16 janeiro 2010

News Release 1434 : AGV da Alstom já está em Itália


Faro [Portugal], 16.01.2010, Semana 03, Sábado, 12:55

Já está em Itália e começou anteontem a fazer provas em linha, o protótipo AGV (Automotrice à Grande Vitesse) da Alstom, sucessor do TGV, que vai neste país transalpino, completar um programa de testes rigoroso a fim de colocar à prova a sinalização e equipamento de segurança exigidos pela NTV, novo operador privado italiano que quer comprar AGV's para operar em Itália, em concorrência clara com a Trenitalia, que como todos sabem pertencem ao grupo estatal da Ferrovie dello Stato.

O protótipo do AGV deverá percorrer mais de 60.000 km até julho, e as linhas onde vai cumprir os seus testes, são a Direttissima Roma-Firenze e parte da LAV Roma- Napoli.



O AGV foi concebido para velocidades de serviço de até 360 km/h, porém de acordo com a Alstom, em Itália, vai-se alcançar um máximo de 335 km/h nas provas que se vão fazer. Além destes testes em Itália, o AGV já fez ensaios de testes, noutros locais, como 55.000 kms no circuito de Velin na República Checa e na LGV Est, em França.

Como já referimos em News Releases anteriores, a NTV assinou um pré-acordo com a Alstom para a compra de 25 AGV's e se tudo correr como se espera, começará a Alstom a construir no próximo Outono estas unidades a fim da NTV começar a receber os seus AGV, para serem certificados e serem colocados mise en service no próximo ano.

Em relação a esta matéria da grande velocidade ferroviária, e sendo coerentes como sempre fomos, estamos totalmente contra que a NTV opere em matéria de grande velocidade na Itália, pois pensamos, que só a Trenitalia o deve fazer, e para nós não é válido, aquilo que alguns possam pensar em matéria de concorrência e de a mesma ser "saudável".

Créditos: Pela foto, agradecimento à Alstom. For photo, thanks to Alstom


Luís Moreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.