19 abril 2010

News Release 1906 : Anúncios de Procedimento (REFER)


Faro [Portugal], 19.04.2010, Semana 17, segunda-feira, 12:18

Informa-se que a REFER, fez editar hoje em Diário da República, II Série, com n º 75, de hoje, os seguintes 4 anúncios de procedimento.

Anúncio de procedimento n.º 1504/2010

Prestação de Serviços de Assessoria, Fiscalização e de Coordenação de Segurança de Obra, no âmbito da Empreitada Autónoma 1 para a Modernização da Linha do Norte e Quadruplicação da Linha de Cintura entre as estações do Areeiro e Oriente para compatibilização com as novas infra-estruturas da rede de alta velocidade - Linha do Norte / Linha de Cintura - Troço Areeiro - Sacavém - Quadruplicação e Inserção da LAV.

Anúncio de procedimento n.º 1506/2010

Linha do Norte e Linha de Cintura - Inserção das linhas da rede de alta velocidade Lisboa - Madrid e Lisboa - Porto na rede convencional entre as estações do Areeiro e do Oriente - Empreitada Autónoma 2.

Anúncio de procedimento n.º 1507/2010

Sistema de Mobilidade do Mondego - Empreitada de Reabilitação das Infra- estruturas do troço Coimbra B/Portagem - Ramal da Lousã.

Anúncio de procedimento n.º 1508/2010

"Empreitada de Reforço, Protecção e Reabilitação das Fundações da Ponte da Praia, ao PK 118+860 da Linha da Beira Baixa"


Luís Moreira


News Release 1905 : Alta Velocidade com primeiro contrato assinado este mês


Faro [Portugal], 19.04.2010, Semana 17, segunda-feira, 11:48

Segundo informa a Cargo Edições, e citando, o primeiro contrato para o projeto da Alta Velocidade ferroviária nacional tem condições para ser assinado até ao final do mês, depois de na terça-feira o Presidente da República, Cavaco Silva, ter promulgado o documento. O troço Poceirão-Caia, com um valor de 1.359 milhões de euros, já foi adjudicado ao consórcio Elos (Brisa/Soares da Costa), que estava à espera desta decisão para a assinatura do contrato.

Depois disso, o documento terá ainda que passar pelo escrutínio do Tribunal de Contas (TC), que no caso das concessões rodoviárias obrigou à mudança de uma série de questões - algumas delas essenciais - dos concursos para que o TC desse o visto prévio (o que só aconteceu para a concessão Douro Interior). O ministro António Mendonça afirmou que não receia a decisão final do TC.


Luís Moreira


News Release 1904 : CANTINHO DOS COMBOIOS (YouTube)


Faro [Portugal], 19.04.2010, Semana 17, segunda-feira, 11:48

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página de vídeos no YouTube do Cantinho dos Comboios e que se denomina "cantinhodoscomboios".



Página: Cantinho dos Comboios
Endereço URL: http://www.youtube.com/user/cantinhodoscomboio
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Luís Miguel
Classificação LUISFER
Page Screen: 6 em 10
Page Total: 7 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM • MTS •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •

• Ferro Produções • Cantinho dos Comboios (YouTube) •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios (Blogue) • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer • Voies Ferrees •


Luís Moreira


News Release 1903 : Madrid e Lisboa em alta velocidade


Faro [Portugal], 19.04.2010, Semana 17, segunda-feira, 11:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia (opinião) do jornal Diário de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Maria de Lurdes Vale.

A relação entre portugueses e espanhóis será completamente diferente quando existir a linha de comboio de alta velocidade entre Madrid e Lisboa. Imaginar que as duas cidades estarão a duas horas e quarenta e cinco minutos de distância quando hoje a mesma viagem demora 12 horas é algo muito reconfortante. É por isso uma boa notícia que o projecto esteja a avançar e melhor será que não existam entraves a que a sua conclusão possa ser uma realidade nos próximos cinco anos. Há que manter a ligação por TGV à capital espanhola como uma prioridade, porque desse elo depende, entre muitas outras coisas, um conhecimento mútuo mais profundo de duas realidades bem distintas e, acima de tudo, de dois povos muito diferentes.

Pode parecer exagerado que uma melhor compreensão sobre a vida do vizinho do lado tenha de passar pela existência de um carril mais veloz. Mas a verdade é que para um espanhol, que não viva junto à fronteira com Portugal, uma cidade como Lisboa fica muito distante. De carro, desde Madrid, é um martírio de quase seis horas e se é para ir de avião então mais vale um destino mais longínquo. O mesmo acontece com os portugueses, embora em menor escala.

No ano passado, durante a preparação de um debate em Madrid subordinado ao tema "Portugueses e espanhóis, somos assim tão diferentes?", foi muito curioso verificar, através de um simples inquérito de rua, qual a opinião que os castelhanos tinham de Portugal. A grande maioria respondia que "é um país amigo", que está "ao lado", que "somos como irmãos" e que temos "bom bacalhau" e "toalhas e lençóis muito bons e baratos". Em Lisboa, foi feita a mesma pergunta. Na generalidade, os portugueses classificaram os espanhóis como "um povo arrogante", que "não se esforça por falar português" (coisa que para eles é difícil por causa de uma questão fonética), que "grita" nos restaurantes e que tem uma comida detestável, exemplificada pelas "tapas, tortilha e calamares".

Viajar de comboio é uma fonte de inspiração, tem algo de profético, tal como diz a grande Agustina. Em Espanha, a alta velocidade é um motivo de orgulho e de aproximação entre as distintas comunidades. Existe a cultura de viajar no TGV, quer seja para deslocações de negócios ou de lazer. E é certo e sabido que até 2020, de acordo com o actual plano de infra-estruturas espanhol, a rede destes comboios, que circulam a mais de 300 km/hora, vai cobrir todo país. É uma oportunidade que não podemos deixar escapar. Estar mais perto de Espanha significa estar mais perto da Europa. É um outro ritmo.



Paulo Almeida