02 abril 2010

News Release 1810 : Associação de Cidadãos do Porto condena "discriminação da Região Norte"


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 23:21

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Jornalismo Porto Net, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Associação de Cidadãos do Porto mostra-se preocupada com as medidas anunciadas pelo Governo no âmbito do PEC. Os cidadãos da Invicta exigem "que o sacrifício seja extensível a todo o território".

A Associação de Cidadãos emitiu hoje, quarta-feira, um comunicado onde afirma "não compreender, nem aceitar que o sacrifício não seja partilhado pelas regiões mais ricas" e, por isso, defendem "que o sacrifício seja extensível a todo o território". Em causa estão o adiamento das ligações ferroviárias de alta velocidade Porto-Lisboa e Porto-Vigo e a introdução de portagens nas SCUT na Região Norte que para a Associação são exemplos de "discriminação da Região Norte".




As ligações de TGV entre Porto e Lisboa e entre Porto e Vigo vão sofrer um atraso de dois anos, enquanto que em relação à linha Lisboa – Coimbra têm circulado notícias de um possível lançamento de concurso. Os cidadãos do Porto temem que o "adiamento seja apenas uma forma de preparar o cancelamento definitivo da Linha Porto-Vigo".

Quanto às portagens nas SCUT, a Associação condena o facto de apenas se falar nesta medida para a Região Norte, exigindo que "por uma questão de equidade, todas as SCUT sejam portajadas, sem excepção".



Paulo Almeida



News Release 1809 : 600 mil turistas em Roma Termini


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 23:02

A Trenitalia (igual a CP em Portugal) espera atender um adicional de 600 mil turistas na principal estação ferroviária da capital italiana de seu nome Roma Termini, por força das deslocações de peregrinos que se vão deslocar ao Vaticano para participar nas cerimónias pascais presididas por Sua Santidade o Papa Bento XVI.



Este acréscimo anormal de passageiros será suportado por comboios especiais de longo curso que trarão estes mesmos peregrinos de países da Europa central, como França, Alemanha e Reino Unido.


Luís Moreira


News Release 1808 : Mota-Engil contesta Relatório TGV Lisboa-Poceirão


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 22:50

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Expresso, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O presidente da Mota-Engil admitiu hoje contestar "de todas as formas" o relatório preliminar do concurso para a construção do troço Lisboa-Poceirão, que classificou em primeiro lugar o consórcio Tave Tejo, liderado pela espanhola FCC.


"Nós achamos que a nossa proposta é a única proposta séria que foi apresentado e, por isso, contestaremos até ao final", afirmou hoje António Mota, no final da assembleia-geral de acionistas que se realizou no Porto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da construtora admitiu que vai contestar "de todas as formas" o relatório preliminar em que o consórcio Altavia, liderado pela Mota-Engil, ficou classificado em segundo lugar, admitindo a possibilidade de recorrer aos tribunais.


Créditos: Pela foto, agradecimento à Mota-Engil.


Paulo Almeida



News Release 1807 : Linha de TGV entre Lisboa e o Porto vai parar em Coimbra


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 22:42

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Diário Económico, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria do jornalista Nuno Miguel Silva.

O Governo, através do Ministério das Obras Públicas, pediu à RAVE, empresa responsável pelo projecto do TGV em Portugal, para reformular o projecto da linha de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e o Porto. Uma das principais novidades em relação ao anterior plano, é a queda de Pombal como estação intermédia nos dois troços de TGV entre as duas principais cidades do País, estando neste momento a estudar-se a alternativa de Coimbra para esse efeito.

Esta nova opção começou a ser estudada a partir do momento em que a linha de TGV entre Lisboa e o Porto foi adiada, passando o início previsto de operação da mesma de 2015 para 2017.

"Na linha Lisboa-Porto, como foi aprovado o adiamento, estamos a equacionar mudar as secções da linha. Antes, estava previsto o Lisboa-Pombal e o Pombal-Porto. Agora, estamos a estudar a hipótese Lisboa-Coimbra e Coimbra-Porto", adiantou António Mendonça, ministro das Obras Públicas, ao Diário Económico.



Paulo Almeida



News Release 1806 : Refer e Metropolitano de Lisboa com 51% da GIL


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 22:26

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Correio da Manhã, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.



A Parque Expo transferiu um por cento do capital que detinha na Gare Internacional de Lisboa (GIL) para a Refer e outro um por cento ao Metropolitano de Lisboa, sem contrapartidas financeiras.

Continuando a ser o principal accionista da GIL, a Parque Expo detém 49 por cento do capital mas deixa de ter uma posição maioritária, que passa para a Refer e o Metropolitano de Lisboa em conjunto, que detêm agora 51 por cento do capital.

O administrador da Parque Expo, Rui Palma, explica em declarações à agência Lusa que a actividade da GIL não se integra na actividade da Parque Expo de concepção e gestão de projectos de requalificação urbana e ambiental.

A Parque Expo é uma sociedade anónima de capitais públicos, detida pela Direcção-Geral do Tesouro e pela Câmara Municipal de Lisboa.



Paulo Almeida



News Release 1805 : Freguesia de Alcântara deve ser requalificada após obras da REFER


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 22:18

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Sol, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A declaração de impacte ambiente favorável condicionada, emitida pela secretaria de Estado do Ambiente, à ligação desnivelada da Linha de Cascais à Linha de Cintura, integrada no alargamento do terminal de Alcântara, implicará a demolição de vários edifícios de habitação e serviços, que poderão incluir os antigos armazéns da Doca de Santo Amaro, de acordo com um documento a que a Lusa teve acesso.

«É um ponto a que estaremos especialmente atentos. Já temos a ponte por cima, depois temos o comboio da margem Sul, já temos aqui muitas zonas complicadas e acessibilidades difíceis para os residentes e tem de haver aqui uma oportunidade de requalificação da freguesia e revisão das suas acessibilidades», disse à Lusa Isabel Faria.

A autarca afirmou que soube há uma semana que, das quatro alternativas apresentadas pela REFER - Rede Ferroviária Nacional - no estudo de impacto ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente escolheu a que tinha parecido mais plausível à junta.

«O projeto aprovado é praticamente todo do lado da freguesia de Alcântara, por causa da dificuldade em atravessar o caneiro», disse, salientando que a aprovação foi condicionada à variante «em que o comboio vai por baixo de terra na avenida de Ceuta» e que, já à superfície, «quase que atravessa a avenida de Ceuta em paralelo com o comboio da ponte».

Isabel Faria afirmou que agora há ainda pela frente «um longo período de estudos sobre como executar a obra e o seu faseamento, que terão de ser aprovados».

«A questão tem criado expetativa e ansiedade nas pessoas, mas vamos prestando a informação que for possível», disse, realçando que o período de obras será «necessariamente muito complicado para os residentes».

Quanto ao destino de estabelecimentos comerciais na zona, incluindo os restaurantes e bares das Docas, Isabel Faria realçou que a solução «está a ser acautelada com os próprios comerciantes».

«Tudo depende do projeto que for elaborado, mas que há a intenção de encontrar situações provisórias em relação aos restaurantes das Docas, para depois serem repostos», contou.

Segundo a declaração de impacte ambiental (DIA) «favorável condicionada» emitida pela Secretaria de Estado do Ambiente ao projeto da ligação desnivelada, o plano de minimização e/ou compensação das demolições a efetuar deverá «apresentar alternativas que evitem a demolição» dos antigos armazéns.

No entanto, refere o documento, a que a Lusa teve acesso, «caso tal não seja possível, a inevitabilidade desta demolição deverá ser justificada».



Paulo Almeida



News Release 1804 : NETWORK RAIL


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 21:58

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da Network Rail, que é no Reino Unido a mesma coisa que a REFER é em Portugal e que se denomina "Network Rail".



Página: Network Rail
Endereço URL: http://www.networkrail.co.uk/
Situação: Activa
Idioma: Inglês
Autor: Network Rail
Classificação LUISFER
Page Screen: 8 em 10
Page Total: 8 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte •


Luís Moreira


News Release 1803 : Vodafone e CP inauguram "Embaixada do Rock in Rio" no Porto


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 21:24

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia da TVNET, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A organização do Rock in Rio, juntamente com os seus parceiros CP e Vodafone, volta ao Porto para inaugurar a Embaixada do Rock in Rio.

Continuando a aproximação ao Porto e ao Norte do país, a organização do Rock in Rio, juntamente com os seus parceiros CP e Vodafone, volta ao Porto para inaugurar a Embaixada do Rock in Rio, na Estação de S. Bento, uma das principais portas de acesso à cidade do Porto. À semelhança do que aconteceu em 2008, este é um espaço para divulgação do evento junto do público do Norte com uma programação variada consoante o dia da semana e que, até ao dia 22 de Abril, vai realizar acções que envolvem o público e animar os utilizadores dos transportes públicos.

Situada na Estação de S. Bento no Porto, espaço cedido pela CP, a Embaixada do Rock in Rio é composta por uma estrutura que vai ter a cada dia uma actividade de animação diferente. Do Zapping ao Karaoke, passando por concertos de bandas e tunas, a animação está garantida na Embaixada do Rock in Rio.

Os mais de 60 mil clientes da CP que utilizam diariamente a estação de S. Bento poderão divertir-se e saber todas as informações sobre o maior evento de música e entretenimento do mundo na Embaixada do Rock in Rio de 30 de Março a 22 de Abril.

"As actividades irão desenrolar-se em dois momentos distintos: das 14H às 17H estarão duas hospedeiras no espaço a dar informações acerca do Rock in Rio. Das 17H às 20H terão lugar as actividades propriamente ditas. Às segundas-feiras haverá karaoke para pôr o Porto a cantar, às terças-feiras é dia de Zapping, um jogo em formato gameshow que pode ser jogado individualmente ou por equipas, às quartas-feiras haverão actuações de bandas escolhidas pelos Expensive Soul, dando assim, mais uma vez, oportunidade a novos nomes da música de se mostrarem ao público. Às quintas-feiras será dia de actuação de tunas e às sextas-feiras é novamente dia de karaoke, uma maneira divertida de celebrar a chegada do fim-de-semana", lê-se numa nota enviada à TVNET.



Paulo Almeida



News Release 1802 : EDP propõe autocarro e barco como alternativa ao comboio na Linha do Tua


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 20:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante da autoria do jornalista Fernando Pires.

Projecto de mobilidade inviabiliza substituir a linha que vai ficar submersa pela barragem.

A EDP não apresentará qualquer proposta de alternativa ferroviária ao troço da linha do Tua que ficará inundado com a construção da barragem de Foz-Tua. As alternativas vão passar pelos transportes fluviais (para o turismo) e rodoviários (mobilidade quotidiana).

Em causa está o estudo de alternativas de transporte às populações servidas pela linha do Tua, imposto pela Declaração de Impacto Ambiental, emitida há quase um ano pelo Ministério do Ambiente que aprova a construção da barragem "fortemente condicionada" com a cota de nível de pleno armazenamento mais baixa (170 metros), das soluções alternativas em avaliação.

Com essa decisão, a linha do Tua será inundada em cerca de 16 quilómetros dos cerca de 54 da sua extensão, ficando submersos cinco apeadeiros e desactiva automaticamente os primeiros quatro quilómetros da ferrovia, entre o Tua e Tralhariz, para os trabalhos do projecto.

Uma das imposições é o estudo das alternativas de transporte, incluindo a alternativa ferroviária, que a EDP afastou de imediato pela relação custo/benefício. "No total, orçaria entre os 130 e os 140 milhões de euros, valor muito desproporcionado face aos benefícios expectáveis", lê-se no documento, em consulta até ao dia 19.

Para chegar a esses valores, o Gabinete de Estudos e Geotecnia teve em conta que "a extensão necessária da linha para vencer o desnível seria de cerca de oito quilómetros e que, mesmo essa solução, só seria possível à custa de um atravessamento para a margem direita do rio e um regresso à margem esquerda, por forma a findar o traçado na actual estação do Tua, o que teria impactos ao nível paisagístico e ambiental". Sendo assim, a EDP apresenta duas propostas paralelas, cada uma adaptada a cada segmento de procura, embora articuladas.

A solução turística combina a alternativa ferroviária entre Mirandela e Brunheda, com a alternativa fluvial entre Brunheda e a barragem e a alternativa rodoviária entre a barragem e o Tua.

Requalificação

O restabelecimento da ligação ferroviária entre Mirandela e Brunheda implica uma requalificação numa extensão de 33 quilómetros, que permitiria a extensão do serviço regular de passageiros e potencia a organização de serviços ocasionais turísticos, bem como recupera parte do património ferroviário da linha do Tua. No entanto, o investimento, estimado em cerca de 15 milhões de euros, não deve ser da responsabilidade nem encargo da EDP, mas da REFER. Ainda no segmento turístico, é proposta a alternativa rodoviária entre a barragem e o Tua, através de um minibus. Outra proposta passa pela transformação da linha entre a barragem e o Tua em via pedonal. Essa solução envolve um envelope financeiro, da responsabilidade da EDP, entre 3,5 e cinco milhões.

Na solução para a mobilidade quotidiana, a EDP propõe a combinação do serviço de transporte ferroviário entre Mirandela e Brunheda, com um serviço assente na rodovia e na utilização de autocarros entre Brunheda e o Tua. Esta hipótese teria um encargo para a EDP de 600 mil euros, mais os 15 milhões da requalificação da linha, da responsabilidade da REFER, da qual não foi possível obter qualquer reacção às propostas.

Uma das contrapartidas da EDP para os concelhos que vão ser abrangidos pela construção da barragem do Tua é a sua participação, através de um fundo financeiro, no nascimento de uma Agência Regional de Desenvolvimento.



Paulo Almeida



News Release 1801 : LUISFER não vai ser recebida pelo MOPTC


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 14:37

Os amigos leitores que acompanham de forma regular este nosso/vosso blogue há vários anos, sabem que não temos tradição de no dia 1 de Abril, pregarmos partidas, pelo que até não achamos muita graça a isso. Mas neste ano de 2010, decidimos participar para aproveitando a data, darmos uma resposta necessária e convicta ao MOPTC, que nos desapontou em toda a linha. Portanto, como é hábito também acontecer, quem mentiu no dia 1 de Abril como nós, vem no dia seguinte desmentir aquilo que afirmou, ou seja, a News Release 1795 não é verdadeira.

Aquilo que apenas desejamos realçar e condenar é a total falta de cumprimento daquilo que é prometido, mas atenção, isto acontece e é válido na nossa triste sociedade, seja ela governada por socialistas ou sociais-democratas ou outros que tais. Sim, eu faço isso, sim eu telefono amanhã, sim pode estar certo e depois não se honrar com aquilo que se afirma é um comportamento que nos define enquanto povo, que não é credível nem de confiança e pouco capaz de ser rigoroso consigo próprio, seja a nível de estar a horas certas e não chegar atrasado e de cumprir aquilo que diz, mesmo que a resposta seja sim ou não, mas que venha essa resposta. Todos sabemos que somos assim.

Sendo assim, desejamos lamentar de forma inequívoca o tratamento e a falta de respeito que o MOPTC teve para connosco, quando nós em relação ao MOPTC lhe damos consideração e estima, por ser quem é. Certamente que algumas pessoas podem não concordar connosco, porque podem dizer que os ministros não podem estar disponíveis para receber qualquer pessoa que queira, outros claro que sabendo que se trata de um pedido da LUISFER, logo desejam afirmar que nós não somos ninguém, pelo que isso nos passa ao lado, como é evidente, mas sem esquecer quem o diz, numa perspectiva diferente daquilo que as pessoas podem pensar.

Realmente pedimos, logo que o Ministro António Mendonça tomou posse, que fizesse o favor de nos conceder uma audiência (só ele, não Sec. de Estado ou Chefe de Gabinete) pois tinhamos em agenda 6 assuntos diferentes, 2 deles da maior importância para o caminho-de-ferro em Portugal em termos globais, que queriamos que o Senhor Ministro António Mendonça (ao mais alto nível) tivesse em primeiro lugar conhecimento e depois se assim o entendesse, patrocinar e empenhar-se junto com outras entidades para a sua feliz realização porque inédita e deveras importante para a realidade ferroviária em Portugal.

Recebemos resposta, como abaixo se vê



Acontece que, quando lemos esta carta no Algarve, passavam 2 horas depois da hora em que deviamos estar em Lisboa, pelo que se percebe, não conseguimos estar porque recebemos tarde esta missiva. Respondemos, pedindo nova audiência, pelo que não recebemos mais resposta, contactamos por telefone e email o MOPTC, falamos com 3 secretárias diferentes que trabalham nos Gabinetes do Ministro e do Secretário de Estado dos Tansportes, que nos pediram para fazermos email a solicitar audiência. Assim fizemos e o tempo passa, estamos em Abril, já passa bastante tempo e há um evento que já não poderá se realizar, porque tinha que ser decidido o mais tardar até Janeiro de 2010.

A provar esta nossa insatisfação, podemos acrescentar que falamos com uma secretária do Secretário de Estado dos Transportes há cerca de 2 semanas, que só não revelamos aqui o nome por cortesia para com o MOPTC, que nos garantiu a pés juntos que ia procurar o nosso processo e que nos telefonava sem falta horas depois (ligamos de manhã, esperamos que o fizesse à tarde) e até agora, ainda estamos à espera.

Conclusão, as pessoas podem valorizar ou desvalorizar a nossa instituição (mais uma vez lembramos, que não tem personalidade júridica e é privada e assim quererá ser sempre) que faz este ano 34 anos de EXISTÊNCIA (fomos os primeiros) e ainda bem que existe embora alguns (poucos) a detestem, ou valorizar ou desvalorizar o conhecimento, o saber, a visão futurista extraordinária (e o que as pessoas ainda não sabem do valor que temos e a certeza que temos disso) e a experiência do seu fundador Luís Moreira.

Resumindo, o MOPTC assegura toda a legitimidade para dar crédito ou não às nossas diligências e pedidos e como é evidente, aceitamos isso de forma democrática, ficando connosco a percepção que temos da resposta que obtivemos, perante os méritos das nossas formulações ou pedidos. Agora, aquilo que condenamos com toda a nossa veemência, é este comportamento de não se responder (não precisamos que outros nos façam compreender, que é essa ausência de resposta é um não, assim como outras coisas), dizendo, sim, será recebido no dia x à hora y ou então, não, não será recebido, MAS DIGAM.

Como nação (veja-se o resultado), não iremos muito longe quando em coisas tão simples como esta ausência de resposta que nós temos e que outros milhares também sentem no dia-a-dia e nas mais diversas manifestações de importância, se verifica de modo ímpune este comportamento tido como normal, em que outros, antes preferem criticar quem assim argumenta com base na razão e na lógica do certo.


Luís Moreira


News Release 1800 : 123 anos da Linha de Sintra


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 11:54

Faz hoje 123 anos que foi inaugurada a via férrea entre Alcântara-Terra e Sintra, naturalmente em bitola larga (1668 mm) e em via única não electrificada. Como os leitores sabem, hoje este mesmo troço pertence a duas linhas distintas a saber:

- De Alcântara-Terra até Campolide temos a Linha de Cintura
- De Campolide até Sintra temos então a Linha de Sintra


Luís Moreira