07 dezembro 2009

News Release 1314 : Alterações no Regional Barreiro - Algarve


Faro [Portugal], 07.12.2009, Semana 50, Segunda-feira, 22:09

O diário digital Rostos.pt, edita uma notícia sobre alterações de horários que a CP vai fazer nos próximos dias, na região sul do país, nomeadamente comboios regionais entre o Barreiro e o Algarve. Com cortesia, fazemos de seguida a respectiva transcrição.

Pela informação que recebemos a partir de 13 de Dezembro passam os comboios com destino ao Algarve passam a circular entre Setúbal e Tunes, deixando de terminar e iniciar os seus percursos no Barreiro. Estão previstas duas circulações em cada sentido, como acontece actualmente, mas terão inicio e fim em Setúbal, ou em Tunes, no sentido inverso.

Em contrapartida, é referido, será reeditado uma espécie do antigo comboio 3800, que inicia uma circulação de manhã na Funcheira para Setúbal e à noite uma circulação a partir de Setúbal com terminus em Funcheira. De igual modo, refere a nota que recebemos, prevê-se que circule um comboio de manhã Funcheira - Tunes e ao final do dia Tunes - Funcheira. Resumindo mantêm-se duas circulações (só entre Setúbal e Tunes).

Assim são retirados os comboios regionais da linha Urbana do Sado, que deixam de circular até Faro. Neste processo de mudanças não se tem em atenção a existência de tracção eléctrica entre Tunes e Faro que poderia e deveria ser mais aproveitada.

Com este sistema de circulação as viagens para o Algarve ficam, assim, resumidas:

- Actualmente Tunes -Barreiro (de manhã) 03h35, passa para 04h10m.
- Se considerarmos Faro - Barreiro, teremos uma viagem de 05h06 (mais 57minutos que actualmente).

É um facto que com estas medidas a CP piora serviço regional público e as ligações do Barreiro com o sul do país.



Luís Moreira



News Release 1313 : Telemóveis substituem bilhetes da CP



Faro [Portugal], 07.12.2009, Semana 50, Segunda-feira, 21:26

Edita-se nesta News Release, com cortesia, notícia publicada na versão on-line do semanário Expresso e referente à CP.

A CP promete que 2010 será o "ano do salto tecnológico" para o cliente do transporte ferroviário português. E garante que em vez de bilhetes, haverá telemóveis...

"Já estamos a testar soluções que vão facilitar a vida aos nossos clientes a muito curto prazo. Queremos que a compra de bilhetes possa ser efectuada através do telemóvel. Mas não nos ficaremos por aí. Também vamos incluir novas funções nos telemóveis para que possam substituir os tradicionais bilhetes com banda magnética e abram as portas de acesso às estações", revelou o presidente da CP, Cardoso dos Reis. "Ou seja, para além do contacto do bilhete, as portas poderão ser abertas com um telemóvel", explicou.

A divulgação destes projectos da CP foi feita sábado (5 de Dezembro) na viagem do "Climate Express - Comboio para Copenhaga". Promovida pela UIC - União Internacional dos Caminhos de Ferro, esta iniciativa ambientalista ligou Bruxelas à capital da Dinamarca, antecedendo a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP15) que hoje começa em Copenhaga e que terminará a 18 de Dezembro. Anteriormente, em Novembro, uma outra equipa deste projecto efectuou a viagem no Transiberiano, entre Vladivostok e Moscovo (9288 quilómetros).

Desmaterializar os bilhetes Um dos contributos da CP para a questão ambiental é aumentar a desmaterialização de títulos de viagem e permitir que os clientes tenham acesso imediato à sua oferta de transporte.

"A CP terá um serviço mais eficiente e mais sustentável", diz Cardoso dos Reis. E para que a compra de bilhetes possa ser feita por telemóvel, a CP alargará as potencialidades da plataforma informática "Mobi", que agora está a ser lançada.

"Esta plataforma permite que o nosso cliente aceda, através do telemóvel, à informação que a CP coloca online na internet. Pelo telemóvel, poderá pesquisar os horários da CP em todas as estações do país, os preços das viagens e os tempos de duração. E ainda pode saber quais são os custos energéticos das viagens ferroviárias no simulador EcoViagem CP Mobile, comparando-os com uma deslocação rodoviária equivalente", explica Cardoso dos Reis. "Mas também terá acesso ao call center da CP", adianta.



CP antecipa tecnologia na Europa

"Queremos ter estas soluções operacionais em 2010 e julgo que seremos o primeiro operador ferroviário europeu a fazer isto. Por enquanto, somos os únicos que validamos bilhetes por SMS aos clientes que compram os títulos de viagem pela internet, pagando com cartão de crédito. O SMS permite que o cliente não imprima o bilhete, bastando que mostre ao revisor o SMS recebido no telemóvel" explica o presidente da CP. "A CP investiu €160 mil na plataforma do sistema 'Mobi' com a venda de bilhetes", revelou Cardoso dos Reis. No entanto, a compra de bilhetes pelo telemóvel só será válida para viagens de longo curso, para os serviços Alfa e Intercidades.

"Queremos alargar este tipo de vendas à restante oferta de viagens, mas isso terá de ser feito gradualmente, porque a CP terá de compatibilizar esta nova plataforma com os sistemas informáticos das diversas operações. Além disso, ainda há resistências às compras pela internet", diz Cardoso dos Reis.

Passes à venda na internet

Mas a curto prazo a CP ainda apresentará outra novidade para quem estiver registado no 'myCP' e quiser pagar com cartão de crédito. "Estes clientes poderão comprar os passes mensais pela internet, através da bilheteira online 'netTicket'. Este sistema permite fazer compras com um mês de antecedência e oferece descontos a seniores, jovens e crianças", refere o presidente da empresa.

As 14 horas da viagem ferroviária realizada pelo "Climate Express - Comboio para Copenhaga" , entre Bruxelas e a capital da Dinamarca, deram aos seus 400 participantes uma noção exaustiva sobre os desafios ambientais e os problemas técnicos que o sector dos transportes terá de enfrentar para entrar numa fase mais sustentável. E, sobretudo, menos poluente.

Eco-Vinheta para transporte rodoviário

A médio prazo, o objectivo europeu é introduzir uma Eco-Vinheta que passe a taxar o transporte rodoviário de mercadorias. Dessa forma, os comboios passariam a ser utilizados como modo preferencial para transportar cargas e mercadorias em longas distâncias, reduzindo a poluição e o congestionamento das estradas provocados pelos camiões de longo curso.

Aliás, o facto do "Climate - Express" ter realizado uma viagem longa exclusivamente movido com recurso a energia limpa - sem emissões de CO2 - foi uma das "bandeiras" dos seus promotores, coordenados pela UIC, dirigida por Jean-Pierre Loubinoux.

Energia 100% limpa

Durante a travessia da Alemanha, os técnicos da D Bahn (DB) - o operador ferroviário estatal alemão - explicaram que foi comprada, no mercado da electricidade, a energia necessária para efectuar esta viagem. "Foi energia 100% limpa, produzida sem emissões de CO2, proveniente de centrais hidroeléctricas", referiu um quadro da DB.Os elementos da UIC notaram que nos últimos anos tem sido dado grande destaque mediático às evoluções tecnológicas dos automóveis eléctricos e à maior autonomia das modernas baterias que utilizam, quando os comboios eléctricos circulam sem restrições de autonomia e transportam centenas de passageiros. "Todos se esquecem disso. A verdade é que a ferrovia tem o modo de transporte mais amigo do ambiente", referem os quadros da UIC.

Créditos: Pela foto, agradecimento ao Expresso.


Luís Moreira




News Release 1312 : Estatutos da LUISFER (5ª alteração)


Faro [Portugal], 07.12.2009, Semana 50, Segunda-feira, 14:16

Informamos os nossos amigos leitores, que procedemos hoje à quinta alteração aos Estatutos da LUISFER. A última revisão dos mesmos Estatutos, ocorreu em Agosto passado e foram os mesmos, publicitados neste blogue oficial da LUISFER, através da News Release 946, que até agora vigorava.

Até à data de hoje, ou seja, neste espaço de tempo, produziram-se algumas alterações aos mesmos Estatutos, que foram revistas neste mês de Dezembro, nomeadamente a inclusão das páginas web da LUISFERTV e correcção de alguns artigos, que são agora publicadas através da presente News Release.

ESTATUTOS DA LUISFER
(versão oficial após 5ª alteração)

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO E OBJECTO


Artigo 1º

Denominação, sede e duração

1. A LUISFER, adopta a denominação de LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias e pode ser abreviadamente designada por LUISFER, sendo adiante referida indistintamente desta forma.

2. A LUISFER, é uma pessoa singular de direito privado de utilidade pública, por vontade expressa do seu fundador, de âmbito nacional e internacional e sem fins lucrativos, com sede (provisória) na Rua da Armona, Edifício 2 - Bloco 6 - r/c esq, na cidade de Olhão, tendo sido constituída em 13 de Agosto de 1976, na cidade do Porto, Portugal, para durar por tempo indeterminado, podendo abrir delegações no país ou no estrangeiro, de maneira directa ou representativa.

3. Sendo propósito fundamental da LUISFER, funcionar sempre num modo singular, desde a sua fundação que a mesma, pretende obter estatuto jurídico perante o Estado Português, que desde a altura e até hoje, não o reconhece e não aceita a constituição de organismos individuais, como aquele que é a LUISFER, a não ser no âmbito comercial, podendo no entanto, a mesma LUISFER, organizar-se e funcionar da mesma forma, sem contudo, beneficiar do reconhecimento jurídico da sua organização, não tendo assim personalidade jurídica perante o mesmo Estado Português.

Artigo 2º

Objecto social, princípios fundamentais, símbolo de identidade e língua

1. A LUISFER que tem como objecto a realização de estudos, a promoção, defesa de tudo o que tenha a ver com o comboio, nomeadamente o caminho-de-ferro puro, assim como o modelismo à escala, pauta a sua organização e funcionamento pelos princípios da democraticidade, da unidade e da independência.

2. A LUISFER é independente no âmbito político, partidário, corporativo e empresarial, tendo como política, o melhor relacionamento com todas as entidades ferroviárias internacionais e nacionais.

3. A LUISFER usa um logótipo oficial que é o quarto a ter sido produzido e usado em efectivo desde a sua fundação, e pode-lhe ser associada a designação “Le Partenaire du Rail depuis 1976”, que é o lema da LUISFER, desde 2005.

4. A língua oficial da LUISFER, aposta muitas vezes em documentos produzidos pela mesma LUISFER, é o francês, que é uma das línguas oficiais da UIC, assim como o inglês e o português, sendo esta última, língua não oficial da UIC. Outras línguas também podem ser usadas nos mais diversos suportes, tais como o alemão (que é a par do francês e inglês, línguas oficiais da UIC), castelhano e italiano.

Artigo 3º

Atribuições

Para a prossecução do seu objecto, praticará, a LUISFER, todos os actos e desenvolverá todas as acções necessárias e adequadas, desde que não lhe sejam expressamente vedadas por lei, competindo-lhe nomeadamente, entre outras:

a) Pronunciar-se sobre todas as matérias sobre o caminho-de-ferro;

b) Realizar estudos sobre temas ferroviários, de modo a ter e consolidar uma cultura ferroviária irrepreensível;

c) Dirigir-se às entidades existentes, com o mais elevado profissionalismo, tendo em conta as suas particularidades, que estes estatutos lhe conferem, sendo para fins legais, sempre usada a identidade do seu fundador e presidente;

d) Emitir pareceres e promover actividades sobre quaisquer assuntos respeitantes ao comboio, seja por sua iniciativa, ou a pedido de outras entidades, quando lhe forem solicitados;

e) Promover actividades, reuniões, conferências e debates sobre assuntos de âmbito ferroviário;

f) Relacionar-se e ser membra de associações e federações de associações e organizações internacionais congéneres que prossigam objectivos análogos;

g) Realização de trabalhos fotográficos e video (multimédia), e disponibilizar os mesmos, para benefício de todos os que gostam e amam a sério o caminho-de-ferro, nomeadamente através de página web;

h) Ter uma relação primordial e em especial, com a CP Comboios de Portugal, com a qual mantém um relacionamento único, desde 1976, não desvalorizando, porém, relacionamento muito próximo com a Rede Ferroviária Nacional-REFER,entre outras entidades, como o Ministério dos Transportes e com o IMTT Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, assim como ter e manter um bom relacionamento com as outras Associações de Amigos dos Comboios, especialmente, as que tem existência legal em Portugal;

i) Divulgar as suas iniciativas, actividades e edições, utilizando os mais diversos suportes;

j) Integrar conselhos consultivos, comissões de estudo e grupos de trabalho constituídos para proceder à análise de assuntos de relevante interesse para a LUISFER e para o caminho-de-ferro em geral, se assim for entendido;

CAPÍTULO II

DOS ÓRGÃOS DA DIRECÇÃO E ASSOCIADOS


Artigo 4º

Filiação

1. A LUISFER foi fundada por Luís Manuel FC Moreira em 13 de Agosto de 1976, em plena linha 5, 3ª plataforma da estação de PORTO (Campanhã), nunca parou a sua actividade e continua nos dias de hoje, a ser dirigida, pela mesma e única pessoa, que é obrigada pelos presentes estatutos, em termos de imagem e responsabilidade;

2. Já exerceram no passado e podem exercer no futuro, trabalho gratuito ou remunerado (neste caso a nível pessoal, por intermédio de Luís Manuel FC Moreira) pessoas que realizaram a pedido da LUISFER, trabalho complementar, alguns como colaboradores, não tendo sido nunca, nem serão, quadros da mesma LUISFER;

3. Pelas características e objecto da LUISFER, a filiação de associados é recusada liminarmente pelos presentes estatutos, pelo que a LUISFER, sendo mais que isso, não é uma associação de amigos dos comboios (portanto é singular e não colectiva), embora seja vista, dessa maneira, no meio ferroviário, sendo a organização do género, em actividade, mais antiga em Portugal, sendo-lhe posteriores, todas as outras colectividades conhecidas, essas sim, com personalidade jurídica. Não existe, por conseguinte, Direcção com vários membros, Assembleia Geral, assim como sócios e igualmente Conselho Fiscal, tudo órgãos próprios, para organizações do género, ou seja, com personalidade jurídica e colectiva, obrigada perante o Estado Português.

CAPÍTULO III

DO PATRIMÓNIO

Artigo 5º

Património e Inventário

1. O património da LUISFER é constituído pelas receitas próprias, recebidas por parte do seu fundador, ou seja, as injecções financeiras de Luís Manuel FC Moreira, o rendimento dos bens próprios quando os houver, as subvenções que licitamente lhe advenham e que serão sempre usadas em benefício da mesma LUISFER, assim como por todas as coisas por ela adquiridas a título oneroso ou gratuito e ainda o conjunto dos direitos e obrigações e universalidade dos bens móveis e imóveis que lhe venham a ser atribuídos a qualquer título e os que adquirir no âmbito das suas atribuições e competências. Salvaguardadas as limitações impostas pelos presentes Estatutos ou decorrentes da lei, a LUISFER, gere com total autonomia o seu património.

2. A LUISFER pode negociar e contrair empréstimos, conceder garantias, bem como participar no capital de sociedades comerciais ou criar sociedades que sejam instrumento útil para a prossecução do objectivo de optimização da gestão do seu património, assim como, levar a cabo os seus objectivos a nível de estudo e realização na área ferroviária. Na prossecução dos seus fins e no respeito pelos Estatutos e pela lei, a LUISFER pode:

a) Adquirir, alienar ou onerar, a qualquer título, bens móveis e imóveis;
b) Aceitar quaisquer heranças, legados ou doações de entidades públicas ou privadas, portuguesas ou estrangeiras, dependendo a aceitação da compatibilização dos eventuais encargos com os fins da LUISFER;
c) Contratar empréstimos e conceder garantias no quadro da optimização da valorização do seu património e da concretização dos seus fins;
d) Constituir ou participar no capital de sociedades comerciais ou de outras pessoas colectivas sempre que tal se mostre de interesse para a prossecução dos seus fins;
e) Dispor de fundos em bancos legalmente autorizados a exercer a sua actividade em Portugal.

3. Os bens constantes do património da LUISFER são registados em inventário anual, reportado a 31 de Dezembro de cada ano, nele se discriminando a natureza jurídica do título de afectação, seja ele definitivo ou temporário.

4. No entanto, os presentes Estatutos, aceitando o que se estabelece no ponto 2 do artigo 5º, proíbe de forma clara, que a mesma LUISFER, possa ser em parte ou no seu todo, controlada directa ou indirectamente, por qualquer outra entidade nacional ou internacional que tenha fins educativos, comerciais ou financeiros, seja por doacção, aquisição financeira, ou outra qualquer forma.

5. Ao abrigo da redacção dos presentes Estatutos, assim como da especificidade dos mesmos, todos os pontos do artigo 5º, fundem-se sempre a nível de responsabilidade júridica, em nome de Luís Manuel FC Moreira, nome pelo qual, se averbará sempre, quaisquer participações directas e indirectas da LUISFER, fora dela mesma e por via legal, não haver assim contradição, visto que a mesma LUISFER, não têm nem pode ter personalidade jurídica junto do Estado Português, pela singularidade dada aos presentes Estatutos, que observam o desejo de Luís Manuel FC Moreira, ao mesmo tempo, fundador e presidente da mesma LUISFER.

CAPÍTULO IV

DOS ÓRGÃOS E ORGANIZAÇÃO INTERNA


Artigo 6º

Órgãos

1. São órgãos da LUISFER:

a) O Presidente;
b) O Departamento de Estudos;
c) O Departamento Multimédia;
d) O Departamento de Comunicação e Imagem;
e) O Departamento de Modelismo;
f) O Secretariado

Artigo 7º

O Presidente

1. O Presidente da LUISFER é Luís Manuel FC Moreira (ver foto abaixo), e exerce os seus poderes, nessa condição, em pleno e dispensado de obrigações estatutárias, próprias de pessoas colectivas e representa/responde sempre pela LUISFER, em qualquer circunstância, conferida pelos presentes Estatutos. O exercício do cargo não confere direito a qualquer remuneração ou atribuição patrimonial, passada, presente ou futura, por parte do Presidente da LUISFER.

2. O mandato de Luís Manuel FC Moreira à frente da LUISFER, é contínuo desde 13 de Agosto de 1976 e assim será sempre até à sua morte (ou impedimento grave de saúde) e quando essa situação se verificar, é seu desejo também que a LUISFER passe a ser uma Fundação, feita em sua memória, que tenha a sede na cidade do Porto, Portugal e que tenha como objectivo principal, valorizar e engrandecer o caminho-de-ferro em Portugal.

Artigo 8º

O Departamento de Estudos

1. O Departamento de Estudos, é dentro da organização interna da LUISFER, o mais antigo serviço, sendo neste Departamento, que se realizam estudos e projectos e que hoje, no modo informático, se dispõe duma base de dados, fruto de mais de 30 anos de investigação, sobre as mais diversas áreas de interesse, em especial, sobre o material circulante das redes e sobre as Instalações Fixas (hoje Infra) das mesmas, assim como o arquivo, sendo-lhe atribuída a tarefa, de arquivar, guardar e zelar por toda a rica documentação da LUISFER. É da responsabilidade deste Departamento, a página web LUISFER DIT, no endereço URL http://luisferdoc.no.sapo.pt/ e no e-mail luisfer.rail@yahoo.com.

Artigo 9º

O Departamento Multimédia

1. O Departamento Multimédia, é dentro da organização interna da LUISFER, o serviço responsável pela realização de trabalhos multimédia, especialmente fotografia e vídeo, tendo igualmente um arquivo, que têm a tarefa, de arquivar, guardar e zelar por toda a rico espólio da LUISFER. Também é da responsabilidade deste Departamento, a oferta (e respectiva actualização) a todos, a nível de fotografia, que é a LUISFER FOTOPIC, no endereço URL http://luisfer.fotopic.net/ e a nível de vídeo, que é a LUISFER TV, nos endereços URL http://www.youtube.com/user/LUISFERTV e http://videos.sapo.pt/luisfertv e ainda nos e-mails luisfer.rail@gmail.com e luisfer.rail@yahoo.com.

Artigo 10º

O Departamento de Comunicação e Imagem

1. O Departamento de Comunicação e Imagem, é dentro da organização interna da LUISFER, um dos serviços mais recentes e cabe-lhe, dar a conhecer a todos, as actividades da LUISFER, assim como informação relevante ferroviária, comunicados e dados de opinião, sempre em News Releases, editadas em responsabilidade por parte da mesma LUISFER e cabe-lhe também, a gestão do Blogue Oficial da LUISFER na web, no endereço URL http://luisfer-rail.blogspot.com/ e no e-mail luisfer.rail@gmail.com.

Artigo 11º

O Departamento de Modelismo

1. O Departamento de Modelismo, é dentro da organização interna da LUISFER, também um dos mais antigos e tem como competência, adquirir, efectuar manutenção e preservar, modelos de comboios à escala, especialmente H0 e N.

Artigo 12º

O Secretariado

1. O Secretariado, é dentro da organização interna da LUISFER, um dos mais antigos serviços e que tem como finalidade, de modo oficial fazer-se corresponder para o exterior, pelo correio tradicional e receber toda a correspondência e distribuição de toda a documentação que também chega e dar assistência aos outros departamentos funcionais da LUISFER.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS


Artigo 13º

Estatutos e Distribuição

1. Os presentes estatutos podem ser modificados por proposta do presidente da LUISFER, Luís Manuel FC Moreira, igualmente fundador da mesma LUISFER, sempre que para isso, haja motivo relevante para o fazer.

2. Os presentes Estatutos são enviados em exemplar igual ao original e assinado, para guarda e depósito nas seguintes entidades:

a) 1 exemplar à ordem do Exmo Senhor Ministro dos Transportes;
b) 1 exemplar à ordem do Exmo Senhor Presidente do IMTT Instituto da Mobilidade dos Transportes Terrestres;
c) 1 exemplar à ordem do Exmo Senhor Presidente do Conselho de Administração da CP Comboios de Portugal;
d) 1 exemplar à ordem do Exmo Senhor Presidente do Conselho de Administração da Rede Feroviária Nacional - REFER.

3. Os Estatutos da LUISFER podem e devem ser publicitados, sob qualquer forma e serem conhecidos por todos os cidadãos, excepto, os direitos copyright reservados à LUISFER em relação a publicação gráfica.

Estabelecido em Olhão, em 7 de Dezembro de 2009, trigésimo terceiro ano da nossa fundação e quinta alteração aos Estatutos.

Luís Moreira
(assinado no original)


Luís Moreira



News Release 1311 : Aviso CP sobre o SUD Express (para dia 12)


Faro [Portugal], 07.12.2009, Semana 50, Segunda-feira, 12:31

Recebemos nos nossos serviços, a informação por parte da CP, que avisa, que por motivo de intervenção na infra-estrutura no percurso Espanhol, a efectuar pela ADIF/RENFE, haverá que proceder às seguintes alterações:

Rápido SUD Express 311 (Lisboa - Hendaye) para o dia 12 de Dezembro

- Suprimido entre Medina del Campo e Burgos. Efectua-se serviço rodoviário de substituição entre Medina del Campo e Burgos.

Rápido SUD Express 312 (Irún - Lisboa) para o dia 12 de Dezembro

- Suprimido entre Burgos e Medina del Campo. Efectua-se serviço rodoviário de substituição entre Burgos e Medina del Campo.


Luís Moreira