09 novembro 2006

News Release 438 : O ANDANTE E OS STCP (Um mau exemplo)




Porto [Portugal], 09.11.2006, Semana 45, Quinta-Feira, 20:22 - Nesta News Release, desejamos denunciar realmente o comportamento dos STCP, que certamente, não pela nossa importância, mas sim pela que é devida aos seus clientes, que de maneira ocasional também somos e por estar a ser prestado um mau serviço, ainda por mais de 1 mês e meio.

Na verdade, na actividade empresarial passada de Luís Moreira, já tivemos 3 autos, mas no Grande Porto e mesmo na cidade do Porto, faziamos opção pelo transporte público, quando em jeito, digamos assim. Agora o mesmo se repete, pois temos mais uma opção, de que muito gostamos, e que é a METRO DO PORTO, pese, a nossa residência ficar um pouco deslocada da estação mais próxima, que é a Casa da Música, mas a que mais utilizamos, é a do Carolina, pois daqui acedemos a Campanhã, ao Aeroporto, à baixa do Porto e a outros locais, onde vamos com muita regularidade.

Mas aquilo que motiva e que nos faz criticar de modo bastante sério, é o mau serviço que os STCP estão a prestar e a má educação que alguns motoristas dos mesmo STCP revelam (para nós e para outros como já vimos), quando são abordados em crítica pelas pessoas. E não vale dizer, que não se pode falar com o motorista, isso era antes, quando só tinha essa função, agora, que vende bilhetes também, as pessoas podem no mínimo falar. Tudo isto tem a ver, com o Andante, e tal é a palhaçada que dia-a-dia acontece, aliás expressão dita por várias pessoas que já ouvimos também dizer o mesmo, o que nos leva a denunciar esta situação, pois os prejuízos são bem evidentes.



Sabemos que os STCP, mudaram as suas linhas para 3 dígitos e associaram isso também ao Andante lá ser válido, aliás, fez-se tal publicidade, que se incutia nas pessoas, optarem por terem o seu Andante e nós também fizemos essa opção e o que é que acontece, na CP, tudo bem, nunca tivemos algum problema (usamos entre PORTO São Bento e PORTO Campanhã), na rede da METRO DO PORTO, igualmente, nunca tivemos nenhum problema, agora, nos STCP, que infelizmente temos que usar uma das suas linhas, é um autêntico calvário diariamente, para não falar do horário (linha 300 e 301, que é um erro ter 2 números, ainda por cima, um deles começar na centena, e os STCP, não nos conseguem explicar a aberrância e não esquecer que somos peritos em transportes, sabemos os 2 erros), que antes de ser circular, era de 13 em 13 minutos, agora espera-se 40, 50 minutos, como diariamente acontece e não vale a pena dizer que há muito trânsito, porque não colhe e também temos explicação para isso.

Certamente, os nossos amigos leitores, ainda não devem ter percebido, qual o motivo, desta denúncia de um mau serviço, que os STCP, fazem aos seus clientes e que queremos fazer. Vamos então afirmar o que queremos dizer, dando mais um exemplo, o de hoje:

Ao princípio da tarde, deslocamo-nos aos CTT do Carvalhido, a partir da paragem que serve a nossa residência, a fim de fazermos levantamento de um pacote com documentos, tudo isto na cidade do Porto. Como é uma distância pequena/média, estivemos à espera desse autocarro 300/301, o único que aceita Andante, pois as outras linhas, não o aceitam, e são mais 4, todas dos STCP. Ou seja, estivemos 32 minutos à espera que viesse o autocarro, no entanto, antes passaram 3 (50, 87 e 46), que passavam todos no Carvalhido e não os pudemos utilizar, porque para isso, tinhamos que comprar bilhete a bordo, ou comprar senha que é só válida para os STCP e não esquecer que tinhamos como outras pessoas, Andante válido nos STCP/CP e MP. Conclusão, entraram todas as pessoas que estavam na paragem, menos nós e outras 2 pessoas, que também manifestaram a sua crítica. No regresso, o mesmo sucedeu, esperamos cerca de 20 minutos, e lá veio o único carro, que nos serve, apesar de termos mais 4 linhas.

E porque é que isto acontece. Porque os STCP, negligenciaram a atenção ao cliente, estando-se há bastante tempo, sem colocar o Andante em linhas actuais dos STCP que ainda não as tem, houve uma leva de várias linhas, mas esqueceu-se de implementar mais, e já podiam estar todas. Como está a ser publicitado, só a partir de 1 de Janeiro de 2007, é que todas vão estar conforme, mas até lá, milhares de pessoas vão ficar nas paragens todos os dias, com um título de transporte válido, ainda por cima, ouvem, quando protestam, expressões como "vá de táxi", como um motorista dos STCP nos disse há dias atrás, quando lhe dissemos que temos Andante, estivemos quase 1 hora em espera (muito longe da nossa residência, porque senão iamos a pé), e como optamos pela urgência que tinhamos em nos deslocar, que comprar título de transporte, com um Andante válido no bolso, e já o tivemos que fazer, por várias vezes.

Temos uma certa simpatia pelos STCP, mas assim não, servirem os clientes desta maneira, não os atendendo na sua reclamação, leva-nos a aconselhar que se utilize este operador o menos possível e utilizar-se a METRO DO PORTO.

Mais, este exemplo diz tudo: Dias atrás, a chover bem, na paragem do Carolina, direcção Monte dos Burgos, testemunhamos 6 autocarros (2 x 50, 3 x 46 e 1 x 5) passam em cerca de 50 minutos/1 hora, algumas crianças, pessoas de idade e nós, queremos entrar no 300/301, que por fim lá vem, depois destes todos passarem, mas vem cheio e não pára, antes, alguns dos carros referidos, param mas poucas pessoas entram e dizem do lado de fora, para o motorista, protestando, que vão para paragens intermédias, mas que o autocarro já equipado com Andante, tem o sistema desligado, pois só dentro de menos de 2 meses, sublinham ainda e esses carros partem com muitos lugares disponíveis. Depois de 1 hora em espera, lá vem um segundo 300/301, que leva então os "protestantes" e dissemos ao motorista, não a ele, pois sabemos que não é o responsável, se achava que isto estava certo, tudo a protestar, pelo que nos disse, para irmos a pé ou de táxi. Respondemos não ao motorista, mas sim agora aos STCP, não é assim que se fala com os clientes, e realmente as pessoas falam e dizem verdade, os STCP estão cada vez piores, realmente, a vossa conduta, dá-nos razão, porque já aconteceu várias vezes. Desistimos de fazer reclamação, denunciamos aqui, como já elogiamos os STCP, por iniciativas passadas (por exemplo, na THE PORTUGAL DIGITAL JOURNAL), também temos obrigação de denunciar esta situação, que envergonha de certo os STCP.

Luís Moreira

Créditos: Pela foto, agradecimento à Linha Andante.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-

News Release 437 : 7º CONGRESSO DA ADFER TERMINA HOJE




Porto [Portugal], 09.11.2006, Semana 45, Quinta-Feira, 12:36 - Termina hoje no Centro de Congressos da FIL, em Lisboa, o 7º Congresso da ADFER, em que este ano é submetido como tema em discussão "O TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE ALTA VELOCIDADE".



Até à edição desta News Release, não sabemos mais pormenores do que realmente já aconteceu e está a acontecer em termos de discussão e também aquilo que se poderá tirar de útil deste Congresso, quando o mesmo encerrar logo à tarde, e de recordar, que pela primeira vez este evento, é organizado pelo nosso estimado amigo, Engº Eduardo Frederico, que como todos sabem, é o actual Presidente da ADFER, além de ser também membro do Conselho de Administração da RAVE.

Seguramente que não é de todo inconveniente, realçarmos uma vez mais, o nosso desaponto, pelo facto da LUISFER, aproveitando mais uma discussão sobre esta matéria, muito desejaria ter participado neste Congresso, pois há muitos meses atrás, fizemos o trabalho de casa (tornamo-nos sócios da ADFER) e preparamos uma tese, candidatando a mesma ao Congresso, e que como também já referimos nesta nossa página informativa, em tempo oportuno, não foi aceite e considerada para o mesmo Congresso.

Segundo a nossa visão e percepção, a nossa ntervenção iria provocar de certeza um certo mal estar (benéfico) e algum barburinho pela argumentação a apresentar, por quem certamente a compreenderia, mas não daria ênfase à razão, mas dá à manutenção daquilo que pensamos estar errado e está, claro que também, em desvalorização das ideias que temos e defendemos há muito tempo, para não falarmos da pessoa de Luís Moreira, que assim não aparece. Esse mesmo tempo, já nos deu razão e felizmente ou infelizmente dá, conforme as perspectivas de quem vê, a razão prova estar do nosso lado, porque sempre estivemos atentos e há muitos anos que o fazemos sobre esta matéria (Grande Vitesse), e essas pessoas (a começar pelo Governo, leia-se Mário Lino), estão por acaso no problema, mas são ouvidos com atenção. Já estamos habituados a sermos desconsiderados, em falsas argumentações, que sabemos pretendem tirar, mas não nos tiram valor porque ele está lá e isso não podiamos deixar de referir, pois sabemos do que falamos.

Realmente, como um leitor já nos disse no passado, "contestam-no, mas não lhe dão oportunidade de apresentar argumentos, tem ideias e quer colocar em prática essas mesmas ideias, mas bloqueiam e não querem que faça nada, pedem para dar opinião sobre isto ou aquilo, mas desclassificam-no em ofensa e pobreza de argumentos", e dizia por fim este nosso amigo João Mateus, e continuando a citar, "não se preocupe, porque neste país quem tem valor, é sempre maltratado e também desconsiderado. Tenha-se como uma autoridade em matéria ferroviária, porque para mim é isso mesmo, daquilo que já percebi, junto com os seus 30 anos de experiência vivida, são garantias mais que suficientes, para lhe dizer estas coisas".

Sem falsas modéstias, porque não somos dessas coisas, também concordamos com este nosso amigo leitor, que sabemos regularmente nos visita e está connosco, seja no BLOG LUISFER ou na LUISFER FOTOPIC.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-

News Release 436 : COMBOIO DESCARRILA NO DOURO E LUSITÂNIA ESTÁ A CIRCULAR PELA BEIRA ALTA




Porto [Portugal], 09.11.2006, Semana 45, Quinta-Feira, 10:02 - Hoje pelas 07:06, ocorreu um descarrilamento na Linha do Douro, envolvendo um comboio de mercadorias e que provocou um ferido ligeiro, neste caso, o maquinista deste comboio.



Até à edição desta News Release, mais pormenores não sabemos, a não ser que a locomotiva diesel também se incendiou e que se encontra cortado ao tráfego este troço, não havendo circulação de comboios entre a Régua e o Pocinho, e não sabemos igualmente, se pelo menos vão até ao Tua comboios procedentes da Régua, pelo que os interessados em viajar neste troço da Linha do Douro, se devem informar junto da CP.

Ainda sobre incidentes na circulação, informamos os leitores e interessados, que o comboio de serviço internacional Talgo Hotel que liga de modo diário, Lisboa e Madrid e volta, está a circular por estes dias, via Linha da Beira Alta, Salamanca, Ávila e por fim, alcança MADRID Chamartín por norte e não por sul, como é hábito na sua marcha normal, tudo isto se devendo, também ao incidente de circulação devido ao mau tempo, mas já na rede da ADIF/RENFE, que ocorreu há dias atrás.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, seja elas no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, foi fundada em 13 de Agosto de 1976 (cumpridos 30 anos em 13 Ago 2006) e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Telefone: (351)914665159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com
-end-