01 abril 2010

News Release 1797 : Governo assegura construção de ferrovia Sines-Elvas até 2013


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, quinta-feira, 20:24

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Diário Digital, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, assegura que a alteração do troço previsto entre Sines e Grândola não atrasa a construção da ferrovia Sines-Elvas, revelando-se seguro da sua conclusão até 2013, mas preocupado com o projecto de Espanha.

"O Porto de Sines estará ligado a Espanha [até 2013]", disse aos jornalistas Carlos Correia da Fonseca, que se revelou "muito mais preocupado com as ligações do Caia para lá do que do Caia para cá", tendo avançado que o ministro dos Transportes e das Obras públicas vai a Espanha na próxima semana.

"Estamos a desenvolver um grande diálogo com Espanha", acrescentou, explicando que para além da construção da linha férrea é necessário resolver os "problemas de diferenças de tensão e (...) de bitola", de forma a "garantir a interoperabilidade perfeita da rede portuguesa com a rede espanhola".

Em Portugal, o troço proposto inicialmente pela REFER (Rede Ferroviária Nacional) entre Sines e Grândola, fortemente contestado por autarcas, associações e outras entidades da região - com excepção do presidente da Câmara de Sines -, acabou por ser posto de lado. A comissão opositora da proposta anulada, formada pelos autarcas de Beja, Grândola e Santiago do Cacém, e pelas associações Quercus e REVER (Associação Protectora do Montado Contra a Ferrovia Relvas Verdes-Grândola Norte) argumenta que o troço retalhava os concelhos de Grândola e de Santiago do Cacém, passava pelo "meio de aldeias" e "por cima de casas", obrigando ainda "ao abate de milhares de sobreiros".



Paulo Almeida



News Release 1796 : Parecer condicionado para obra do terminal de Alcântara


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, quinta-feira, 20:11

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Sol, publicada ontem na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

A Secretaria de Estado do Ambiente emitiu uma declaração de impacte ambiental «favorável condicionada» à ligação desnivelada da Linha de Cascais e do Porto de Lisboa à Linha de Cintura, integrada na ampliação do terminal de contentores de Alcântara

Segundo o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o projeto de construção de vias férreas e instalações de transbordo e de terminais abrange as freguesias de Campolide, Santo Condestável, Prazeres, Santa Maria de Belém e Alcântara.

A declaração de impacte ambiental (DIA) é assinada pelo secretário de Estado Humberto Rosa, que aponta como condicionante a necessidade de obter «autorização para ocupação das áreas abrangidas pelo regime transitório da Reserva Ecológica Nacional».

A articulação do projeto de execução com o plano de urbanização de Alcântara e a sua compatibilização com o plano director municipal de Lisboa são outros dos requisitos exigidos.

O documento impõe também a preservação do edifício da estação de Alcântara e da gare que lhe está associada devido ao «elevado valor patrimonial e histórico» da infraestrutura e às suas «potencialidades» para ter outros usos públicos.

O avanço da obra fica ainda condicionado à definição de medidas de atenuação do ruído propagado por via estrutural (isto é, a vibração induzida na estrutura) e ao cumprimento das 42 medidas de minimização/compensação e dos 28 elementos a apresentar, como um plano pormenorizado dos condicionamentos e dos desvios de tráfego ou um conjunto de medidas que compensem a eventual eliminação de estacionamento na zona das Docas.

Entre estes elementos conta-se também um plano de desmantelamento do troço da Linha de Cintura que vai ser desativado, uma localização para a estação provisória que não penalize os utentes, uma «caracterização detalhada do património existente ao longo do traçado» e a contabilização de quantos lugares serão eliminados na marina.

A secretaria de Estado exige que a proponente do projecto de ligação desnivelada, a REFER, promova um estudo histórico/arqueológico sobre a frente ribeirinha afetada pela obra, dando particular atenção à zona fronteira à Fábrica da Cordoaria e à área «onde se sabe terem existido estruturas do antigo Cais do Porto Franco e o antigo Forte de São João da Junqueira».

A lista de documentos a apresentar inclui um estudo de impacto sonoro e outro relativo ao escoamento no interior do Caneiro de Alcântara.

O projeto de alargamento do terminal de contentores, denominado NovAlcântara, foi apresentado pelo anterior Governo do PS, que defende que o desnivelamento do nó ferroviário vai gerar maior procura da Linha de Cascais devido à redução dos tempos de viagem.



Paulo Almeida



News Release 1795 : LUISFER recebida no MOPTC pelo ministro António Mendonça


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, quinta-feira, 15:44

Informamos os nossos amigos leitores, que acabamos de receber uma comunicação por parte do MOPTC, em que nos convoca para uma reunião urgente na próxima segunda-feira, pelas 09:00, no S. Mamede ao Caldas, em Lisboa. Além da LUISFER, que será representada pelo seu presidente Luís Moreira, estará presente também o Ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Podemos desde já revelar aos leitores, que a agenda desta reunião é composta pelos seguintes 2 pontos:

• Projecto LA GRANDE VITESSE AU PORTUGAL, feito pela LUISFER em 2006
• Outros pontos agendados pela LUISFER aquando da audiência pedida no Natal de 2009.


Luís Moreira


News Release 1794 : FGV


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, quinta-feira, 15:38

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da FGV que é um operador ferroviário espanhol que actua na zona de Valencia e que se denomina "FGV".



Página: FGV
Endereço URL: http://www.fgv.es/
Situação: Activa
Idioma: Castelhano, Inglês e Valenciano
Autor: FGV
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 6 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte •


Luís Moreira


News Release 1793 : Linha Amarela de regresso à normalidade


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, Quinta-feira, 15:29

Segundo informa a MP Metro do Porto e com cortesia citando, os trabalhos que condicionaram a circulação do Metro na Linha Amarela (D) e, concretamente, na Ponte Luiz I, ficaram concluídos na passada segunda-feira, dia 29 de Março. A intervenção, iniciada em Junho passado e executada no âmbito da garantia do contrato Normetro, visou o ajuste da via no tabuleiro da Ponte. Durante os trabalhos e apenas no período nocturno (após as 20:30), as composições estavam obrigadas a circular numa única via, levando a que os clientes tivessem que efectuar transbordo nas estações de S. Bento ou de General Torres.



Agora, com a conclusão dos trabalhos, é retomada a velocidade máxima de circulação naquele troço da rede - 40 km/h. Com a conclusão dos trabalhos, o atravessamento da Ponte e toda a circulação na Linha Amarela passa a ser feita com maior comodidade e velocidade.

O Metro do Porto aproveita para agradecer a colaboração dos seus clientes e dos moradores das imediações da zona de trabalhos, que podem agora continuar a usufruir da Linha Amarela com maior conforto e rapidez.


Luís Moreira


News Release 1792 : Aviso CP (Comboios Páscoa)


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, Quinta-feira, 15:27

Recebemos nos nossos serviços o seguinte aviso da CP, referindo que o serviço Alfa Pendular e Intercidades/InterCity, sofrerá alterações ao serviço no período da Páscoa. Sendo assim, temos:

Páscoa 2010 - Reforço da Oferta

Para maior Conforto nas suas viagens, por ocasião da Páscoa, a CP Longo Curso, irá reforçar a Oferta de lugares nos Serviços Alfa Pendular e Intercidades.

Para sua comodidade adquira o seu bilhete com antecedência:

• Na Internet através do netTICKET
• Call Center 808 208 208
• No sistema Multibanco
• Nas Estações:
• Bilheteiras
• Quiosques de Venda Automática
• Nas Agências de Viagens

Alterações ao Serviço Alfa Pendular no eixo Lisboa/Porto/Braga/Lisboa

A CP informa que no dia 2 de Abril (Sexta-Feira) não se efectuam os seguintes comboios:

• Alfa Pendular 135
16:00 Lisboa Santa Apolónia
19:31 Braga

• Alfa Pendular 136
20:04 Braga
23:30 Lisboa Santa Apolónia

Efectuando-se no dia 01 de Abril (Quinta-Feira).

Alterações ao Serviço Alfa Pendular e Intercidades no eixo Lisboa / Porto / Lisboa

Informa-se que no dia 3 de Abril (Sábado) não se efectuam os seguintes comboios:

Partida de Porto Campanhã:

• InterCidades/InterCity 520
06:52 Porto Campanhã
10:00 Lisboa Santa Apolónia

• Alfa Pendular 120
07:45 Porto Campanhã
10:38 Lisboa Santa Apolónia

Partida de Lisboa Santa Apolónia:

• InterCidades/InterCity 521
07:30 Lisboa Santa Apolónia
10:39 Porto Campanhã

• Alfa Pendular 123
08:00 Lisboa Santa Apolónia
10:52 Porto Campanhã


Luís Moreira


News Release 1791 : Vinci vai construir LGV Tours - Bordeaux


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, Quinta-feira, 14:52

A RFF Réseau Ferré de France acaba de anunciar que irá encetar negocaições finais e exclusivas com o consórcio liderado pela Vinci, para a construção e manutenção da futura LGV Tours - Bordeaux, que terá uma extensão de 340 km, sujeita segundo sabemos, pela primeira vez em concessão PPP.

Devemos afirmar que esta LGV faz parte do projecto LGV Europ Sud Atalntique que chegará dentro de alguns anos às principais cidades do sud-ouest da França e à fronteira espanhola de Irún.



Esta LGV deverá abrir em 2016 e terá conexões com as linhas convencionais da RFF, de modo a servir Poitiers, Angoulême e Châtellerault. O tempo de viagem entre Paris e Bordeaux deverá ser reduzido em 1 hora, passando a viagem então no futuro a fazer-se em cerca de 2 horas.

Ainda em relação à PPP Parceria Público-Privada, dos € 7,2 biliões projectados, mais de metade serão cobertos pelo estado francês e por 5 regiões francesas, cabendo o restante à RFF e ao concessionário ainda uma outra parte, necessariamente minoritária em relação aos capitais públicos pensados para o projecto.


Luís Moreira