03 fevereiro 2010

News Release 1488 : Renovação da Infra no Ramal da F. Foz


Faro [Portugal], 03.02.2010, Semana 06, Quarta-feira, 15:33

O semanário Jornal da Mealhada, no seu site da internet, revela aos seus leitores, que já está em curso a renovação da infra no Ramal da Figueira da Foz, que como os nossos amigos leitores sabem, liga a Figueira da Foz à Pampilhosa. Com cortesia, editamos na íntegra esta notícia publicada ontem.

A Câmara da Mealhada teve conhecimento de que o troço ferroviário entre a Pampilhosa e a Figueira da Foz já está a ser alvo de obras de beneficiação, de forma a poder receber comboios, incluindo de mercadorias, que viagem a uma velocidade de 70/80 km por hora. Todavia, a modernização global da linha ainda vai ser alvo de um estudo aprofundado, segundo foi avançado na reunião que quarta-feira, 27 de Janeiro, juntou o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, o presidente da CIM do Baixo Mondego, Jorge Bento, e os presidentes das Câmaras da Mealhada (Carlos Cabral), Montemor-o-Velho (Luís Leal) e Figueira da Foz (João Ataíde).

A solução não é definitiva, mas vai resolver, a curto prazo, o problema do encerramento do ramal Pampilhosa – Figueira da Foz, que aconteceu no dia 5 de Janeiro do ano passado – 2009 - por razões de segurança. As obras de beneficiação desse troço ferroviário, a cargo da REFER, arrancaram no início desta semana e deverão ficar concluídas até ao final do ano. De seguida, proceder-se-á ao restabelecimento da ligação ferroviária entre a Mealhada e a Figueira da Foz, permitindo assim a tão reclamada circulação de passageiros e de mercadorias entre estes dois concelhos.

Todavia, a reunião de quarta-feira pretendia analisar mais profundamente esta questão, uma vez que os autarcas reclamam sim a modernização da linha, de forma a assegurar convenientemente a circulação de mercadorias e, consequentemente, o bom funcionamento do porto da Figueira da Foz, da futura Plataforma Rodo-ferroviária da Pampilhosa e da Zona Industrial de Montemor-o-Velho - Arazede.

O secretário de Estado dos Transportes adiantou, então, que vai ser elaborado um estudo aprofundado de requalificação global da linha, que afiance essa circulação comercial. Uma obra que os autarcas consideram ser essencial para o desenvolvimento empresarial do Baixo Mondego – nomeadamente dos concelhos da Mealhada, de Cantanhede, de Montemor-o-Velho e da Figueira da Foz.

Lembramos nossos leitores, e após um trabalho apresentado pelo Jornal da Mealhada – em Outubro de 2008 - onde os agricultores manifestaram o seu desagrado pelo encerramento da linha, Carlos Cabral, aquando do encerramento da mesma, declarou: “Naturalmente que causa transtorno às pessoas. Mas ninguém quer que aconteça um descarrilamento, pois estamos a falar de uma linha que chegou a um estado de lamentável abandono ao longo dos anos”.


Paulo Almeida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.