14 abril 2010
News Release 1879 : Portaria nº 201/2010 (MOPTC)
Faro [Portugal], 14.04.2010, Semana 16, Quarta-feira, 21:56
Informamos os amigos leitores, que sendo interessados na informação ferroviária mais generalista, também se interessam pela filatelia de temática ferroviária, que os CTT fizeram aprovar através da Portaria nº 201/2010, publicada pelo MOPTC, no Diário da República I Série com o nº 72, de hoje e que dispõe assim:
Manda o Governo, pelo Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, ao abrigo das disposições do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 360/85, de 3 de Setembro, que seja lançada em circulação, cumulativamente com as que estão em vigor, uma emissão base de selos auto-adesivos de tiragem ilimitada alusiva aos transportes públicos urbanos (4.º grupo), com as seguintes características:
Design: Atelier Acácio Santos/Hélder Soares;
Fotos: Arnaldo de Sousa/Arquivo Fotográfico do Metropolitano de Lisboa, Arquivo Carris, Luís Miguel Correia;
Dimensão: 25 mm × 30 mm;
Impressor: Walsall;
1.º dia de circulação: 24 de Março de 2010;
Taxas e motivos:
N 20 g (correio nacional normal) — 1995, eléctrico articulado, estacionado na raquette de Algés;
A 20 g (correio azul nacional) — 1996, comboio ML79 no cais da estação das Laranjeiras;
E 20 g (correio normal Europa) — 2007, cacilheiro Campolide atravessando o rio Tejo de Cacilhas para Lisboa.
O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Jorge Oliveira Ribeiro de Campos, em 30 de Março de 2010.
Luís Moreira
News Release 1878 : Os percursos ferroviários para a Liga Sagres e Liga Vitalis (27ª Jornada)
Faro [Portugal], 14.04.2010, Semana 16, Quarta-feira, 21:42
Edita-se nesta News Release, os percursos ferroviários que a LUISFER recomenda, para os adeptos dos clubes das Liga Sagres e Liga Vitalis, que nesta 27ª jornada (próximo fim-de-semana), vão jogar fora dos seus campos, e que desejam utilizar o comboio e metro, como meio de transporte preferencial nas suas deslocações.
Temos então:
27ª Jornada - LUISFER 082 - Ligas Sagres e Vitalis
Lembramos que estas soluções são as mais razoáveis, e que devem ser preparados atempadamente, quer os percursos e os horários a observar pelos adeptos interessados. Como é óbvio, a LUISFER, não é responsável, por incumprimento de horários e falhas nos percursos, e os operadores REFER, CP, FERTAGUS, ML, MP, ANA, ANAM, TAP e SATA, não estão vinculados nem obrigados para com a LUISFER, em qualquer destas soluções que oferecemos aos adeptos do futebol.
A LUISFER recomenda a audição dos jogos da Liga Sagres, através da Rádio Renascença.
Luís Moreira
News Release 1877 : MTS
Faro [Portugal], 13.04.2010, Semana 16, quarta-feira, 15:04
Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.
Sendo assim, damos hoje destaque à página da MTS que é a operadora do metro ligeiro de superfície na Margem Sul e que se denomina "MTS".
Página: MTS
Endereço URL: http://www.mts.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: MTS
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 5 em 10
O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.
Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:
• UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •
• REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •
• CP (Portugal) • RENFE • SNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •
• ML • MP • MM • MTS •
• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom • COMSA •
• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF • ASAF •
• Ferro Produções •
• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer •
Luís Moreira
News Release 1876 : 104 anos de comboios em Vila Real de Santo António
Faro [Portugal], 14.04.2010, Semana 16, quarta-feira, 14:53
Faz hoje 104 anos que o comboio chegou a Vila Real de Santo António. Com efeito, foi em 14 de Abril de 1904 que se inaugurou a via férrea entre Tavira e VRSA. Esse troço, ainda hoje se mantém igual, ou seja, está em exploração, é de via única sem electrificar e de bitola larga ibérica, ou seja, 1668mm.
Noutro contexto, também desejamos assinalar, porque no mesmo dia mas em ano diferente, que faz hoje 132 anos que se inaugurou o troço entre Quintos e Serpa, do antigo Ramal de Moura, que como se sabe, hoje sem exploração ferroviária.
Luís Moreira
News Release 1875 : Cavaco aprova TGV mas falta estudo
Faro [Portugal], 14.04.2010, Semana 16, quarta-feira, 10:54
Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do Jornal de Notícias, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.
O decreto-lei que aprova as bases de concessão do primeiro troço do comboio de alta velocidade que ligará Lisboa a Madrid foi ontem promulgado por Cavaco Silva.
Numa nota publicada no sítio da Internet da Presidência da República é dito que o projecto entre Poceirão (sul de Lisboa) e Caia (na fronteira) teve luz verde apesar de ainda faltar a certificação da sua actual viabilidade.
O comunicado adianta que Cavaco Silva "considera de crucial importância" que o projecto assente "em estudos independentes" que comprovem, "na medida do razoável, a viabilidade do projecto no actual quadro económico-financeiro", lê-se, recordando a última campanha eleitoral, na qual o PSD reclamava o adiamento da obra. E continua: "Embora as informações recebidas não esclareçam todas as dúvidas, o Governo comunicou que irá proceder à certificação por entidade independente da última análise custo-benefício realizada".
Ainda antes da promulgação, o Governo da Extremadura espanhola aplaudia o avanço da obra.
"Desprezo" pelo Norte
As restantes linhas de alta velocidade continuam, contudo, a causar polémica. O adiamento da construção da alta velocidade do Porto até Vigo e até Lisboa é sinal de um "desprezo inaceitável pelo peso e pelos direitos do Norte", disse ontem à agência espanhola EFE o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte.
Carlos Lage classificou a ligação à Galiza de "vítima da dissidência política interna", dizendo que a obra "não merece morrer por asfixia". Pediu, por isso, aos dois governos a fixação de calendários "estáveis e credíveis".
Paulo Almeida
Publicada por
LUISFER Estudos e Realizações Ferroviárias.
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quarta-feira, abril 14, 2010
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