
Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 23:00
Aqui, no site da EuroNews, e citando com cortesia, pode ler-se que a primeira pedra da nova gare de Estugarda foi lançada esta terça-feira, quinze anos depois da criação do projecto.
Aquela que vai ser a maior estação de comboios da Europa vai ser subterrânea. Por aqui vão passar composições que vão atravessar o coração da Europa de Este a Leste, ou seja de Paris a Bratislava.
Ruediger Grube, presidente da companhia ferroviária estatal alemã mostrou-se satisfeito e explicou que este não foi apenas um bom dia para Baden-Wurttemberg mas para a Alemanha e a Europa.
O novo trajecto vai romper a terra e percorrer milhares de quilómetros, um percurso até aqui rodoviário.

A alegria não é partilhada por todos. Os verdes alemães crêem que as consequências ambientais vão ser grandes. Por isso manifestaram-se em Estugarda.
Michael Holzhey, perito do sector ferroviário explica que a única vantagem deste projecto é a diminuição do tempo de viagem em longas distâncias mas acrecenta que isso advém das novas linhas de Estugarda a Ulm, não da criação de uma estação subterrânea.
Os defensores do projecto não reagem às críticas e dizem que vão ser utilizadas as mais modernas tecnologias e que, apesar de ser construída 12 metros abaixo da terra até a luz solar vai conseguir chegar lá.
Créditos: Pela foto, agradecimento à EuroNews. For photo, thanks to EuroNews.

Paulo Almeida

