06 abril 2010

News Release 1831 : Takargo estreia ligações à Galiza


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 23:35

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes& Negócios, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Depois de Madrid, Saragoça e Barcelona / Tarragona, a Galiza. A Takargo inicia hoje um serviço diário entre Lugo e a Figueira da Foz, para o transporte de madeira.

A partir de hoje, um comboio da Takargo cumprirá diariamente a ligação entre o terminal ferroviário de Lugo, na Galiza, e o Louriçal, Figueira da Foz, transportando 750 toneladas de madeira destinadas à fábrica da Celbi. Parte da carga poderá seguir para a outra unidade da papeleira, em Vila Velha de Ródão.

As composições circularão pela Linha do Minho, fazendo o trajecto durante a noite: a chegada ao Louriçal está prevista para as 2 da madrugada e o regresso, em vazio, à Galiza, a partir das cinco horas.

O negócio de transporte de madeira das florestas galegas para as fábricas da Celbi representará para a Takargo um volume de negócios de cerca de três milhões de euros anuais.

Pela utilização da infra-estrutura, a Refer receberá cerca de 250 mil euros/ano.


Paulo Almeida



News Release 1830 : Comboio especial para o Festi Angola


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 23:22

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do portal Transportes XXI, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de António Valente.

O operador Comboios de Portugal vai organizar um comboio especial para o Festi Angola, que se realiza no próximo dia 10, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Este comboio fará a ligação Gare do Oriente-Sintra, tendo a partida marcada para as 3h00 da manhã do dia 11.

O Festi Angola é um evento musical, que reúne vários artistas angolanos. O bilhetes custam a partir de 10 Euros.



Paulo Almeida



News Release 1829 : CP pede indemnizações para adaptar telecomunicações


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 23:09

Com cortesia, editamos na íntegra, notícia do jornal Público, publicada hoje na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante e da autoria de Carlos Cipriano.

A CP pediu ao Ministério das Finanças e ao Ministério das Obras Públicas e Transportes para ser indemnizada pelos encargos de instalação de um novo sistema de telecomunicações nas suas locomotivas, uma necessidade provocada pelo facto de a Refer ter optado pela substituição em toda a rede ferroviária nacional do actual sistema "Rádio-Solo".

Em causa está um investimento de milhões de euros (cujo montante a transportadora não quis dizer ao PÚBLICO) que consiste em comprar e instalar em todas as locomotivas e automotoras equipamento com tecnologia GSM, idêntica à dos telemóveis, para que os maquinistas possam comunicar com as estações.

Actualmente esta comunicação é feita pelo Rádio-Solo, um sistema analógico que envia dados do comboio para balizas colocadas ao longo da via-férrea, seguindo por cabo para estações e centros de controlo. A Refer diz que esta tecnologia tem "sérias limitações na transmissão de dados" e no futuro poderá haver dificuldades em assegurar a sua manutenção.

Daí a opção para o GSM-R, mais fiável e mais rico em funcionalidades, sendo também uma tecnologia aberta e standard que pode ser utilizada por todos os operadores europeus. A principal razão, porém, é a sua obrigatoriedade pelas instâncias comunitárias, no âmbito da interoperabilidade entre as empresas de caminhos-de-ferro dos Estados- membros, tendo em conta a criação do mercado do transporte ferroviário europeu. A implementação deste projecto terá de cumprir normas técnicas válidas igualmente para as linhas convencionais e para as linhas de alta velocidade.

O seu custo em Portugal é também um segredo, segundo a Refer, que recusou igualmente prestar informações ao PÚBLICO. A implementação da nova tecnologia poderá ser faseada e podem também coexistir os dois sistemas (Rádio-Sol e GSM-R) durante algum tempo, mas a empresa terá de assegurar financiamento para tal num contexto de crise. A CP já assumiu dificuldades para suportar estes encargos.

Também o operador privado Takargo, cujas locomotivas, compradas há dois anos, têm instalado o Rádio-Solo, diz que a mudança terá de ser paga pela Refer, segundo disse ao PÚBLICO o seu administrador Pires da Fonseca.

Para a Fertagus, outra empresa privada que detém a concessão norte-sul, a questão não se coloca com tanta aquidade, uma vez que a sua frota pertence ao Estado, que deverá assegurar a mudança dos equipamentos, fazendo diluir os custos na renda que a empresa paga pela utilização dos comboios.



Paulo Almeida



News Release 1828 : A “porta do cavalo” da estação do Entroncamento


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 22:10

Com cortesia, editamos na íntegra, comentário de Rui Ricardo, inserido na rubrica "A palavra dos leitores" do jornal O Mirante, publicada no passado dia 2 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Na estação dos comboios do Entroncamento há uma entrada principal e uma entrada pela chamada “porta do cavalo”, situada na zona norte da cidade, que só pode ser utilizada por funcionários e que implica o atravessamento de linhas onde circulam comboios de mercadorias em manobras.

Para um passageiro que não seja funcionário, é impossível passar a porta do cavalo para ir apanhar o comboio devido à presença de seguranças. Estranhamente, quem saia do comboio no Entroncamento, pode ir, sem qualquer problema até à referida porta, atravessando linhas e mais linhas.

Acontece, no entanto, que quando lá chega, à tal “porta do cavalo” não pode sair. Depois de ser avisado que acabou de atravessar uma área interdita a “Pessoas Estranhas” o segurança de serviço, em vez de lhe abrir a porta e o pôr na rua, obriga-o a voltar para trás, pela zona onde não pode circular. Será para ver se o prevaricador é atropelado por algum comboio em manobras?



Paulo Almeida



News Release 1827 : População da zona norte do Entroncamento mais longe da estação


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 22:01

Com cortesia, editamos na íntegra, comentário de Carlos Manuel Pereira acerca de notícia do jornal O Mirante, publicada no passado dia 3 na sua página electrónica na internet, com informação ferroviária relevante.

Quero comentar a notícia do encerramento da passagem para a estação do Entroncamento a partir da ponte para peões sobre as linhas de caminho-de-ferro. As empresas como a CP e a REFER fazem tudo o que querem e lhes apetece. Sempre foi assim e sempre vai continuar a ser. O antigo presidente da câmara ameaçava mas nada fazia. Este agora diz que está satisfeito com o serviço da CP. Ora muito bem. Eles que batam palmas enquanto a CP e a REFER tratam mal os munícipes que ainda utilizam o caminho-de-ferro e quando já não pararem comboios no Entroncamento porque já não é rentável, venham chorar lágrimas de crocodilo para mostrarem que são amigos do povo. Senhor presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima e senhor presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, saiam dos gabinetes e vão para cima da ponte dos peões às seis e sete da manhã ouvir o que têm para dizer os moradores na zona norte do Entroncamento sobre este novo abuso dos caminhos-de-ferro. Vejam a prepotência dos seguranças que eles contrataram para só deixarem passar funcionários do caminho-de-ferro para a estação a partir do portão da zona norte. Na cidade não há só funcionários dessas empresas. Façam alguma coisa se faz favor.


Paulo Almeida



News Release 1826 : 83 anos do Ramal de Reguengos


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 15:14

Embora já não esteja em exploração comercial, desejamos recordar que faz hoje 83 anos (foi em 6 de Abril de 1927), que foi inaugurado o Ramal de Reguengos em toda a sua extensão, ou seja, de Évora a Reguengos de Monsaraz. Como os amigos leitores certamente sabem, este troço teve sempre via única não electrificada e bitola larga ibérica de 1668mm.


Luís Moreira


News Release 1825 : SINDEFER


Faro [Portugal], 06.04.2010, Semana 15, terça-feira, 15:07

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer aos nossos amigos leitores que por ventura, possam não conhecer, e assim, poderem aceder a essa página web e conhecer a sua oferta.

Sendo assim, damos hoje destaque à página do sindicato ferrovuário SINDEFER e que se denomina "Sindefer".



Página: Sindefer
Endereço URL: http://www.sindefer.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português
Autor: Sindefer
Classificação LUISFER
Page Screen: 2 em 10
Page Total: 3 em 10

O Blogue LUISFER linka para esta página. Ao contrário, esta página não linka para o Blogue LUISFER.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC • CER • IMTT • Eurofima • EIM •

REFER • ADIF • RFF • Infrabel • Prorail • Network Rail •

CP (Portugal) • RENFESNCF • DSB • FERTAGUS • CP (Canada) • CJRC • BNSF • SŽ • FGV • KORAIL •

• ML • MP • MM •

• Alstom • Bombardier • CAF • EMEF • REFER Telecom •

• ALACF • AMF • CEC • APAC • 6 de Setembro • ADFER • ACAF •

• De Comboio • Comboios XXI • Railfaneurope • Transportes XXI • O Comboio em Portugal • Railpictures • Cantinho dos Comboios • Caminho de Ferro Vale da Fumaça • Paulo Ferreira Fotopic • Linha da Beira Baixa • Projecto Geogare • JS Trains • Ferrovia Portuguesa Fotopic • Le Paradis du X • Comboios do Norte • Sindefer •


Luís Moreira