18 setembro 2007

News Release 710 : 135 ANOS DA CARRIS




Porto [Portugal], 18.09.2007, Semana 38, Terça-Feira, 10:04 - Faz hoje 135 anos, que foi fundada a CARRIS Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Explorando vários tipos de transporte diferenciados, pois opera com autocarros, eléctricos, elevadores e ascensores, é a CARRIS, o principal operador de transporte, dentro dos limites geográficos da cidade de Lisboa.



Precisamente no dia de hoje, em que se celebra o 135º aniversário da CARRIS, volta a ser explorado comercialmente, o ascensor da Calçada da Glória (Restauradores, junto ao Palácio Foz), que é muito procurado pelos turistas que visitam a cidade de Lisboa e que a par dos outros 2 ascensores, ou seja, Bica e Lavra, estão classificados como monumento nacional. Como os amigos leitores sabem e certamente se recordam, o ascensor da Glória, esteve paralisado cerca de 1 ano e meio, devido à intervenção e obras no Túnel do Rossio, por parte da REFER.

Recordando um pouco, lembramos que a CARRIS, tem uma frota, composta assim:

- 758 Autocarros
- 58 Eléctricos
- 6 Ascensores e
- 2 Elevadores

e que todo este material circulante, pertence e está colocado nas estações de serviço (Depósitos) de Miraflores, Musgueira e Pontinha, para os autocarros e Santo Amaro, para a frota de eléctricos.

A LUISFER, felicita a CARRIS, pela passagem de mais um aniversário.

Luís Moreira

# # #

««« informação aos leitores »»»
A LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias, é uma organização pessoal privada de Luís Moreira, que tem como objecto, efectuar estudos e realizações ferroviárias, de âmbito nacional ou internacional, sejam eles no caminho-de-ferro puro ou no modelismo à escala. A LUISFER, tem uma experiência acumulada de mais de 30 anos, pois foi fundada em 13 de Agosto de 1976 e tem a sua sede na cidade do Porto, Portugal, e é a mesma LUISFER, sócia ordinária da ADFER, da APAC e membra da CP Entusiastas e do Clube CISALPINO, assim como mantém excelentes relações com todas as organizações ferroviárias e com todos os operadores ferroviários (pax, cargo e infra), nacionais e internacionais.

Contactos
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias
Departamento de Comunicação e Imagem
Porto, Portugal, Europe
Telefone: [351] 914 665 159
E-mail: luisfer.rail@yahoo.com
Web Page: http://luisfer-rail.blogspot.com

-end-