19 janeiro 2010

News Release 1447 : Passatempo Vá ao Cinema com a CARRIS!


Faro [Portugal], 19.01.2010, Semana 04, Terça-feira, 13:49

Recebemos a seguinte informação por parte da CARRIS, que transcrevemos de imediato.

Não perca a oportunidade de assistir à antestreia do Filme “A Bela e o Paparazzo”, dia 26 de Janeiro às 21:30 horas nos Cinemas Lusomundo Colombo.

”A Bela e o Paparazzo” é uma comédia romântica e um olhar irónico sobre o mundo cor-de-rosa onde as coisas nunca são o que parecem e a única verdade é aquela que aparece publicada nas capas das revistas.

Actores: Soraia Chaves, Marco d’Almeida, Pedro Laginha, Maria João Falcão, Ivo Canelas

Para se candidatar: Seja criativo e construa uma frase com as palavras “CARRIS” e “A Bela e o Paparazzo”. Envie por e-mail para relacoes.publicas@carris.pt indicando o seu nome, a frase e um meio de contacto.

Prémio: As melhores frases ganharão um dos 40 convites duplos que a CARRIS tem para oferecer.

Validade do passatempo: 19 a 22 de Janeiro

Resultados: A CARRIS divulgará online em Carris dia 25 de Janeiro (2ª feira) os vencedores do passatempo. Será enviado um e-mail a todos os vencedores com uma explicação acerca da forma de levantar os convites.


Luís Moreira


News Release 1446 : Futuro da linha ferroviária do Algarve está nas mãos de Lisboa


Faro [Portugal], 19.01.2010, Semana 04, Terça-feira, 13:20

Com cortesia, editamos na íntegra a notícia de Filipe Antunes, editada hoje na página electrónica do jornal Barlavento e que se refere à Linha do Algarve e ao seu futuro.

O relatório preliminar do estudo para a mobilidade e remodelação da linha ferroviária do Algarve já foi entregue no Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações (MOPTC) no passado mês de Outubro, durante o mandato da ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paulo Vitorino, mas a decisão ainda não é conhecida.

A informação foi dada pelo próprio Ministério, na sequência de um requerimento apresentado pelo deputado comunista José Soeiro, que questionava a tutela sobre o programa de investimentos programado para o caminho-de-ferro do Algarve.

Apesar de o relatório preliminar, de onde deverá sair uma decisão sobre o futuro do transporte público no Algarve, estar em análise, a resposta não convenceu o parlamentar, que já fez seguir para o MOPTC novo pedido a exigir uma cópia do documento.

Contactada pelo «barlavento», fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve disse não ter sido, até agora, informada de qualquer decisão do Governo – apesar de ter estado envolvida nos estudos –, remetendo quaisquer esclarecimentos para a tutela.



Apesar disso, a mesma fonte confirma que os estudos sobre o sistema de mobilidade da região iniciaram-se em 2003, altura em que começou a ser preparada a revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT), documento onde se deixavam sugestões e propostas para tornar a ferrovia do Algarve mais eficaz e atractiva.

Independentemente das incertezas, até 2011 a Rede Ferroviária Nacional (REFER) vai investir 30 milhões de euros na remodelação da linha do Algarve.

Apesar do avultado investimento, os trabalhos são apenas de manutenção e não têm nada a ver com a modernização das velhas composições ferroviárias (responsabilidade da CP), muitas delas vandalizadas ou não aptas a pessoas com mobilidade reduzida.

Neste contexto, no troço Faro/Vila Real de Santo António, até 2011, a REFER prevê a substituição de mais 21 quilómetros de travessas e 44 de carril, dando depois por concluída a renovação deste troço do Sotavento, especialmente utilizado por passageiros oriundos Faro, Olhão e Tavira.

Já no troço Tunes/Lagos decorrem acções semelhantes, estando já terminada a substituição de travessas em 25,8 quilómetros. Os restantes trabalhos serão executados durante os próximos dois anos e incluem a renovação de 17 quilómetros de travessas e 43 de carril.

Do plano de actividades da REFER para a ferrovia algarvia, para os próximos cinco anos, estão também destinados 40 milhões de euros para a substituição da sinalização mecânica por sinalização electrónica no troço Olhão/Vila Real de Santo António, «de forma a introduzir maior racionalidade na exploração», diz a empresa pública. Outra parte desta verba será aplicada em intervenções em estações, no reforço de obras de arte e em trabalhos de geotecnia.

Como o «barlavento» constatou no local, em determinadas localidades da freguesia de Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António) existem ainda passagens de nível sem guarda nem sinalização mecânica, muitas delas sem iluminação. Uma dessas situações ocorre na localidade de Fonte Santa, onde residem dezenas de pessoas.

Por ano, a linha do Algarve transporta 1,9 milhões de passageiros mas, segundo a CP, tem anualmente cerca de cinco milhões de euros de prejuízo, uma vez que a deficiente articulação com outros meios de transporte tem impedido o seu crescimento.



Luís Moreira


News Release 1445 : Ligação ferroviária Coruche-Setil movimenta mais de 700 passageiros por semana


Faro [Portugal], 19.01.2010, Semana 04, Terça-feira, 13:05

Segundo informa o O Mirante, a ligação ferroviária entre Coruche e Lisboa, com passagem nas estações e apeadeiros de Marinhais e Muge, ambas no concelho de Salvaterra de Magos, e do Morgado e Setil, no Cartaxo, movimenta mais de 700 passageiros por semana.

Os dados são fornecidos pela CP e respeitam ao final de Novembro último. Desde 7 de Setembro, altura em que o serviço de transporte de passageiros foi reactivado desde que em 2004 deixou de funcionar por falta de rentabilidade, 11.815 passageiros andaram de comboio naquela linha. O serviço passa pelos concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Cartaxo.

As viagens com maior número de passageiros registam-se entre Coruche e as estações da gare do Oriente e de Santa Apolónia, ambas em Lisboa. O trajecto Coruche-Marinhais é dos mais utilizados, especialmente por alunos que frequentam a Escola Profissional de Coruche. O horário com maior procura de passageiros é o das 07h50, na estação de Coruche, informa ainda a Câmara de Coruche.

Em parceria com os municípios, a CP pretende realizar inquéritos de satisfação nos três concelhos de modo a aferir as necessidades dos utilizadores do comboio e dar-lhes resposta, bem como saber da sua origem e destino.

Segundo explicou o vice-presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Varanda (PS), na última reunião do executivo, a autarquia está a tentar que o custo do passe de Lisboa ao Setil seja diminuído, acrescentando que a REFER se mostrou receptiva à ideia.

Afirmou ainda que é intenção do município tentar que se reduza o preço do bilhete na ligação entre os apeadeiros de Santana e Setil, ambos no concelho do Cartaxo, que custa 1,05 euros. “Penso que se pode fazer um maior aproveitamento da estação de Santana e do seu parque de estacionamento. Porque quem tiver de fazer a ligação daí ao Setil vai pagar mais metade do valor do passe”, exemplificou Paulo Varanda.


Luís Moreira


News Release 1444 : ÖBB escolhe Alstom para equipamentos ERTMS


Faro [Portugal], 19.01.2010, Semana 04, Terça-feira, 11:15

A ÖBB Österreichische Bundesbahn (o mesmo que CP na Áustria), acaba de celebrar um contrato com a Alstom no valor de € 90 milhões, para fornecer o seu European Rail Traffic Management System (ERTMS), com base no sistema Atlas de controle embarcado, que será instalado em 449 locomotivas e carruagens reboques com cabina de condução. A Alstom também irá fornecer módulos de transmissão específica (STM) para permitir que os veículos convertidos possam operar nos países vizinhos.


Luís Moreira