14 julho 2009

News Release 864 : ESTAÇÕES DA LINHA TOKAIDO SHINKANSEN



Olhão [Portugal], 14.07.2009, Semana 29, Terça-feira, 11:07 - A pedido de um amigo leitor deste nosso blogue oficial, que nos solicitava a lista das estações desta linha japonesa, editamos então nesta News Release, um pequeno diagrama com as estações e pontos quilométricos da linha de grande velocidade Tokaido Shinkansen, que se extende por 550 kms, em pleno centro do Japão.



Aproveitamos esta oportunidade, para informar também que esta Tokaido Shinkansen foi a primeira linha de grande velocidade do mundo a ser inaugurada e com o propósito de nela fazer comboios super rápidos e que no Japão ficaram conhecidos como comboios bala. Circulava-se então a 210 km/h, e isso era muita velocidade para aquela altura e daí, todo o mundo também pensar, que um dia também queremos ter comboios assim e o Japão, foi pioneiro e espelho para muitas outras redes ferroviárias também abraçarem a Grande Vitesse. Também dizemos que no Japão a bitola das vias era e é métrica, portanto, não ajustadas para a grande velocidade, pelo que se optou por construir estas linhas Shinkansen na bitola UIC standard que como todo sabem é de 1435 mm, e além disso, logo a seguir aos tristes episódios da II Guerra Mundial, que muito se fizeram sentir no Japão, toda a rede ferroviária estava num estado caótico, pelo houve a visão de que a Grande Velocidade era o futuro e isso foi uma conquista absoluta.

Terminamos então, sem antes também afirmarmos em jeito de conclusão, que no próximo dia 1 de Outubro, esta Tokaido Shinkansen comemora os 45 anos da sua inauguração, pois o foi no ano de 1964 e que todos os dias são transportadas centenas de milhares de pessoas nesta mesma linha, tudo isto a cargo da CJRC Central Japan Railway Company, uma das subsidiárias da antiga JNR Japan National Railways. Além desta linha Shinkansen, existem ainda outras com nomes míticos como Sanyo, Tohoku, Joetsu, Nagano, Yamagata, Akita e Kyushu Shinkansen.

Luís Moreira





News Release 863 : LIMITAÇÕES AO KIT CP-AVIS



Olhão [Portugal], 14.07.2009, Semana 29, Terça-feira, 10:59 - A CP Comboios de Portugal acaba de informar, que devido ao excepcional volume de procura de viaturas durante o período de Verão, a venda do KIT CP/AVIS no período de 09 de Julho a 15 Agosto deste ano fica limitada aos destinos de Lisboa e Porto.

Luís Moreira