03 maio 2010

News Release 1977 : CP corta investimento


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 22:03

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Correio da Manhã, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A CP deverá adiar a compra de 74 comboios, um investimento superior a 400 milhões de euros, apurou o Correio da Manhã. Será pois nestes investimentos, do âmbito das empresas públicas, que o Ministério das Obras Públicas deverá cortar para reduzir a despesa pública, e não nos grandes projectos.

O concurso para a maior aquisição de sempre da ferroviária nacional encontra-se numa fase preliminar, pelo que ainda poderá ser adiado sem quaisquer custos para a empresa.

Ainda este mês a CP deveria escolher os concorrentes seleccionados para a disputa final, ou seja, entrar na fase de negociações directas com os potenciais fornecedores das composições.

Em causa está o fornecimento de 49 unidades de tracção eléctrica e de 25 unidades de tracção a diesel, nomeadamente para os serviços suburbanos e regionais da CP das linhas de Cascais e do Sado, tendo quatro empresas inclusive já apresentado as suas propostas: Bombardier, Alstom, Siemens e CAF.

Esta última empresa é espanhola e garantia no princípio desta semana que a sua proposta prevê, face aos concorrentes mais próximos no concurso, um preço global inferior de 59 milhões de euros para as unidades eléctricas e de menos dez milhões para as unidades a diesel.


Paulo Almeida



News Release 1976 : REFER com projectos de geotecnia, drenagem e de via na linha do Corgo


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 21:57

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Oje, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A REFER está a elaborar os projectos de "geotecnia, de drenagem e de via" da linha do Corgo, entre Vila Real e Régua, encerrada há um ano por motivos de segurança, refere fonte da empresa.

Em Março do ano passado a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, mandou fechar a linha do Corgo por razões de segurança, anunciando depois um investimento de 23,4 milhões de euros na reparação da linha que deveria estar concluída até ao final de 2010.

As primeiras fases ficaram concluídas no final de 2009, depois do levantamento dos carris e travessas e reperfilamento da plataforma, só que entretanto os trabalhos pararam deixando as populações e autarcas apreensivos quanto ao futuro da linha.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa a REFER respondeu hoje que "decorre actualmente a elaboração de projectos de geotecnia, de drenagem e de via". Referiu ainda que, e tal como estava previsto, a REFER, com o apoio da CP e das câmaras de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, lançou um alargado programa de inquéritos nos principais pontos geradores/atractores de viagens, aos utilizadores de transporte público rodoviário e ferroviário, bem como às escolas, com o objectivo de conhecer os padrões de mobilidade das populações residentes nos concelhos abrangidos.

Segundo a fonte da empresa a informação recolhida está neste momento a ser analisada para depois ser finalizado o Estudo de Procura - Análise do potencial de procura na Linha do Corgo, do qual resultará "uma caracterização actualizada das necessidades de mobilidade a considerar na fase seguinte, em que serão preparadas as soluções coordenadas de oferta de transporte a garantir pelos modos rodo e ferroviário".

Na semana passada a Assembleia Municipal (AM) de Vila Real, presidida por Pedro Passos Coelho, aprovou uma moção em que exige que o Governo reinicie as obras de segunda fase da Linha Ferroviária do Corgo.

Também os deputados do PSD, Luís Pedro Pimentel e António Cabeleira, entregaram um requerimento na Assembleia da República a pedir esclarecimentos ao Governo sobre as datas de reinício e conclusão das obras na Linha do Corgo. Os deputados querem saber se o ministro das Obras Públicas vai cumprir o prometido e reabrir a linha férrea completamente requalificada até Setembro de 2010.

A linha, com uma extensão de 26 quilómetros, liga os concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e de Peso da Régua.


Paulo Almeida



News Release 1975 : CP oferece RockCard para deslocações de comboio Faro-Lisboa para o Rock in Rio


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 21:49

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Barlavento, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Metropolitano de Lisboa, a Carris, a Transtejo e a CP vão voltar a disponibilizar serviços especiais durante a realização do Rock in Rio, no âmbito de um protocolo assinado hoje entre a organização e o Governo.

O documento, subscrito pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, e pela vice-presidente executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, sustenta uma campanha de sensibilização para a utilização dos transportes públicos durante o evento, que decorre nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de maio sob o tema Sustentabilidade.

A campanha, integrada no plano de redução de emissões de carbono do festival, foi já realizada na última edição (em 2008) e, segundo a organização, resultou num "aumento da utilização" dos transportes públicos em relação à edição de 2006.



"Tivemos um ótimo resultado a nível da resposta do público", afirmou Roberta Medina, durante a assinatura do protocolo, a bordo de um barco no Rio Tejo, sem avançar um balanço quantitativo.

A responsável adiantou que uma das ações de animação da campanha será a presença de "paparazzi" que vão pedir autógrafos e poses para a fotografia aos passageiros nas estações, demonstrando que "estrela é quem anda nos transportes públicos".

Para a Cidade do Rock, no Parque da Bela Vista, a CP vai voltar a disponibilizar o RockCard CP, que este ano se alarga até ao sul com a ligação Lisboa-Faro e mantém o trajeto Braga/Porto - Lisboa, e comboios especiais nas linhas de Sintra e Cascais.

O Metro vai funcionar até às 03:30, com ligações às linhas Vermelha e Verde, e a Transtejo terá aos fins de semana um serviço de noite que parte às 04:30 do Cais do Sodré e do Terreiro do Paço.

Os autocarros da Carris vão sair da Cidade do Rock até às 04:00 e a empresa vai ter trajetos exclusivos para o evento.

Para o ministro dos Transportes, esta parceria é um sinal de que andar de transportes públicos em Lisboa é cómodo, seguro e eficiente.


Paulo Almeida



News Release 1974 : Construção do primeiro troço da alta velocidade assinada no final desta semana


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 20:38

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Público, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e de autoria de Luísa Pinto.

Já só falta uma cerimónia formal para o compromisso ser definitivo. Apesar de nada ser irreversível, desde que se paguem as respectivas facturas, vai ser no fim desta semana que o Governo vai celebrar o acto formal de assinatura do contrato de concessão daquele que será o primeiro projecto a introduzir a alta velocidade em Portugal.

O projecto, a construção, o financiamento, a manutenção e a disponibilização do conjunto das infra-estruturas ferroviárias do Troço Poceirão-Caia (que integra, ainda, o troço Évora-Caia da linha convencional de mercadorias Sines-Évora-Elvas-Caia e a Nova Estação de Évora) ao consorcio Elos.

Contra ventos e marés, críticas e acusações, o primeiro-ministro mantém-se firme no avanço da alta velocidade ferroviária no país, argumentando, este fim-de-semana, que o pior que Portugal poderia fazer "era dar algum sinal de desorientação em face de um ataque especulativo de qualquer mercado".

No entanto, do lado da oposição surgem críticas. Pedro Passos Coelho, que defendia o avanço de projectos estratégicos, diz agora que, na actual conjuntura, também esses devem esperar, porque o país não tem dinheiro. O líder do CDS-PP, Paulo Portas, relembrou que "assumiu as suas obrigações" ao pedir a apreciação parlamentar do decreto-lei que estipulou as bases de concessão. A votação está agendada para 28 de Maio. Mas, nessa altura, já o contrato deverá ter pelo menos vinte dias de vigência.

O consórcio é maioritariamente constituído por empresas portuguesas. Co-liderado pela Brisa e pela Soares da Costa (com 30 por cento cada uma delas), o agrupamento Elos integra ainda as espanholas Iridium e Dragados, duas subsidiárias do grupo Lena, a brasileira Odebrecht e a sua subsidiária Bento Pedroso, a Edifer, a Zagope e os bancos Millennium Bcp e Caixa Geral de Depósitos.

O investimento da concessionária será de 1359 milhões de euros para a construção, um valor que inclui as expropriações, e todos os equipamentos necessários, e ainda a concepção, fiscalização e gestão de todo o projecto. O custo médio anual de manutenção será de 12,2 milhões de euros, ambos a preços de 2008, sem IVA.

Feitas as contas, e durante a fase de construção que vai arrancar mal se concretize a assinatura do contrato, o esforço público em termos de finanças traduzir-se-á em 137 milhões de euros pagos directamente pelo Estado (como subsídio ao investimento) e 60 milhões de euros que serão pagos pela Refer, o que corresponde a cerca de quatro por cento do pagamento da linha convencional, para transporte de mercadorias no percurso Évora-Elvas-Caia. Os fundos comunitários vão contribuir com 640 milhões de euros. Na fase de exploração - que decorre até 2049 - seguir-se-ão pagamentos pela manutenção e pelo desempenho do concessionário (pagos directamente pelo Estado), com a Rave, a empresa pública que está a concretizar a implementação deste projecto, a avançar com estimativas de uma média anual de 16 milhões de euros, no primeiro caso, e de 45 milhões de euros, no segundo.

De acordo com o plano de pagamentos previsto, e divulgado pela Rave, no ano de 2015 mais de metade do projecto já estará pago. O maior esforço financeiro ocorrerá em 2011 e 2012, anos em que os pagamentos anuais ultrapassam os 200 milhões de euros.

Esta linha de alta velocidade integra-se na ligação Lisboa-Madrid e está ainda dependente do avanço da segunda concessão, a que implica a construção da terceira travessia sobre o Tejo. Caso haja muitos atrasos, a alta velocidade pode muito bem estacionar na freguesia do Poceirão, no concelho de Palmela. A intenção do Governo, e o compromisso que assumiu com Espanha, e com as instancias comunitarias que lhe asseguraram financiamento, é permitir uma ligação entre as duas capitais da Península em 2h45 minutos para passageiros.


Paulo Almeida



News Release 1973 : Renfe quer ligar Algeciras a França com semi-reboques sobre vagões


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 20:20

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do site Cargo Edições, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Renfe Mercancias vai lançar um estudo de viabilidade para o transporte de semi-reboques em vagões entre o porto de Algeciras e a fronteira francesa.

O estudo tentará determinar a viabilidade económica do projeto, as necessidades de material circulante, as especificações dos terminais de carga e as exigências mínimas de infra-estrutura ferroviária. Este tipo de transporte exige vagões especiais bem assim como equipamentos que permitam aos semi-reboques a entrada e saída dos trens.

Quanto à infra-estrutura, o ponto mais importante a considerar - e que terá alegadamente abortado uma tentativa da Takargo Rail - é o gabarito dos túneis em Espanha, devido à altura atingida pelos vagões com o trailer.

Para o desenvolvimento do projecto a Renfe pondera a criação de uma sociedade de que, em princípio, fariam parte, além dela própria, a Autoridade Portuária da Baía de Algeciras, a região da Andaluzia, a Generalitat de Catalunya e o Logirail, o operador francês que irá assumir o atravessamento de França rumo à Europa.



Paulo Almeida



News Release 1972 : Voies Ferrees nº 178


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 16:45

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa e sumário da revista francesa Voies Ferrees, com o nº 178, que reporta aos meses de Março/Abril de 2010.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em francês)

• RTG Amtrak : l'aventure américaine des turbotrains français.
• Souvenirs enneigés de Basse-Normandie.
• Souvenirs du dépôt du Charolais.
• TDGR : nouvelle campagne 2010.
• Alstom : à la découverte du site de Raismes et du tram-train Citadis Dualis.
• Nuremberg 2010.
• Le couvert OCEM 19 Damofer.


Luís Moreira


News Release 1971 : Today's Railways nº 172


Faro [Portugal], 03.05.2010, Semana 19, segunda-feira, 16:27

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa e sumário da revista inglesa Today's Railways Europe, com o nº 172, que reporta ao mês de Abril de 2010. Com este número de Abril, a revista trás grátis o Rail Pass Guide Continental Europe 2010.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• Farewell to Wien Südbahnhof
• Way up north of Sweden
• SNCB electric locos
• Eurostar review report published
• Belgium's terrible crash

Sobre Portugal

• "Sud-Express" operated with Talgo
• RENFE Camellos to replace UTD 600
• Portugal Narrow Gauge from Porto to Pomerão (ver Reviews)

Como os amigos leitores sabem, esta revista, conta com dois colaboradores regulares portugueses, a saber, Carlos Fonseca e Manuel Tão, este último também colaborador permanente no nosso blogue.


Luís Moreira