22 janeiro 2010

News Release 1454 : Aviso CP para o Sud-Express


Faro [Portugal], 22.01.2010, Semana 04, Sexta-feira, 12:10

Recebemos nos nossos serviços, por parte da CP, informação relevante para os passageiros de serviço internacional, nomeadamente clientes do Sud Express, de que, por motivo de intervenção na infraestrutura no percurso Espanhol, a efectuar pela ADIF/RENFE, haverá que proceder às seguintes alterações para o dia de amanhã (23 de Janeiro/Sábado):

- Comboio Rápido Internacional 311 Sud Express

- Parte de Lisboa Santa Apolónia às 16:30 e destina-se a Hendaye. Já em território espanhol, haverá transbordo na estação de Medina del Campo, passando a fazer-se o transporte a partir desta estação, por meio rodoviário de substituição até à estação de Burgos, onde novamente se verifica transbordo, para continuação do percurso até Hendaye, novamente no modo ferroviário.

- Comboio Estrella Internacional 312 Surex/Sud Express

- Parte de Irún às 22:20 e destina-se a Lisboa Santa Apolónia. Em território espanhol, haverá transbordo na estação de Burgos, passando a fazer-se o transporte a partir desta estação, por meio rodoviário de substituição até à estação de Medina del Campo, onde novamente se verifica transbordo, para continuação do percurso até Lisboa Santa Apolónia, novamente no modo ferroviário.


Luís Moreira


News Release 1453 : MÁV compra locomotivas Bombardier


Faro [Portugal], 22.01.2010, Semana 04, Sexta-feira, 11:52

A húngara MÁV Magyar Államvasutak (o mesmo que CP em Portugal), acaba de assinar um contrato no valor de € 80 milhões com a Bombardier, para a compra de 25 locomtoivas eléctricas Traxx P160 AC, existindo ainda um adicional a este contrato, com uma opção para a compra de mais 25 locomotivas, a exercer mais tarde, pela MÁV. As entregas começarão no segundo trimestre do próximo ano e a última locomotiva deverá ser entregue em 2013. Estas locomotivas serão utilizados nos serviços de passageiros na Hungria, e em comboios internacionais para a Áustria e Alemanha.


Luís Moreira


News Release 1452 : IFB expande-se para sul da Europa


Faro [Portugal], 22.01.2010, Semana 04, Sexta-feira, 11:21

A belga IFB Inter Ferry Boats, que é uma subsidiária intermodal da SNCB Cargo (o mesmo que CP Carga em Portugal), anunciou ontem que vai extender as suas operações Logísticas para o sul da Europa, em conjunto com parceiros em França, Espanha e Itália.

Em 1 de fevereiro próximo, a IFB vai abrir um novo terminal intermodal em Bonneuil-sur-Marne, ao sul de Paris. Com dois ramais e Reach Stackers oferecendo um potencial de transferência de 36 000 TEUs por ano, o terminal será servido por comboios da IFB entre a Bélgica e a Espanha, permitindo em pleno o operador de concorrer para o tráfego entre ambos os países.



Como parte da sua estratégia para servir a região de Paris, a IFB está a estabelecer uma nova filial, a IFB France, que terá uma equipa comercial baseada em Bonneuil-sur-Marne. O operador também iniciou uma "estreita colaboração comercial" com a IC Iberica para impulsionar a sua representação em Espanha. De acordo com o IFB General Manager Paul Wouters, há uma crescente demanda por movimentos regulares entre Antuérpia e em Paris, bem como o tráfego de e para Espanha.


A partir de Março, a IFB tem também planos para expandir as suas operações entre a Bélgica e a Itália, com o lançamento de um serviço ligando Milano Segrato ao terminal de Pomezia em Roma. Destinado ao tráfego nacional, bem como a alimentação do serviço intermodal como porta de entrada, o novo serviço está sendo desenvolvido com uma parceria entre a IFB Italia e o grupo italiano de logística Interporto Campano.


Luís Moreira