15 abril 2010

News Release 1891 : Passatempo INDIEBUS powered by CARRIS


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 19:13

Recebemos nos nossos serviço uma informação por parte da CARRIS, que nos alerta para a realização de um passatempo. Sendo assim e citando, participe neste passatempo promovido pela CARRIS e habilite-se a ganhar um dos 50 convites para o 7º Festival Internacional de Cinema Independente Indie Lisboa 2010, que temos para oferecer.



Para participar terá apenas que enviar uma imagem/fotografia que inclua as seguintes duas ideias: "cinema" e "CARRIS". É tão fácil, não perca esta oportunidade!


Luís Moreira


News Release 1890 : Takargo lança serviço entre Figueira da Foz e Lugo


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 19:03

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal da revista Transportes em Revista, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Takargo e a Comsa Rail iniciaram um serviço de transporte de madeira entre o terminal galego da Adif de As Gándaras (Lugo) e a estação da Figueira da Foz. A madeira tem como destino a fábrica da Celbi, localizada no Louriçal. O tráfego é efectuado três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, atravessando a fronteira luso-espanhola de Tui-Valença do Minho. Cada comboio transporta cerca de 1.050 toneladas de carga, acomodada em vagões-plataforma porta-contentores do tipo MMC, os quais receberam suportes especiais para fixação dos troncos de madeira. Com este novo tráfego de madeira entre a Galiza e a Figueira da Foz, a Takargo espera alcançar um volume de negócios de três milhões de euros por ano. O início deste serviço representa igualmente a chegada das primeiras circulações internacionais de comboios de mercadorias ao terminal da Adif de As Gándaras.


Paulo Almeida



News Release 1889 : Soltráfego ganha contrato no Metro do Porto


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 18:58

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal da revista Transportes em Revista, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Soltráfego venceu o concurso para a manutenção do sistema de semaforização e de prioridade das linhas do Metro do Porto. Segundo Carlos Oliveira, presidente da empresa portuguesa de soluções de trânsito, estacionamento e comunicações, “este projecto surge em resultado da capacidade tecnológica da Soltráfego numa óptica de continuidade do trabalho realizado, o que reforça o posicionamento da empresa como referência no mercado de engenharia de trânsito, mobilidade e ITS”. A empresa já tinha sido escolhida anteriormente pelo Metro do Porto para a elaboração e execução do projecto de detecção, prioridade e a instalação da semaforização de toda a rede do metro.”.


Paulo Almeida



News Release 1888 : Mais de 590 comboios circularam no porto de Setúbal no primeiro trimestre


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 18:51

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Cargo Edições, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O número de comboios operados pela CP Carga no Porto de Setúbal, durante o primeiro trimestre de 2010, ascendeu a 593, o que se traduz numa média diária de 14 comboios, com uma carga líquida média de 800 tons por composição.

Este crescimento, que coloca já o porto de Setúbal como o 2º porto nacional com maior utilização da solução marítimo-ferroviária, logo a seguir a Sines, corresponde à estratégia da CP Carga S.A, de cooperação entre os operadores portuários, clientes e a autoridade portuária, e criação de uma qualidade do serviço de excelência, que se traduz numa flexibilidade ajustada aos fluxos marítimos e fiabilidade de serviço a rondar os 100%.

O presidente do Conselho de Administração CP Carga S.A, Eng. Rocha Soares, justifica estes números, afirmando que é “a qualidade/fiabilidade do serviço prestado pela CP Carga S.A que a coloca na posição de detentora de 100% da quota de transporte ferroviário de e para o porto de Setúbal”.


Paulo Almeida



News Release 1887 : Sindicato ferroviário português em protesto internacional


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 18:45

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Diário Digital, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) junta-se hoje a cerca de 18 organizações internacionais, numa manifestação conjunta que irá decorrer em França contra a tendência de privatização de várias empresas por toda a Europa.

«Depois de anunciada a intenção do Governo em privatizar a CP, mais sentido faz a nossa presença nesta manifestação», disse à Lusa o presidente do SNTSF, José Manuel Oliveira.

Em causa está um conjunto de diretivas emanadas da União Europeia que apontam no sentido da privatizar o sector ferroviário, uma situação que o sindicalista considera ser «prejudicial», dado «colocar em causa a segurança» ferroviária.



Paulo Almeida



News Release 1886 : Museo del Ferrocarril de Madrid


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 18:35

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página do MFM Museo del Ferrocarril de Madrid e que se denomina "museodelferrocarril".



Página: MFM
Endereço URL: http://www.museodelferrocarril.org/
Situação: Activa
Idioma: Castelhano e Inglês
Autor: MFM
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 6 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM • MTS •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •

• Museo del Ferrocarril de Madrid  •

• Ferro Produções •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer •


Luís Moreira


News Release 1885 : REFER vítima de roubo


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 18:17

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal pdf da RR Página1, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Linha do Norte foi, na última madrugada, alvo de um roubo de fio de cobre que levou a atrasos significativos na circulação ferroviária. O furto ocorreu de madrugada, na região de Aveiro. A REFER recebeu o alerta às 05h00. O sistema de sinalização ficou desligado entre Canelas e Cacia. Nestes casos, a alternativa é usar apenas uma via, o que condicionou a circulação de comboios durante toda a manhã.

A REFER já apresentou queixa junto das autoridades competentes. A procura de fio de cobre é grande, já que o preço de mercado do metrial tem vindo a aumentar. Os furtos são, por isso, cada vez mais frequentes. Não escapam nem fios de telefone a instalações eléctricas fabris.



Luís Moreira


News Release 1884 : Beloniel à frente na corrida para a CP


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 17:23

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Diário Económico, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Vice-presidente é o nome mais forte para suceder a Cardoso dos Reis. Também há mudanças na AICEP.

José Salomão Coelho Benoliel, vice-presidente da CP, é o nome favorito para suceder a Cardoso dos Reis à frente da transportadora ferroviária nacional.

José Salomão tem a seu cargo as funções ligadas à CP Carga, CP Frota, auditoria interna e gestão de risco. As tutelas das Obras Públicas e das Finanças valorizam uma solução interna. Por isso, outro nome falado é Paulo José da Silva Magina, que gere as finanças corporativas, CP Serviços e CP Lisboa.


Paulo Almeida



News Release 1883 : Linha do Tua a Património Nacional


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 16:50

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal Nordeste, publicada anteontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Um grupo de cidadãos do meio cultural, artístico, académico, científico, ambientalista e político, defende a classificação da Linha do Tua como Património de Interesse Nacional. Neste sentido, foi entregue, no Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), o requerimento inicial com vista à abertura do processo de classificação da Linha Ferroviária do Tua como Património de Interesse Nacional, sustentado na Lei nº 107/2001de 8 de Setembro (Lei de Bases do Património Cultural).

Segundo os requerentes, a Linha do Tua merece essa classificação, não só por ser uma obra-prima da engenharia portuguesa, constituindo-se como um exemplar único do património ferroviário e industrial do nosso país, mas também devido à sua relevância histórica. Estes cidadãos consideram, ainda, que este património ostenta um elevado potencial para o desenvolvimento turístico da região.
A Linha do Tua foi inaugurada a 27 de Outubro de 1887, entre o Tua e Mirandela, com a locomotiva Trás-os-Montes. A 1 de Dezembro de 1906, o comboio chegou a Bragança.


Esta obra de engenharia percorre 133,8 quilómetros, do Tua a Bragança mas, actualmente, só funcionam 16 quilómetros, do Cachão a Carvalhais. O último troço a ser encerrado foi entre o Tua e o Cachão, depois do acidente ocorrido em Abrunhosa, a 22 de Agosto de 2008, do qual resultou um morto.

Entretanto, a EDP anunciou que não apresentará qualquer proposta de alternativa ferroviária ao troço da linha do Tua que ficará inundado com a construção da barragem de Foz--Tua. As alternativas vão passar pelos transportes fluviais (para o turismo) e rodoviários (mobilidade quotidiana), refere o JN.

Recorde-se que esta solução põe em causa o estudo de alternativas de transporte às populações servidas pela linha do Tua, imposto pela Declaração de Impacto Ambiental. Isto porque uma das imposições inclui a alternativa ferroviária, que a EDP afastou de imediato pela relação custo/benefício.

Na solução para a mobilidade quotidiana, em consulta até 19 de Abril, a EDP propõe a combinação do serviço de transporte ferroviário entre Mirandela e Brunheda, com um serviço assente na rodovia e na utilização de autocarros entre Brunheda e o Tua.


Paulo Almeida



News Release 1882 : Musicard em pré-venda


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, quinta-feira, 16:18

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Diário Digital, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O cartão que dá acesso a alguns dos maiores festivais de Verão, o MUSIcard, está disponível para pré-venda a partir desta quinta-feira, dia 15.

Para o efeito, e só até ao dia 23 de Abril, deve ser enviado um e-mail, com nome, número de bilhete de identidade e local para levantamento do passe, para: musicardcp@cp.pt. Para aqueles que não optarem por esta modalidade, a venda do MUSICard CP iniciar-se-á no dia 28 de Abril, em estações de comboios por todos o país.

Em 2009, dois terços da edição do MUSICard CP, que tem um limite de 1500 exemplares, foram adquiridos nas primeiras horas de venda. O preço é de 104 euros.

Para este ano, permite também o acesso a uma área reservada na zona de campismo do festival Super Bock Super Rock que se realizará no Meco. Locais de venda a partir de 28 de Abril:

Lisboa – Rossio, Sete Rios, Entrecampos, Cais do Sodré, Oeiras, Oriente e Vila Franca de Xira;
Norte - Braga, Guimarães, Porto-São Bento, Porto-Campanhã, e Aveiro;
Algarve - Portimão e Faro.


Paulo Almeida



News Release 1881 : RockcardCP


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, Quinta-feira, 12:05

O Rock in Rio está aí e o RockcardCP também aí está. Estando à venda desde o passado dia 24 de Março, custa € 69,00 e segundo informa a CP, que nos enviou este banner, já só há 5240 títulos disponíveis, pelo que os interessados devem adquirir o seu RockcardCP.




Luís Moreira


News Release 1880 : Resolução do Conselho de Ministros n.º 31/2010


Faro [Portugal], 15.04.2010, Semana 16, Quinta-feira, 12:05

Informamos os amigos leitores, que foi publicada hoje em Diário da República I Série, com o nº 73, a Resolução do Conselho de Ministros nº 31/2010, que prorroga por um ano o prazo de vigência das medidas preventivas estabelecidas pelo Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, tendentes à salvaguarda do projecto de ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e o Porto e altera pela segunda vez as áreas sujeitas a tais medidas relativas aos troços Lisboa - Vila Franca de Xira e Oliveira do Bairro - Porto.

O texto do diploma (sem os mapas anexos) é o seguinte:

O Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2009, de 27 de Janeiro, sujeitou a medidas preventivas as áreas abrangidas pelos troços Lisboa - Vila Franca de Xira, Alenquer - Pombal e Oliveira do Bairro - Porto do empreendimento público relativo à ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto, com o objectivo de assegurar a manutenção das condições necessárias para a programação e execução do projecto e de forma a evitar a alteração das circunstâncias e condições existentes que tornassem a execução do referido empreendimento mais difícil ou onerosa.

O Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, fixou que as medidas preventivas tinham uma duração de em dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano. Atendendo que ainda não foi possível proceder à programação integral do empreendimento público para cuja salvaguarda foram aprovadas as medidas preventivas, dada a sua complexidade e, nomeadamente, as limitações decorrentes do atravessamento de áreas urbanas consolidadas, torna-se necessário prorrogar o seu prazo de vigência. Porém, no contexto da dinâmica do processo, os traçados preliminares previstos para esta ligação foram entretanto objecto dos respectivos procedimentos de avaliação de impacte ambiental, que concluíram com a selecção de uma das alternativas de corredor propostas e com a emissão das respectivas declarações de impacte ambiental. Consequentemente, algumas das áreas incluídas nos traçados preliminares constantes das plantas anexas ao Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, tornaram-se desnecessárias para assegurar a manutenção das condições exigidas para a programação e execução da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto. Deste modo, impõe-se a alteração dos traçados preliminares previstos para os troços Lisboa - Vila Franca de Xira e Oliveira do Bairro - Porto, tendo em atenção as respectivas declarações de impacte ambiental, e mantendo-se as áreas previstas no Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, no troço Alenquer - Pombal.

Foram consultados os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Caldas da Rainha, Estarreja, Leiria, Lisboa, Loures, Oliveira do Bairro, Ovar, Porto, Rio Maior, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. Foi ainda promovida a consulta aos municípios de Albergaria-a-Velha, Azambuja, Cadaval, Espinho, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Pombal, Porto de Mós e Santa Maria da Feira.

Assim:

Nos termos do n.º 9 do artigo 107.º, do n.º 2 do artigo 109.º e do n.º 1 do artigo 112.º do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, alterado pelo Decreto -Lei n.º 53/2000, de 7 de Abril, pelo Decreto-Lei n.º 310/2002, de 10 de Dezembro, pela Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro, pela Lei n.º 56/2007, de 31 de Agosto, pelo Decreto-Lei n.º 316/2007, de 19 de Setembro, e pelo Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de Fevereiro, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 — Prorrogar por um ano o prazo de vigência das medidas preventivas estabelecidas pelo Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2009, de 27 de Janeiro.

2 — Definir que, para efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º do Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2009, de 27 de Janeiro, os traçados dos troços Lisboa -Vila Franca de Xira e Oliveira do Bairro - Porto da ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e o Porto são os que constam das plantas constantes do anexo à presente resolução, da qual faz parte integrante.

3 — Determinar, quanto ao troço compreendido entre Lisboa e Vila Franca de Xira, que as áreas sujeitas às medidas preventivas são as constantes das plantas anexas à presente resolução e identificadas pelos desenhos com os números de ordem 01-004 a 04-004, as quais alteram e substituem as plantas anexas ao Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2009, de 27 de Janeiro, e identificadas com os números de ordem 01-004 a 04-004.

4 — Determinar ainda, no que concerne ao troço compreendido entre Oliveira do Bairro e o Porto, que as áreas sujeitas às medidas preventivas são as constantes das plantas anexas à presente resolução e identificadas pelos desenhos com os números de ordem 01-009 a 09-009, as quais alteram e substituem as plantas anexas ao Decreto n.º 7/2008, de 27 de Março, alterado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 12/2009, de 27 de Janeiro, e identificadas com os números de ordem 01-009 a 09-009.

5 — Depositar junto da Rede Ferroviária Nacional — REFER, E. P. E., da Direcção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, das comissões de coordenação e desenvolvimento regional territorialmente competentes e dos municípios abrangidos os elementos cartográficos que permitam a identificação das áreas delimitadas nas plantas constantes do anexo à presente resolução, incluindo o respectivo levantamento aerofotogramétrico do território.

6 — Determinar que o empreendimento público projectado, que a presente resolução visa salvaguardar, deve desde já ser tido em conta na elaboração, alteração ou revisão de todos os instrumentos de gestão territorial com incidência nas áreas delimitadas.

7 — Estabelecer que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 8 de Abril de 2010 — O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.


Luís Moreira