16 janeiro 2010

News Release 1434 : AGV da Alstom já está em Itália


Faro [Portugal], 16.01.2010, Semana 03, Sábado, 12:55

Já está em Itália e começou anteontem a fazer provas em linha, o protótipo AGV (Automotrice à Grande Vitesse) da Alstom, sucessor do TGV, que vai neste país transalpino, completar um programa de testes rigoroso a fim de colocar à prova a sinalização e equipamento de segurança exigidos pela NTV, novo operador privado italiano que quer comprar AGV's para operar em Itália, em concorrência clara com a Trenitalia, que como todos sabem pertencem ao grupo estatal da Ferrovie dello Stato.

O protótipo do AGV deverá percorrer mais de 60.000 km até julho, e as linhas onde vai cumprir os seus testes, são a Direttissima Roma-Firenze e parte da LAV Roma- Napoli.



O AGV foi concebido para velocidades de serviço de até 360 km/h, porém de acordo com a Alstom, em Itália, vai-se alcançar um máximo de 335 km/h nas provas que se vão fazer. Além destes testes em Itália, o AGV já fez ensaios de testes, noutros locais, como 55.000 kms no circuito de Velin na República Checa e na LGV Est, em França.

Como já referimos em News Releases anteriores, a NTV assinou um pré-acordo com a Alstom para a compra de 25 AGV's e se tudo correr como se espera, começará a Alstom a construir no próximo Outono estas unidades a fim da NTV começar a receber os seus AGV, para serem certificados e serem colocados mise en service no próximo ano.

Em relação a esta matéria da grande velocidade ferroviária, e sendo coerentes como sempre fomos, estamos totalmente contra que a NTV opere em matéria de grande velocidade na Itália, pois pensamos, que só a Trenitalia o deve fazer, e para nós não é válido, aquilo que alguns possam pensar em matéria de concorrência e de a mesma ser "saudável".

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom


Luís Moreira


News Release 1433 : Lançamento da GV nos Estados Unidos


Faro [Portugal], 16.01.2010, Semana 03, Sábado, 12:38

A APTA American Public Transportation Association vai  lançar nos Estados Unidos um Centro de Informação com o propósito de promover a grande velocidade ferroviária na terra do Tio Sam.



Lembramos aos nossos amigos leitores, que os Estados Unidos ainda não possuem uma linha de grande velocidade ferroviária, e o seu melhor comboio em termos de velocidade é o Acela, explorado pela Amtrak, que circula na costa leste entre Boston e Philadelphia, via New York e Washington, circula sempre em linha convencional já existente e antiga.


Luís Moreira


News Release 1432 : Metro do Porto conta com rede de parafarmácias


Faro [Portugal], 16.01.2010, Semana 03, Sábado, 12:26

Segundo nota que recebemos por parte da Metro do Porto e citando, estão já em funcionamento as primeiras parafarmácias no Metro do Porto. A «Farmetro» tem lojas instaladas nas estações da Casa da Música, da Trindade e do Bolhão, servindo diariamente todos os clientes do Metro (das 08:00 às 20:00, de segunda a sábado).

A par das cafetarias já existentes em algumas estações, a abertura das parafarmácias insere-se numa política da Metro do Porto de disponibilização aos seus clientes de serviços de valor acrescentado que qualificam a oferta da rede. As regras e a exigência definidas pelo Metro do Porto apontam claramente para a adequação e valorização do serviço prestado, para a qualidade e inovação e para a harmonia dos projectos com o espaço e a arquitectura das estações.



A abertura de lojas na rede permite não só uma maior atenção e melhores serviços aos clientes, mas contribui também para uma nova dinâmica nas estações, reforçando, nomeadamente, a sensação de conforto e segurança no seu interior. Tal como o Metro do Porto, os novos espaços distinguem-se pela sua linha estética e por uma imagem de qualidade e modernidade.

Créditos: Pela foto, agradecimento à MP.


Luís Moreira