18 abril 2010

News Release 1902 : CP duplica oferta para Hendaya na segunda-feira


Faro [Portugal], 18.04.2010, Semana 16, domingo, 12:46

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Público, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Sud Expresso, comboio que liga diariamente Lisboa à fronteira francesa de Hendaya (onde dá ligação ao TGV para Paris), está esgotado nos dois sentidos até terça-feira, tendo a empresa recusado inúmeros pedidos de passageiros que estavam dispostos a viajar de pé.

Mas a partir de segunda-feira a empresa vai reforçar a oferta, recuperando a velha composição que tinha sido desafectada há dois meses quando esta ligação passou a ser feita com o moderno material espanhol Talgo, passando a designar-se comboio-hotel. Mas bastou uma breve manutenção realizada de urgência durante o fim-de-semana para voltar a pôr as velhas carruagens operacionais para viajarem de novo para França.

Entre Lisboa e Madrid, e apesar de se realizarem voos, o comboio Lusitânia Hotel (que ligas duas capitais durante a noite) também se encontrava ontem esgotado durante o fim-de-semana.



Paulo Almeida



News Release 1901 : Comboio já não é uma alternativa


Faro [Portugal], 18.04.2010, Semana 16, domingo, 12:41

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Dominic estava feliz e saltava, ostentando um bilhete de comboio, conseguido ao fim de seis horas de espera na estação de comboios de Santa Apolónia, Lisboa. E, mesmo assim, era uma vitória parcial, porque o destino desta francesa era Paris e o bilhete só lhe dava até Madrid, a capital espanhola transformada numa tábua de salvação para seguir viagem. "Bom, já é alguma coisa, depois vemos como chegamos a Paris", disse, ao JN. É que, no espaço de 24 horas e ao fim da tarde de ontem, já nem os comboios serviam de alternativa ao encerramento do espaço aéreo.

E com o Sud-Express a sair, esgotado, cerca das 16.30 horas de ontem, era também a esperança que desaparecia para centenas de candidatos a passageiros - o comboio partira, mas as filas nas duas únicas bilheteiras em serviço mantinham-se. Para quem ficava, o domínio era o da incerteza, por ser impossível saber quando haveria mais bilhetes de comboio; os rumores corriam de que só na próxima semana haveria lugares disponíveis. "Não sabemos o que fazer - nem hotel temos!", diziam duas inglesas, que se tinham conhecido na fila. Queriam ir para Londres, mas nem sabiam como sair de Lisboa.

Na Estação do Oriente, no Parque das Nações, a informação era mais perceptível, mas só isso, porque a certeza era igual: o Sud-Express só tinha lugares disponíveis no dia 21, e mesmo o comboio para Madrid só hoje teria bilhetes. Diziam-no os placards junto às bilheteiras e a instalação sonora, em português e em inglês.

Mas quem mais sofria eram os turistas. Um deles, jovem, olhando para as filas imensas na Estação do Oriente, virava-se para as máquinas de venda de bilhetes, mas o conhecimento do português não chegava para perceber que a venda electrónica só abrangia as linhas em Portugal. Tentava escrever "Madrid" no teclado digital, mas a máquina não reconhecia.



Paulo Almeida



News Release 1900 : CP reforça ligações para Espanha e França


Faro [Portugal], 18.04.2010, Semana 16, domingo, 12:35

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal da TSF, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

O Sud Expresso, comboio que faz a ligação entre Lisboa e Hendaye e ao TGV para Paris, já não tem lugares disponíveis até terça-feira devido ao cancelamento de voos para vários destinos europeus.

À TSF, Ana Portela, relações públicas da CP, revelou que perante esta situação a empresa decidiu reforçar as ligações ferroviárias para França a partir de segunda-feira.

Na Islândia o vulcão continua activo e há cada vez mais complicações nos aeroportos da Europa Central e do Norte.

A autoridade aeronautica holandesa anunciou que o espaço aéreo no país mantém-se encerrado até às 7:00 deste domingo. Também na Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, França e Irlanda, os aviões não levantam nem aterram até à tarde deste domingo.

Nos EUA, as companhias aéreas norte-americanas cancelaram hoje, e pelo terceiro dia consecutivo, a maioria dos voos com destino ou origem na Europa.

Dos 337 voos EUA/Europa previstos pelas companhias, 282 foram cancelados, segundo a Associação de Transporte Aéreo norte-americana.

Os aeroportos americanos estão, no entanto, a funcionar dentro da normalidade, sem registo de grandes filas de passageiros, segundo a associação e as autoridades aeroportuárias.



Paulo Almeida