01 abril 2010

News Release 1797 : Governo assegura construção de ferrovia Sines-Elvas até 2013


Faro [Portugal], 01.04.2010, Semana 14, quinta-feira, 20:24

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Diário Digital, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Carlos Correia da Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, assegura que a alteração do troço previsto entre Sines e Grândola não atrasa a construção da ferrovia Sines-Elvas, revelando-se seguro da sua conclusão até 2013, mas preocupado com o projecto de Espanha.

"O Porto de Sines estará ligado a Espanha [até 2013]", disse aos jornalistas Carlos Correia da Fonseca, que se revelou "muito mais preocupado com as ligações do Caia para lá do que do Caia para cá", tendo avançado que o ministro dos Transportes e das Obras públicas vai a Espanha na próxima semana.

"Estamos a desenvolver um grande diálogo com Espanha", acrescentou, explicando que para além da construção da linha férrea é necessário resolver os "problemas de diferenças de tensão e (...) de bitola", de forma a "garantir a interoperabilidade perfeita da rede portuguesa com a rede espanhola".

Em Portugal, o troço proposto inicialmente pela REFER (Rede Ferroviária Nacional) entre Sines e Grândola, fortemente contestado por autarcas, associações e outras entidades da região - com excepção do presidente da Câmara de Sines -, acabou por ser posto de lado. A comissão opositora da proposta anulada, formada pelos autarcas de Beja, Grândola e Santiago do Cacém, e pelas associações Quercus e REVER (Associação Protectora do Montado Contra a Ferrovia Relvas Verdes-Grândola Norte) argumenta que o troço retalhava os concelhos de Grândola e de Santiago do Cacém, passava pelo "meio de aldeias" e "por cima de casas", obrigando ainda "ao abate de milhares de sobreiros".



Paulo Almeida



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.