12 dezembro 2009

News Release 1328 : Poceirão-Caia é hoje adjudicado


Faro [Portugal], 12.12.2009, Semana 50, Sábado, 11:30

Está a decorrer neste momento, no local que será a futura estação de Évora, o acto de apresentação pública da decisão da adjudicação da Concessão do Troço Poceirão-Caia da Linha de Alta Velocidade Lisboa-Madrid, com a presença do Primeiro-Ministro José Sócrates e ainda com a presença do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e ainda pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.

Trata-se de um investimento de € 1359 milhões, cuja construção será iniciada em 2010, devendo estar concluída no final de 2013.

O objecto desta concessão inclui o projecto, a construção, o financiamento, a manutenção e a disponibilização do conjunto de infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão -Caia, em que também se integra o troço Évora-Caia da linha convencional de mercadorias Sines-Évora-Elvas-Caia e a nova estação de Évora.

A linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid permitirá um tempo de percurso de 2h45m para as ligações directas de passageiros entre as duas capitais, tendo sido projectada para permitir também o transporte de mercadorias.


Luís Moreira