12 novembro 2009

News Release 1226 : Algarve reclama nova linha para a Extremadura


Faro [Portugal], 12.11.2009, Semana 46, Quinta-feira, 10:58

Segundo informa o Transportes & Negócios, o Presidente Macário, que é o actual presidente da autarquia farense, opinou sobre matéria ferroviária, pelo que, com cortesia, transcrevemos a mesma informação.

Algarve reclama nova linha para a Extremadura

Sem mencionar a Alta Velocidade, Macário Correia, social-democrata reeleito presidente da AM Algarve, defende a criação de uma nova ligação ferroviária com Espanha para favorecer a região e o Alentejo.

Uma nova ligação ferroviária a Espanha, com a construção de uma nova ponte sobre o Guadiana, é uma das prioridades da Comunidade Intermunicipal do Algarve, que continua sob a presidência de Macário Correia, agora autarca em Faro.

Macário Correia não mencionou explicitamente, nas declarações à “Lusa”, a linha de Alta Velocidade prevista na rede da Rave, mas a menção da ligação do Alentejo e do Algarve a Espanha remete, necessariamente, para aquela ligação, considerada não prioritária mas que o anterior Governo decidiu mandar estudar, já em final de mandato.

A verdade é que os fluxos turísticos entre o Algarve e a vizinha Espanha não param de aumentar, e a rede de Alta Velocidade do país vizinho deverá chegar ao outro lado da fronteira, faltando depois, no essencial, construir a ponte sobre o Guadiana e o traçado português.

Os dirigentes da AM Algarve querem igualmente ver cumprida a requalificação da EN 125. O processo está em curso, em resultado da concessão do Algarve Litoral, mas poderá sofrer um revés, ainda que temporário, assim seja conhecida a decisão do Tribunal de Contas sobre os vistos prévios a todas as concessões rodoviárias contratadas pela Estradas de Portugal.

O reforço da capacidade do aeroporto de Faro é outra das pretensões dos autarcas, sendo certo que a ANA tem em curso investimentos no local, beneficiando até da recente concessão de um financiamento comunitário ao abrigo das Redes Transeuropeias.

Todos estes assuntos serão discutidos pelos autarcas com o novo ministro das Obras Públicas e Transportes, António Mendonça, passada esta fase de apresentação e debate do Programa do Governo, avisou Macário Correia. Porque as pretensões dos autarcas terão já reflexos no Orçamento de Estado para 2010.

Sobre esta matéria, de ligações trans-fronteiriças, desejamos afirmar que sempre pensamos que foi um erro grave, porque não houve visão no passado, de dotar o Algarve com ligação ferroviária com  a Andaluzia, pois fez-se no Minho, no Douro, na Beira Alta, em Cácéres e no Leste, e porque não na então Linha do Sul, hoje Linha do Algarve, que seria um corredor fantástico, ou seja, Sevilla - Huelva - Faro - Lagos. Em matéria de TGV, no projecto que a LUISFER fez há já 3 anos e que está inédito, fazemos aí a nossa reflexão da importância que esta ligação Algarve com Sevilla é da maior importância, não por começar nesta região ou em Lisboa, mas sim lá em cima, em A Coruña, passando depois por Santiago de Compostela - Vigo - Braga - Porto - Aveiro - Coimbra - Leiria/Fátima - Ota (que já não é) - Lisboa - Faro - Huelva  e finalmente Sevilla, ou seja, em termos internacionais ou nacionais, são 2 linhas, a saber de A Coruña a Lisboa e de Lisboa a Sevilla e não 3 como muitos dizem, sem saberem realmente aquilo que dizem.


Luís Moreira