão da passagem de nível ao quilómetro 14 + 461, de 5.ª categoria, através da construção de um restabelecimento viário pelo lado esquerdo da linha, até à passagem de nível ao quilómetro 14 + 111, na freguesia de São João de Ver, concelho de Santa Maria da Feira, criando, desta forma, uma alternativa segura ao atravessamento da via férrea.



Assim, atenta a natureza da obra, que visa a maior segurança da infra-estrutura ferroviária, bem como o seu inequívoco interesse público, e constatando-se a necessidade de ocupar, com urgência, terrenos não pertencentes ao domínio público ferroviário, mostra-se justificado o recurso ao instituto da expropriação por utilidade pública dos mesmos.

Por outro lado, tendo em conta os objectivos temporais fixados, decorrentes do disposto no artigo 2.º do Decreto -Lei n.º 77/2008, de 29 de Abril, e no n.º 1 do artigo 4.º do referido Decreto-Lei n.º 568/99, de
23 de Dezembro, justifica-se ainda que, à presente expropriação, seja atribuído carácter de urgência.
Considerando, pois, que é manifesto o interesse público da obra de supressão da passagem de nível ao quilómetro 14 + 461, no troço Espinho/Sernada do Vouga, da linha do Vouga, conforme fundamentação
constante da resolução de requerer a declaração de utilidade pública de expropriação:




Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., e tendo em vista o início imediato dos trabalhos, nos termos e ao abrigo dos artigos 1.º, 3.º, 14.º e 15.º, todos do Código das Expropriações, e no exercício da delegação de competências constante do despacho n.º 3313/2010, de 11 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 37, de 23 de Fevereiro de 2010, determino o seguinte:

1 — A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes, constantes da planta parcelar anexa com o n.º 10002197571 e do respectivo mapa
de áreas também anexo, os quais se destinam a integrar imediatamente o domínio público ferroviário da titularidade do Estado, cuja gestão se encontra atribuída à empresa acima identificada.

2 — Autorizar a REFER, E. P. E., a tomar posse administrativa dos referidos bens, ao abrigo do n.º 1 do artigo 19.º do citado Código.

3 — Os encargos com as expropriações são da responsabilidade da REFER, E. P. E., que, para o efeito, dispõe de cobertura financeira.

1 de Março de 2010 — O Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.


Luís Moreira


News Release 1656 : Refer vai avançar com demolição de torre histórica de sinalização


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 12:22

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Diário de Notícias, publicada ontem na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

É uma questão de tempo. A empresa pública Rede Ferroviária Nacional (Refer) prepara-se para demolir a histórica torre de sinalização e manobra Cottinelli Telmo, na renovada estação de caminhos-de-ferro de Pinhal Novo (Palmela). Segundo soube o DN, só a pressão que tem sido feita por parte de um movimento de cidadãos, criado em 2002, tem adiado o desmantelamento da torre, que está classificada como Imóvel de Interesse Municipal.

Fonte da Refer admitiu que, apesar de ainda não haver um parecer definitivo sobre a necessidade da torre vir a ser demolida, a edificação representa "transtornos", desde logo por estar erguida entre as linhas férreas.

O próprio presidente da junta de freguesia, Manuel Lagarto, que queria a torre aberta às visitas do público, reconhece que "dificilmente haverá uma solução". Desde que as linhas passaram a ladear a torre, esse projecto deixou de fazer sentido, disse o autarca.

Uma das soluções que chegou a ser apontada para salvar este património já foi inviabilizada. Quando foi desencadeado o processo das obras de modernização da estação do Pinhal Novo, havia um projecto que preconizava a deslocalização da torre ao longo de cem metros. A emblemática obra do arquitecto José Ângelo Cottinelli Telmo ficaria num espaço aberto, longe das linhas e de fácil acesso público.



O problema é que as obras acabaram por não contemplar essa deslocalização e agora a catenária (cabos suspensos que fornecem energia eléctrica aos comboios) já está totalmente instalada, o que complica ainda mais a vida aos defensores da torre.

"Em princípio, bastaria a classificação de interesse municipal para ela não ser derrubada, mas temos consciência que um dia a Refer decide pelo desmantelamento e ficamos sem ela", admite Manuel Lagarto, colocando-se ao lado dos defensores da torre que reclamam a não demolição do imóvel, mas antes a sua valorização enquanto património ferroviário, numa articulação entre o Museu de Palmela e o Museu Nacional Ferroviário.

O Bloco de Esquerda (BE) já levou o assunto à Assembleia da República, questionando o Ministério das Obras Públicas se tem conhecimento das intenções da Refer. Ainda não há resposta, mas Ana Sertóris, representante do BE em Palmela, defende que "a carga histórica" da torre justifica a sua classificação com o título de Imóvel de Interesse Público como Património Nacional.

"Na exposição que fizemos ao Ministério da Cultura, eles entenderam que, como a torre já está classificada de interesse municipal, está tudo bem. Mas nós consideramos que a legislação permite outro estatuto", frisou.


Créditos: Pela foto, agradecimento ao DN.


Paulo Almeida



News Release 1655 : Despacho nº 4164/2010 (MOPTC)


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 12:03

O Gabinete do Secretário de Estado dos Transportes, fez publicar em Diário da República, I Série, com o nº 47, de hoje, 9 de Março, o Despacho nº 4164/2010 que abaixo editamos.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 104/97, de 29 de Abril, alterado e republicado nos termos do Decreto-Lei n.º 141/2008, de 22 de Julho, a Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., é a entidade gestora da infra-estrutura ferroviária nacional.
Para a prossecução deste objecto, a REFER, E. P. E., conserva os direitos e assume as responsabilidades atribuídas ao Estado relativamente ao domínio público ferroviário nas disposições legais e regulamentares aplicáveis.
Nessa qualidade, compete -lhe dar cumprimento aos objectivos estabelecidos no Decreto-Lei n.º 568/99, de 23 de Dezembro, promovendo, ao longo do território nacional, um programa de supressão e reconversão de passagens de nível, as quais constituem uma das componentes mais
perturbadoras do sistema de exploração ferroviária, como pontos de conflito geradores de permanente insegurança.


No âmbito deste programa, foi desenvolvido o projecto de beneficiação do caminho existente no lado esquerdo da via -férrea, de ligação à EM 108, que irá permitir a supressão da passagem de nível ao quilómetro 145 + 076, da linha do Douro, do tipo D, na freguesia de Linhares, concelho de Carrazeda de Ansiães, criando desta forma uma alternativa segura ao atravessamento da via férrea.



Assim, atenta a natureza da obra, que visa a maior segurança da infra-estrutura ferroviária, bem como o seu inequívoco interesse público, e constatando-se a necessidade de ocupar, com urgência, terrenos não pertencentes ao domínio público ferroviário, mostra-se justificado o recurso ao instituto da expropriação por utilidade pública dos mesmos.

Por outro lado, tendo em conta os objectivos temporais fixados, decorrentes do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 77/2008, de 29 de Abril, e no n.º 1 do artigo 4.º do referido Decreto-Lei n.º 568/99, de 23 de Dezembro, justifica-se ainda que, à presente expropriação, seja atribuído carácter de urgência.

Considerando, pois, que é manifesto o interesse público da supressão da passagem de nível ao quilómetro 145 + 076, da linha do Douro, conforme fundamentação constante da resolução de requerer a declaração de utilidade pública de expropriação:



Assim, a requerimento da Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., e tendo em vista o início imediato dos trabalhos, nos termos e ao abrigo dos artigos 1.º, 3.º, 14.º e 15.º, todos do Código das Expropriações, e no exercício da delegação de competências constante do despacho n.º 3313/2010, de 11 de Fevereiro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 37, de 23 de Fevereiro de 2010, determino o seguinte:

1 — A declaração de utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação dos bens imóveis e dos direitos a eles inerentes, constantes na planta parcelar anexa, com o n.º 10002188075, e no respectivo mapa de áreas também anexo, os quais se destinam a integrar imediatamente o domínio público ferroviário da titularidade do Estado, cuja gestão se encontra atribuída à empresa acima identificada.

2 — Autorizar a REFER, E. P. E., a tomar posse administrativa do referido bem, ao abrigo do n.º 1 do artigo 19.º do citado código.

3 — Os encargos com as expropriações são da responsabilidade da REFER, E. P. E., que, para o efeito, dispõe de cobertura financeira.

1 de Março de 2010 — O Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Henrique Graça Correia da Fonseca.


Luís Moreira


News Release 1654 : CIMAL diz que traçado Sines-Ermidas é "amigo" do porto de Sines


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, terça-feira, 11:56

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Setúbal na Rede, publicada hoje na sua página electrónica, com informação ferroviária relevante.

Carlos Beato, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), considera que o aproveitamento do ramal ferroviário existente entre Sines e Ermidas, em detrimento do proposto pela Refer, que ligaria Sines a Grândola, é a “solução mais amiga” do próprio desenvolvimento do porto de Sines. Em resposta ao presidente da Câmara Municipal de Sines, que confessou ao “Setúbal na Rede” estar “desapontado” com a opção do Governo, Carlos Beato reitera que o melhoramento do ramal actualmente existente é uma decisão “que vai potenciar o crescimento daquela mais-valia sineense”, uma vez que vai permitir escoar os produtos de forma mais rápida e eficaz já daqui a dois anos, “caso se comece a trabalhar nesse sentido imediatamente”.


Paulo Almeida



News Release 1653 : 57 anos do Foguete


Faro [Portugal], 09.03.2010, Semana 11, segunda-feira, 11:47

Faz hoje 57 anos que a CP fez entrar ao serviço, o mítico comboio Foguete, que era providenciado pelas 3 automotoras triplas diesel da série 0500 e que foram construídas pela FIAT em Itália. Como é lógico pensar, entrou ao serviço entre Lisboa e Porto e volta.


Luís Moreira