03 fevereiro 2010

News Release 1492 : Avança o maior projecto ferroviário da Alemanha


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 23:00

Aqui, no site da EuroNews, e citando com cortesia, pode ler-se que a primeira pedra da nova gare de Estugarda foi lançada esta terça-feira, quinze anos depois da criação do projecto.

Aquela que vai ser a maior estação de comboios da Europa vai ser subterrânea. Por aqui vão passar composições que vão atravessar o coração da Europa de Este a Leste, ou seja de Paris a Bratislava.

Ruediger Grube, presidente da companhia ferroviária estatal alemã mostrou-se satisfeito e explicou que este não foi apenas um bom dia para Baden-Wurttemberg mas para a Alemanha e a Europa.

O novo trajecto vai romper a terra e percorrer milhares de quilómetros, um percurso até aqui rodoviário.



A alegria não é partilhada por todos. Os verdes alemães crêem que as consequências ambientais vão ser grandes. Por isso manifestaram-se em Estugarda.

Michael Holzhey, perito do sector ferroviário explica que a única vantagem deste projecto é a diminuição do tempo de viagem em longas distâncias mas acrecenta que isso advém das novas linhas de Estugarda a Ulm, não da criação de uma estação subterrânea.

Os defensores do projecto não reagem às críticas e dizem que vão ser utilizadas as mais modernas tecnologias e que, apesar de ser construída 12 metros abaixo da terra até a luz solar vai conseguir chegar lá.

Créditos: Pela foto, agradecimento à EuroNews. For photo, thanks to EuroNews.


Paulo Almeida


News Release 1491 : LUISFER entrevista Farenses sobre os seus comboios


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 22:46

Na manhã do dia de hoje, fizemos uma curta série de entrevistas a várias pessoas na cidade capital do Algarve, em que perguntamos a sua opinião e parecer, sobre a oferta que Faro possui a nível ferroviário.

Este trabalho feita pela LUISFER, está editado no nosso canal LUISFERTV e identifica-se como vídeo LUISFER 054 e pode ser visionado aqui.


Luís Moreira


News Release 1490 : Obama investe nos comboios


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 16:00

A administração Obama, decidiu de uma vez por todas, apostar no caminho-de-ferro na terra do tio Sam. Com efeito, o Secretário dos Transportes, Ray LaHood, referiu ontem que o orçamento em fase de aprovação, num montante recorde de USD 79 biliões, - a fim de puxar pela economia norte-americana, emergente duma crise mundial, nascida e criada na América -, terá um reforço adicional de USD 1 bilião, para investimento na área do transporte de passageiros a fim de reforçar o investimento previsto para os corredores ferroviários de grande velocidade (HRSR), assim como, os já inscritos USD 4 biliões para intervenção na infra-estrutura.



Como realmente tem sido notícia nos media americanos, os Estados Unidos querem rapidamente alinhar pelos países que já possuem comboios TGV, como o Japão e França, pioneiros respectivamente na Ásia e na Europa, assim como economias emergentes como a chinesa, que em poucos anos, passou de uma rede ferroviária densa, complexa e um pouco (ainda existe essa insuficiência) caótica, para ser neste momento, o país que no mundo, possui os comboios "TGV" mais rápidos em exploração comercial (na ordem dos 350/380 km/h), pratiados nas novas linhas inauguradas no final do ano passado, em especial, a que liga Wuhan a Guangzhou, que faz parte da LGV (ainda em construção) entre Beijing (Pequim) e Wuhan.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Casa Branca. For photo, thanks to White House.


Luís Moreira


News Release 1489 : Voies Ferrees 177


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 15:46

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista francesa VOIES FERREES, com o nº 177, que reporta aos meses de Janeiro/Fevereiro de 2010.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em francês)

• Editorial.
• Les 140A, les "boeufs" du Nord.
• Suisse : 45 ans de locomotives Re 4/4 II & Re 4/4 III.
• 72000 : deux ans d'agonie et d'empathie.
• Ile-de-France : le Francilien a reçu sa parure commerciale définitive.
• Du porteur polyvalent à Regiolis.
• Echelle O : les CC 6500 et 21000 Lematec.
• "O" comme... 1/43,5 ; "O" comme... oser transformer et patiner une CC 6500 Lematec !
• Railexpo 2009.
• Roco : une belle Pacific Chapelon.
• HO, N magazines.
• Par Express.
• Livres, à toute vapeur


Luís Moreira


News Release 1488 : Renovação da Infra no Ramal da F. Foz


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 15:33

O semanário Jornal da Mealhada, no seu site da internet, revela aos seus leitores, que já está em curso a renovação da infra no Ramal da Figueira da Foz, que como os nossos amigos leitores sabem, liga a Figueira da Foz à Pampilhosa. Com cortesia, editamos na íntegra esta notícia publicada ontem.

A Câmara da Mealhada teve conhecimento de que o troço ferroviário entre a Pampilhosa e a Figueira da Foz já está a ser alvo de obras de beneficiação, de forma a poder receber comboios, incluindo de mercadorias, que viagem a uma velocidade de 70/80 km por hora. Todavia, a modernização global da linha ainda vai ser alvo de um estudo aprofundado, segundo foi avançado na reunião que quarta-feira, 27 de Janeiro, juntou o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, o presidente da CIM do Baixo Mondego, Jorge Bento, e os presidentes das Câmaras da Mealhada (Carlos Cabral), Montemor-o-Velho (Luís Leal) e Figueira da Foz (João Ataíde).

A solução não é definitiva, mas vai resolver, a curto prazo, o problema do encerramento do ramal Pampilhosa – Figueira da Foz, que aconteceu no dia 5 de Janeiro do ano passado – 2009 - por razões de segurança. As obras de beneficiação desse troço ferroviário, a cargo da REFER, arrancaram no início desta semana e deverão ficar concluídas até ao final do ano. De seguida, proceder-se-á ao restabelecimento da ligação ferroviária entre a Mealhada e a Figueira da Foz, permitindo assim a tão reclamada circulação de passageiros e de mercadorias entre estes dois concelhos.

Todavia, a reunião de quarta-feira pretendia analisar mais profundamente esta questão, uma vez que os autarcas reclamam sim a modernização da linha, de forma a assegurar convenientemente a circulação de mercadorias e, consequentemente, o bom funcionamento do porto da Figueira da Foz, da futura Plataforma Rodo-ferroviária da Pampilhosa e da Zona Industrial de Montemor-o-Velho - Arazede.

O secretário de Estado dos Transportes adiantou, então, que vai ser elaborado um estudo aprofundado de requalificação global da linha, que afiance essa circulação comercial. Uma obra que os autarcas consideram ser essencial para o desenvolvimento empresarial do Baixo Mondego – nomeadamente dos concelhos da Mealhada, de Cantanhede, de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz.

Lembramos nossos leitores, e após um trabalho apresentado pelo Jornal da Mealhada – em Outubro de 2008 - onde os agricultores manifestaram o seu desagrado pelo encerramento da linha, Carlos Cabral, aquando do encerramento da mesma, declarou: “Naturalmente que causa transtorno às pessoas. Mas ninguém quer que aconteça um descarrilamento, pois estamos a falar de uma linha que chegou a um estado de lamentável abandono ao longo dos anos”.


Paulo Almeida


News Release 1487 : FERROVISSIME 23


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 15:16

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista francesa FERROVISSIME, com o nº 23, que reporta ao mês de Janeiro de 2010.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em francês)

• Vapeur
Fuel ou charbon ? les 4-230 G en Gascogne

• Voitures voyageurs + électriques
BB 16500, RIB 62 et Z 6100, une affaire de famille

• Autorails
Centre autorails des années 1950/60 Vesoul

• Cheminotes
Carole, contrôleuse à Transilien

• Installations
Les maisons de garde-barrière de l'Est, les premiers standards
Visite au Centre National des Opérations Ferroviaires

• Wagons
Le G4 (futur G40) : un couvert à l'effectif record

• Installations
A Saulon, on fabrique de longs rails pour la LGV Rhin-Rhône

• Diesel
Les CC 72000 vaillantes en 2010

Dossier Ferrovissimo
"Les portraits du rail" n° 40. Les Reines des "Pacific" : les 2-231 E de la SNCF


Luís Moreira


News Release 1486 : Today's Railways 169


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 15:05

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista inglesa TODAY'S RAILWAYS EUROPE, com o nº 169, que reporta ao mês de Janeiro de 2010.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• DB and SNCF at daggers drawn!
• Eurostar/Railteam progress report
• 85 years of rails to La Rhune
• Rail Holidays 2010
• Athina-Thessaloniki photo feature
Index for 2009

Sobre Portugal

• Ibercargo and Dachser invest in Portugal-Barcelona link
• Lousã branch demise

Como os amigos leitores sabem, esta revista, conta com dois colaboradores regulares portugueses, a saber, Carlos Fonseca e Manuel Tão, este último também colaborador permanente no nosso blogue.


Luís Moreira