02 abril 2010

News Release 1801 : LUISFER não vai ser recebida pelo MOPTC


Faro [Portugal], 02.04.2010, Semana 14, sexta-feira, 14:37

Os amigos leitores que acompanham de forma regular este nosso/vosso blogue há vários anos, sabem que não temos tradição de no dia 1 de Abril, pregarmos partidas, pelo que até não achamos muita graça a isso. Mas neste ano de 2010, decidimos participar para aproveitando a data, darmos uma resposta necessária e convicta ao MOPTC, que nos desapontou em toda a linha. Portanto, como é hábito também acontecer, quem mentiu no dia 1 de Abril como nós, vem no dia seguinte desmentir aquilo que afirmou, ou seja, a News Release 1795 não é verdadeira.

Aquilo que apenas desejamos realçar e condenar é a total falta de cumprimento daquilo que é prometido, mas atenção, isto acontece e é válido na nossa triste sociedade, seja ela governada por socialistas ou sociais-democratas ou outros que tais. Sim, eu faço isso, sim eu telefono amanhã, sim pode estar certo e depois não se honrar com aquilo que se afirma é um comportamento que nos define enquanto povo, que não é credível nem de confiança e pouco capaz de ser rigoroso consigo próprio, seja a nível de estar a horas certas e não chegar atrasado e de cumprir aquilo que diz, mesmo que a resposta seja sim ou não, mas que venha essa resposta. Todos sabemos que somos assim.

Sendo assim, desejamos lamentar de forma inequívoca o tratamento e a falta de respeito que o MOPTC teve para connosco, quando nós em relação ao MOPTC lhe damos consideração e estima, por ser quem é. Certamente que algumas pessoas podem não concordar connosco, porque podem dizer que os ministros não podem estar disponíveis para receber qualquer pessoa que queira, outros claro que sabendo que se trata de um pedido da LUISFER, logo desejam afirmar que nós não somos ninguém, pelo que isso nos passa ao lado, como é evidente, mas sem esquecer quem o diz, numa perspectiva diferente daquilo que as pessoas podem pensar.

Realmente pedimos, logo que o Ministro António Mendonça tomou posse, que fizesse o favor de nos conceder uma audiência (só ele, não Sec. de Estado ou Chefe de Gabinete) pois tinhamos em agenda 6 assuntos diferentes, 2 deles da maior importância para o caminho-de-ferro em Portugal em termos globais, que queriamos que o Senhor Ministro António Mendonça (ao mais alto nível) tivesse em primeiro lugar conhecimento e depois se assim o entendesse, patrocinar e empenhar-se junto com outras entidades para a sua feliz realização porque inédita e deveras importante para a realidade ferroviária em Portugal.

Recebemos resposta, como abaixo se vê



Acontece que, quando lemos esta carta no Algarve, passavam 2 horas depois da hora em que deviamos estar em Lisboa, pelo que se percebe, não conseguimos estar porque recebemos tarde esta missiva. Respondemos, pedindo nova audiência, pelo que não recebemos mais resposta, contactamos por telefone e email o MOPTC, falamos com 3 secretárias diferentes que trabalham nos Gabinetes do Ministro e do Secretário de Estado dos Tansportes, que nos pediram para fazermos email a solicitar audiência. Assim fizemos e o tempo passa, estamos em Abril, já passa bastante tempo e há um evento que já não poderá se realizar, porque tinha que ser decidido o mais tardar até Janeiro de 2010.

A provar esta nossa insatisfação, podemos acrescentar que falamos com uma secretária do Secretário de Estado dos Transportes há cerca de 2 semanas, que só não revelamos aqui o nome por cortesia para com o MOPTC, que nos garantiu a pés juntos que ia procurar o nosso processo e que nos telefonava sem falta horas depois (ligamos de manhã, esperamos que o fizesse à tarde) e até agora, ainda estamos à espera.

Conclusão, as pessoas podem valorizar ou desvalorizar a nossa instituição (mais uma vez lembramos, que não tem personalidade júridica e é privada e assim quererá ser sempre) que faz este ano 34 anos de EXISTÊNCIA (fomos os primeiros) e ainda bem que existe embora alguns (poucos) a detestem, ou valorizar ou desvalorizar o conhecimento, o saber, a visão futurista extraordinária (e o que as pessoas ainda não sabem do valor que temos e a certeza que temos disso) e a experiência do seu fundador Luís Moreira.

Resumindo, o MOPTC assegura toda a legitimidade para dar crédito ou não às nossas diligências e pedidos e como é evidente, aceitamos isso de forma democrática, ficando connosco a percepção que temos da resposta que obtivemos, perante os méritos das nossas formulações ou pedidos. Agora, aquilo que condenamos com toda a nossa veemência, é este comportamento de não se responder (não precisamos que outros nos façam compreender, que é essa ausência de resposta é um não, assim como outras coisas), dizendo, sim, será recebido no dia x à hora y ou então, não, não será recebido, MAS DIGAM.

Como nação (veja-se o resultado), não iremos muito longe quando em coisas tão simples como esta ausência de resposta que nós temos e que outros milhares também sentem no dia-a-dia e nas mais diversas manifestações de importância, se verifica de modo ímpune este comportamento tido como normal, em que outros, antes preferem criticar quem assim argumenta com base na razão e na lógica do certo.


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.