09 junho 2007

News Release 581 : SNCF LANÇA O SERVIÇO TGV EST EUROPÉEN




Porto [Portugal], 09.06.2007, Semana 23, Sábado, 19:30 - Com grande pompa e circunstância, tem estado a decorrer na cidade luz, manifestações de animação e visita à Gare d'Est, que a própria SNCF fez questão de convidar os Parisienses, a fim de verem as transformações efectuadas, para poderem receber e fazer ligações em TGV, nesta que será a estação Terminal para os TGV POS, que amanhã começam a circular já em exploração comercial. Estes comboios vão servir toda a zona Este francesa, e os TGV, também vão fazer relações directas entre Paris e algumas cidades do Luxemburgo, Alemanha e Suiça, que de forma cadenciada e sempre em crescendo, verão ser criadas relações com Paris, estando por exemplo previsto que o TGV faça Paris - München em 2010. Por agora, vai chegar ao Luxemburg, a Frankfurt e a Stuttgart, assim como a Zürich. Também estão autorizados a circular na LGV Est, os ICE 3 da DB. A nível interno, haverá TGV's oriundos desta zona Este, mas que vão chegar às regiões Atlantique e Nord da SNCF de forma directa, sem obrigar a transbordos.

Também é importante referir, que as estações terminais de Paris, estão já definitivamente ligadas à rede TGV, ou seja:

Estações que não são servidas por alguma relação em TGV:

- PARIS Gare d'Austerlitz (alternativa, Paris Gare du Montparnasse)
- PARIS Gare de St-Lazare (alternativa, Paris gare du Montparnasse)

Estações que servem e estão ligadas à rede TGV:

- PARIS Gare de Lyon (a primeira a ter este privilégio e serve toda a zona Sud-Est da França.
- PARIS Gare du Montparnsse (a segunda a receber TGV's e serve toda a zona Ouest e Sud-Ouest (igualmente Espanha e Portugal), hoje zona Atlantique da SNCF.
- PARIS Gare du Nord (a terceira receber TGV's e serve toda a região Nord da França e norte da Europa e Reino Unido pelo Túnel do Canal da Mancha.
- PARIS Gare d'Est (a quarta e última a receber TGV's (a partir de amanhã) e que servirá a zona Est de França, assim como o Luxemburgo, Alemanha e Suiça.



Precisamente amanhã, 10 de Junho, os primeiros TGV a chegar a Paris, serão recebidos em festividade e com fanfarra e vai a SNCF acolher de forma cuidada, os primeiros clientes do TGV Est.

Segundo o que está previsto, os 2 primeiros TGV a chegar amanhã a Paris Gare d'Est, inaugurando então esta relação comercial, serão:

Chegada às 09:34 do TGV 2410, proveniente de Strasbourg (parte às 07:15), fazendo a viagem em 2h19, contra 4h00 em comboio não TGV, como até agora.

Chegada às 10:19 do TGV 2860, proveniente do Luxembourg (parte às 08:10), fazendo a viagem em 2h09, contra 3h35 em comboio não TGV, como até agora.



A fim de consolidar em crescendo os seus clientes para este novo serviço, a SNCF está a oferecer milhares de bilhetes (5000 lugares por dia) para o TGV, com um valor simbólico de € 10,00 e € 15,00.

Luís Moreira

Créditos: Pelo mapa, agradecimentos à SNCF.

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-