05 maio 2010

News Release 1989 : Administradores da REFER não foram aumentados


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 17:05

A propósito da notícia do Diário Económico que transcrevemos na nossa News Release 1959, a REFER fez emitir no seu "novo" site, um comunicado que igualmente transcrevemos na íntegra:

A notícia que menciona um aumento de 13% aos Administradores da REFER em 2009 não corresponde à verdade.

Lamentamos que uma leitura incompleta da informação constante do Relatório e Contas tenha originado uma notícia, sem qualquer solicitação de esclarecimento por parte da empresa, que foi aproveitada para criticar a gestão pública. A ligação entre a remuneração dos gestores e o prejuízo da nossa empresa, como geralmente é feito, não tem qualquer aderência à realidade. A informação que disponibilizamos na CMVM é absolutamente transparente mas tem de ser lida com conhecimento das regras com que é elaborada.

Estranhamente, não foi noticiado que os prejuízos de 2009 foram menores que os de 2008 em cerca de 69 milhões de euros. Este facto parece-nos mais relevante que o relatado.

Para que não restem dúvidas, os Administradores da REFER recebem vencimentos ligeiramente superiores a 4 mil euros líquidos por mês, o que, numa comparação relativa, não nos aproxima dos salários médios dos gestores comummente referidos na imprensa.

Passamos à explicação técnica sobre a informação que vos terá induzido em erro.

Como é sabido, o Conselho de Administração da REFER exerce também funções como Conselho de Administração da RAVE e os seus membros são ainda Administradores não executivos nas empresas participadas da REFER. A sua remuneração é decidida por deliberação governamental específica.

Em 2007, por determinação governamental (Estatuto do Gestor Público), com efeitos a partir de Maio de 2008, foi extinta a remuneração relativa a acumulação de funções para todos os gestores. No caso da REFER, o Conselho de Administração aceitou continuar o mandato, reduzindo, por sua própria iniciativa, o que vinha recebendo, e devolvendo em 2009, relativamente a parte do ano de 2008, a parcela correspondente. Como é sabido, outros se demitiram por não aceitarem mudança de regras a meio dos mandatos.

Tal situação levou à fixação para 2009 (ao abrigo do contrato de gestão então negociado) de um quadro remuneratório que repõe o vencimento original mas só com a componente de remuneração, extinguindo as parcelas de acumulação de funções e de despesas de representação, conforme consta do quadro seguinte.



O acréscimo verificado no valor bruto das remunerações corresponde à actualização concedida à generalidade dos trabalhadores da empresa, tendo, porém, a alteração introduzida nas componentes da remuneração auferida pelos Administradores resultado numa redução do seu vencimento líquido na medida em que os descontos para a segurança social passaram a incidir sobre a totalidade da remuneração.

A leitura da nota nº 7 constante do Relatório e Contas da empresa, página nº 134, contém as remunerações de 2008 já deduzidas da verba relativa a acumulação de funções, pelo que a sua leitura teria de ser complementada com a informação contida na página 158 e no quadro da página 159, sobre a mesma matéria.

Assim se teria entendido que a maior diferença entre as remunerações de 2009 e as de 2008 resulta de estas últimas estarem deduzidas da componente de acumulação de funções de que os Administradores tomaram a iniciativa de prescindir, no período que medeia entre Maio de 2008 e a assinatura dos contratos de gestão, em Julho de 2009.

Aliás, bastaria ter feito uma comparação do valor global das remunerações dos Administradores no período entre 2007 e 2009 para facilmente se concluir que em 2008 há uma quebra e em 2009 se volta a valores semelhantes aos de 2007, ou seja, não houve um aumento em 2009, muito pelo contrário, o que se verificou foi uma redução em 2008.

Esclarece-se ainda que as parcelas relativas a “Remunerações acessórias”, mencionadas no quadro da pág. 134 são relativas a despesas relacionadas com deslocações ao estrangeiro, em que se aplica aos Administradores as regras dos demais trabalhadores da empresa.


Luís Moreira


News Release 1988 : REFER reformula o seu portal na internet


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 15:45

Desejamos informar os amigos leitores, e por outro lado, felicitar a REFER, por motivo da total renovação e novo aspecto visual do novo site/portal da REFER na internet, que já está online.



Aproveitando o seu 13º aniversário, a nova actualização e versão, merece-nos dar o devido destaque e parabéns, pois agora a operadora infra já tem um portal ao nível das suas congéneres europeias, pois o anterior era bastante pobre em muitos conteúdos.


Luís Moreira


News Release 1987 : IMTT impede fecho na Linha do Alentejo


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 15:15

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Rádio Planície, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Linha do Alentejo entre Vendas Novas e Casa Branca não encerrou para obras na segunda-feira, conforme estava previsto há quase um ano, porque o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transporte Terrestres (IMTT), Crisóstomo Teixeira, recusou-se a assinar um documento que autorizava a Refer a efectuar a operação. Compete ao IMTT, enquanto regulador do sector ferroviário, autorizar a abertura ou o fecho do caminho-de-ferro. No caso do troço de 37 quilómetros de via-férrea que no dia 3 de Maio iria encerrar durante um ano para ser modernizado, o organismo entendeu que não estavam cumpridos determinados procedimentos. O que irritou a administração da Refer, que tinha contratado com o empreiteiro a entrega da linha para as obras na segunda-feira. A CP, que tinha tudo preparado para efectuar o serviço em autocarros, recebeu entretanto ordens para manter os comboios a circular entre Lisboa, Évora e Beja.


Paulo Almeida



News Release 1986 : PCP, ORT,s e Direcção da EMEF reúnem nas Oficinas do Barreiro


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 15:08

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Rostos.pt, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

«Com o objectivo de procurar soluções efectivas para responder a problemas estruturais do país e defender os direitos dos trabalhadores, irá realizar-se uma visita no dia 6 de Maio pelas 9h30 às oficinas da EMEF no Barreiro, constituída pelo Deputado do PCP Francisco Lopes e quadros da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP.» - refere um comunicado do Secretariado da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP.

Divulgamos o comunicado do Secretariado da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP:

PCP, ORT,s e Direcção da EMEF
Reúnem nas Oficinas do Barreiro

O Governo do PS, assumiu perante a União Europeia um conjunto de compromissos contidos no PEC, que a concretizarem-se colocam os trabalhadores, o povo e o país perante uma profunda reconfiguração do Estado, manifestando desta forma, mais uma vez, a intenção de concretizar os interesses dos partidos de direita PSD e CDS-PP.

Em causa, está a tentativa de alienação de sectores estratégicos da economia que constituem pilares do funcionamento e da própria soberania do país.

Com a concretização da privatização de empresas como a CP-Carga e EMEF e a concessão de mais linhas urbanas da CP a empresas privadas, o Estado ficaria mais debilitado em termos económicos, os grandes interesses privados nacionais e internacionais do sector passariam a encaixar lucros e apoios complementares do Estado e os centros de decisão ficariam na posse do capital privado.

Com a reestruturação do sector ferroviário na década de 90, a liberalização do Código do trabalho e as concessões a operadores privados, os trabalhadores e os utentes dos transportes têm sido sucessivamente lesados.

Com o objectivo de procurar soluções efectivas para responder a problemas estruturais do país e defender os direitos dos trabalhadores, irá realizar-se uma visita no dia 6 de Maio pelas 9h30 às oficinas da EMEF no Barreiro, constituída pelo Deputado do PCP Francisco Lopes e quadros da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP.

PCP, ORT`s e Direcção da EMEF reúnem nas Oficinas do Barreiro, estando a Delegação do PCP, disponível para uma conferência de imprensa a realizar pelas 12h15 nas imediações da portaria da EMEF, localizada na Avenida da República no Barreiro.

O Secretariado da Comissão Concelhia do Barreiro do PCP


Paulo Almeida



News Release 1985 : Álvaro Seco continua à frente do Metro do Mondego


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 14:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes em Revista, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Assembleia Geral do Metro do Mondego elegeu os novos órgãos sociais para o triénio 2010-2012, mantendo Álvaro Seco como presidente do Conselho de Administração. O presidente da mesa da Assembleia Geral irá também continuar a ser o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Encarnação. Foram ainda nomeados como vogais executivos, Carlos Picado e João Gomes Rebelo. Por sua vez, a Comissão de Fixação de Vencimentos irá ser presidida por Rita Pereira da Silva.


Paulo Almeida



News Release 1984 : 24 anos do acidente da Póvoa


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 14:46

Faz hoje 24 anos, que a CP teve um grave acidente ferroviário. Referimo-nos ao acidente da Póvoa (Póvoa na Linha do Norte e não Póvoa de Varzim) que envolveu o Rápido da Covilhã (Covilhã - Lisboa SA) e uma automotora UTE que efectuava serviço Regional entre o Entroncamento e Lisboa SA.



Foi um choque pela cauda (o rápido que não parava na Póvoa, embateu violentamente no traseira da UTE que estava parada na estação), causou quase duas dezenas de mortes (muitos estudantes) e deu-se em plena estação da Póvoa, na sua linha geral de circulação descendente.


Luís Moreira


News Release 1983 : CAF fornece comboios para Itália e Espanha


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 14:40

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes em Revista, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Grupo CAF - Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles, SA, ganhou os concursos para o fornecimento de material circulante na Sardenha (Itália) e na cidade de Granada (Espanha); dois contratos no valor total de 91 milhões de euros. A empresa espanhola irá entregar cinco composições à Junta Regional de Cagliari, que passarão a operar nas linhas regionais da Sardenha, num investimento de 47 milhões de euros. Quanto ao segundo contrato, no valor de 44 milhões de euros, foi adjudicado pela Junta da Andaluzia e implica o fornecimento de 13 eléctricos rápidos, com opção de mais quatro, ao Metro de Granada, um sistema de transportes que deverá entrar em operação em 2012.


Paulo Almeida



News Release 1982 : 147 anos de comboios em Ponte de Sor e no Crato


Faro [Portugal], 05.05.2010, Semana 19, quarta-feira, 14:22

Faz hoje 147 anos, que entrou em exploração comercial, o troço em via única de bitola larga (1668 mm) e não electrificado, entre Abrantes, Torre das Vargens e o Crato, na Linha do Leste.

Por outro lado, também merece destaque que dois troços de linhas que estão hoje sem serviço ferroviário, também fazem anos hoje que foram abertos à exploração, ou seja, 123 anos da abertura do troço não electrificado e em via única de bitola larga (1668 mm) entre o Pocinho e Côa, na Linha do Douro, e por fim, 97 anos da abertura do troço também não electrificado e em via única, mas neste caso de bitola estreita (1000 mm), entre Sernada do Vouga e Rio Mau na Linha do Vouga.


Luís Moreira