05 novembro 2006

News Release 426 : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O SECTOR FERROVIÁRIO




Porto [Portugal], 05.11.2006, Semana 44, Domingo, 19:50 - Já está acessível na web, por parte de todos os nossos amigos leitores, o documento que com alguma pompa e circunstância, Mário Lino, apresentou no passado dia 28 de Outubro, aquando dos 150 anos dos Comboios em Portugal, e sob a designação de ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O SECTOR FERROVIÁRIO.

Pode-se realmente aceder a estes documentos, via portal do MOPTC, como do da CP ou mesmo do da REFER. Dois amigos leitores, já nos perguntaram o que pensamos sobre isso, e sem problema algum, daremos a nossa opinião, aliás pedida a todos, pela própria REFER. Esperamos nos próximos dias, fazer a importação completa destes mesmos documentos e imprimir os mesmos e depois fazer uma leitura cuidada e manifestar posteriormente a nossa opinião, ficando então isso mesmo então prometido.

No entanto, momentos antes de fazermos esta News Release, estivemos a fazer leitura de algumas folhas, especialmente no que toca ao TGV e algumas coisas lá referidas, e algumas localizações das futuras instalações fixas, como por exemplo estações a serem servidas pelos TGV, estão planeadas mais ou menos, no mesmo local que no nosso projecto é referido como o ideal, tendo o nosso trabalho, indo mais ao pormenor, pois já estão delineados os esquemas das vias para cada Estação e Concordâncias, o que nos dá para já uma certeza, da razoabilidade daquilo que pensamos e não pura fantasia ou fazer à toa, só por fazer, não, não há nada que inventar, olhamos para este trabalho pensado há anos e passado de forma definitiva para o papel, no início deste ano.

Claro que se percebe, que o Governo fez pensar por ele mesmo, e por outro lado, pela RAVE, e desde o início, opções erradas, que foram divergindo para aquilo que sempre defendemos, mas temos a certeza absoluta, que quando manifestarmos dentro de alguns dias, a nossa opinião sobre esta matéria, a mesma será bem vincada como sempre fizemos, porque tinhamos o exemplo dos outros, que se "copiaram" entre si, todos a partir da LGV PSE da SNCF, que fez agora 25 anos de exploração perfeita, e por se ter errado mais que uma vez por cá e não se ter tido a coragem de corrigir, e ainda há correcções de fundo a fazer. Portugal, pagará um preço caro pela incompetência tida, pois anos já estão perdidos para sempre, e não tinha que ser assim.

A nossa razão, assenta sempre nisto, o que agora se está a fazer (ainda mal, em parte, sublinhamos) já devia ter sido feito quando se passou o século, perdemos anos e agora vai-nos custar muito mais em termos financeiros, que acrescidos fora do OE, já não estão tão disponíveis como antes estavam, vai ficar portanto mais caro, ainda para mais, numa situação de crise económica que Portugal vive, e isso é sempre condenável, por terem sido amadores, que tiveram em mãos este processo, e que quadros ferroviários vindos de uma escola que fez escola (leia-se CP), deixaram fazer, quando sairam da CP para a RAVE, de forma directa ou indirecta, sem esquecer claro, como primeiros responsáveis, os titulares da pasta a nível governamental. E não vale dizer primordialmente, que vale mais tarde que nunca, claro que vale, mas perdemos todos, e custa perder, quando isso nos trouxe perca e vai custar mais, por causa de amadorismos.

Luís Moreira

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