07 junho 2010

News Release 2163 : 9 anos da LN5


Faro [Portugal], 07.06.2010, Semana 24, segunda-feira, 13:17

Faz hoje 9 anos que o ex-presidente francês Jacques Chirac, inaugurou com toda a pompa e circunstância, a LN5 (Ligne Nouvelle 5), também designada como LGV Méditerranée e que dá continuidade à grande magistral LGV Calais - (Paris) - Côte d'Azur, ao ligar Valence a Marseille.



Iniciados que foram os trabalhos de construção em 1996, foi 3 dias depois da data que agora se assinala, ou seja, em 10 de Junho de 2001, que a LGV MED começou a ser explorada comercialmente pela RFF/SNCF. Por fim, de realçar, que esta linha foi a primeira, e hoje juntamente com a LGV POS, onde se praticaram e praticam velocidades máximas de exploração superiores a 300 km/h, mais rigorosamente, 320 km/h.

Créditos: Pela foto, agradecimento à Wikipedia.


Luís Moreira


News Release 2162 : Agradecimento especial a Paulo Almeida


Faro [Portugal], 07.06.2010, Semana 24, segunda-feira, 10:35

Através desta News Release, desejamos exprimir de forma pública a nossa gratidão e um muito obrigado ao nosso particular amigo Paulo Almeida, e colaborador permanente deste blogue, pelo excelente trabalho que desenvolveu ao longo de vários meses, trazendo-nos no dia-a-dia a informação ferroviária sempre interessante, editada na nossa imprensa regional, sobre a qual fazia um trabalho exemplar de busca e procura, fazendo-a depois editar neste blogue, num segmento informativo sempre muito interessante e de agrado dos leitores. A exemplo do referido na News Release anterior, também o Senhor Paulo Almeida, deixa a partir de hoje de exercer o seu trabalho neste blogue.


Luís Moreira


News Release 2161 : Agradecimento a Manuel Tão


Faro [Portugal], 07.06.2010, Semana 24, segunda-feira, 10:25

Embora só tenha sido editada neste blogue, uma News Release assinada pelo nosso amigo e colaborador permanente Manuel Tão, não queremos deixar de agradecer o seu trabalho e a sua prestação, em favor dos leitores deste blogue, agora que a partir da presente data, é cessada.


Luís Moreira