25 novembro 2009

News Release 1274 : Espanhóis com a proposta mais barata para a CP


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 17:20

Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP , publicada recentemente pela Transportes & Negócios, e referente ao concurso da CP para a aquisição de material motor para passageiros.

A espanhola CAF terá apresentado as propostas mais baixas para o fornecimento de comboios à CP. O negócio, avaliado em cerca de 370 milhões de euros, poderá, afinal, sair uns 50 milhões mais barato.

Mais de 100 milhões de euros separam as propostas mais baratas e mais caras para o fornecimento de 74 automotoras à CP, naquele que é o maior concurso lançado pela transportadora nacional.

De acordo com notícias vindas a público, a CAF terá apresentado as propostas mais baixas para o fornecimento das 49 automotoras eléctricas e das 25 automotoras diesel. Mas o preço não é o único critério para a decisão, havendo que considerar também aspectos técnicos, nomeadamente a possibilidade de fazer migrar o material diesel para a tracção eléctrica.

As 49 UME eléctricas destinar-se-ão à Linha de Cascais (36, com bi-tensão), à CP Porto (oito) e à Linha do Sado (cinco). Candidataram-se a Alstom, Bombardier, CAF e Siemens, variando as propostas entre os 3,7 milhões e os 5,5 milhões de euros por composição.

As 25 unidades diesel destinar-se-ão aos serviços regional e intercidades da CP. Aqui a Siemens não concorreu e o valor unitário das propostas variará entre os 5,5 milhões e os 7 milhões de euros.

Contas feitas, a compra dos veículos mais baratos ficará por uns 320 milhões de euros, enquanto as opções mais caras poderão chegar aos 444 milhões de euros.

O concurso lançado em Maio aponta para o fornecimento das composições até 2013, havendo a possibilidade de uma encomenda de mais 23 unidades eléctricas e cinco unidades diesel, em função das necessidades.

Em Portugal a CAF foi a fornecedora das UQE da Fertagus, além dos eléctricos rápidos de Lisboa.


Luís Moreira



News Release 1273 : CP extingue 4 mil títulos


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 17:07

Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP , publicada recentemente na página online do Correio da Manhã.

A introdução da bilhética sem contacto terminou com os cerca de quatro mil títulos diferentes das quatro linhas suburbanas da CP Lisboa. O processo de substituição dos bilhetes só estará terminado no próximo ano, com o fecho das estações, de acordo com fonte oficial da CP.

O elevado número de títulos da CP prendia-se com a inserção, em cada bilhete, das estações de origem e destino, um processo manual que exigia grande perícia por parte dos bilheteiros.

O novo sistema de bilhética da CP fica assim compatível com os títulos electrónicos dos restantes operadores, ou seja, o carregamento ocasional no Viva Viagem ou mensal no Lisboa Viva, faltando no entanto a adesão ao Zapping (carregamento com dinheiro).

Paralelamente à introdução destes títulos, a CP instalou máquinas de venda automática nas estações e iniciou o processo de colocação dos sistemas de controlo de acesso, que estará concluído em 2010.

Este sistema, para além de facilitar a interoperabilidade entre os vários meios de transporte, permite baixar o nível de fraude nas viagens ferroviárias.

O alargamento da bilhética sem contacto a todos os operadores irá ainda permitir contabilizar o número real de passageiros, facilitando a contratualização do serviço.

PORMENORES

A CP Lisboa gere quatro linhas suburbanas em torno da cidade: Cascais, Sintra, Azambujae Sado.
As quatro linhas transportam diariamente cerca de 300 mil passageiros, num total de 96,4 milhões anuais.
A CP Lisboa realiza, com uma frota de 95 comboios, maisde 233 mil ligações por ano.
A CP integra uma experiência-piloto que irá permitir pagarviagens através do telemóvel.



Luís Moreira



News Release 1272 : Bilhete único de transporte entre Cabeceiras e Porto


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 16:49

Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP e a operadores rodoviários, publicada recentemente na página online do JN Jornal de Notícias.

Empresa municipal prepara acordo com operadores vizinhos.

Fazer três viagens em transportes públicos com um só título, entre Cabeceiras de Basto e Porto, poderá ser uma realidade no próximo ano, com a união de esforços entre três transportadoras e a ferroviária nacional.

A empresa municipal Transportes Urbanos de Braga quer concluir nos primeiros meses de 2010 a instalação - nos autocarros e nas paragens do concelho - do novo sistema de bilhética, informaticamente preparado para se combinar com operadores vizinhos, como os autocarros da Transdev e da Arriva e os comboios da CP/Porto. As firmas contactaram há alguns meses e há vontade em avançar o projecto supra-distrital no próximo ano, com apoio da Universidade do Minho e mediante aval do IMTT (Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres).

Na prática, o cidadão fará pelo menos três viagens com um só título, por exemplo entre Cabeceiras de Basto e a baixa da Invicta. O combate à fraude, o uso do transporte público em vez do particular, o respeito ambiental, a comodidade e o controlo dos gastos devem pesar na decisão. O vereador do Trânsito e administrador dos TUB, Carlos Malainho, realçou ao JN que parte do plano esteve no terreno, mas a bilhética diferente retirava tempo comercial, o articular da hora com as meias horas demorava os transbordos e as paragens de troca eram poucas.

Decorrem estudos de mobilidade e opinião aos utentes para afinar a rede. Os operadores devem partilhar receitas dos utentes distribuídos. A parceria da Caixa Geral de Depósitos permite o uso do cartão bancário nas transacções e carregamento de serviços. A TUB está no segundo sistema de bilhética digital, estimado em 775 mil euros, que localiza ao segundo a frota via GPS e indica nas paragens centrais a distância e atraso real das viaturas, logo o cliente pode gerir melhor o seu tempo. A firma integra o Braga Digital e também foi pioneira a usar gás natural e biodiesel como opção energética.

Entretanto, Malainho confirmou que foi entregue ao IMTT a candidatura para a TUB servir as freguesias limítrofes de Prado (Vila Verde), Pousa e Martim (Barcelos). A empresa é concelhia, mas houve insistências das câmaras de Vila Verde e Barcelos, das juntas das três freguesias e dos próprios cidadãos, que vão diariamente para Braga, seja para trabalhar na Grundig, estudar na EB2,3 de Cabreiros ou ir à Loja do Cidadão.

"São zonas que interessam, não por lucro mas serviço. Os alunos têm o dobro das viagens e pediremos autorização especial à EP para cruzar a ponte de Prado [interdita a pesados]", frisou. O autarca de Martim, António Carvalho, referiu que a freguesia está junto a Braga e a sede do agrupamento escolar é no concelho vizinho, logo com a TUB "haveria outras alternativas".



Luís Moreira



News Release 1271 : Modern Railways 734


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 16:30

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista inglesa MODERN RAILWAYS, com o nº 734, que reporta ao corrente mês de Novembro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• New technology advances in ticketing
• Class 395s transform Kentish services
• Javelins spearhead timetable changes
• Marylebone and Manchester Airport in Welsh expansion plans
• Passengers and how to avoid them
• Britain's Railways: the next generation
• High Speed Focus: Fast forward! / Global insights into high-speed rail


Luís Moreira



News Release 1270 : Rail Expo


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 16:19

Em mais uma organização da Traverses des Secondaires, realiza-se nesta semana, entre 27 e 29 (Sexta a Domingo) de Novembro, mais uma Rail Expo, certame este, ligado ao modelismo ferroviário.




Luís Moreira



News Release 1269 : MSC inaugura Terminal no Entroncamento


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 15:44

Os terminais multimodais estão a ser instalados um pouco por todo o país, no sentido de dar uma melhor cobertura aos mais variados modos de transportes, que buscam nestes centros logísticos, uma dinâmica para acção futura e permitir ligações mais eficientes com os seus clientes e a sua carga. Neste sentido, foi inaugurado esta semana, mais um terminal multimodal, no Entroncamento, que custou € 10 milhões e que pertence à holding suiça MSC Mediterranean Shipping Company, que é uma das mais importantes Shipping Lines do Mundo, logo a seguir à dinamarquesa Maersk, no que toca ao tráfego de contentores.

Este novo terminal tem uma área de 170 mil m2, e vai ser um terminal fundamental para a área ferroviária, pois vão chegar a este terminal, comboios de contentores MSC via CP, vindos de Norte (Vigo, Leixões),  Sul (Sines), e que daqui vão seguir para diversos centros logísticos ferroviários em Espanha.


Luís Moreira



News Release 1268 : Today's Railways 167


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 15:16

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista inglesa TODAY'S RAILWAYS, com o nº 167, que reporta ao corrente mês de Novembro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em inglês)

• Passenger services in Nordrhein-Westfalen: Part 2
• Regional Competition in Italy
• Croatia's Scenic "Lika Line"
• France Invest in Rail Freight

Sobre Portugal

• Lisboa Red Lin extended (Light Rail News)
• Siemens/EMEF partnership
• Pocinho-Barca de Alva progress
• Vendas Novas partial reopening
REFER buys concrete sleepers ready for gauge change
• Passengers on Leixões branch

Esta revista, como se sabe, conta com dois colaboradores regulares portugueses, a saber, Carlos Fonseca e Manuel Tão.


Luís Moreira



News Release 1267 : Conferência sobre o comboio e o meio ambiente no Museu Ferroviário


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 14:44

Amanhã, realiza-se uma conferência denominada “O Comboio e o Meio Ambiente”, que irá ter lugar a partir das 09:30, no Espaço Museológico do Museu Nacional Ferroviário (antigo Armazém de Víveres do Entroncamento).

Segundo ainda informa o diário online O MIRANTE, os oradores anunciados são o professor Rui Sant’Ovaia do Instituto Politécnico de Tomar e o Eng.º Morais Sarmento da REFER (Rede Ferroviária Nacional. As exposições serão seguidas de debate e a manhã termina com uma visita à Rotunda de Locomotivas do Museu.

A iniciativa, organizada pela Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, está inserida nas comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica e do 64º Aniversário da Elevação do Entroncamento a Concelho e conta com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento, da REFER e do Instituto Politécnico de Tomar.

As inscrições, no valor de € 2,00 por pessoa, são limitadas.


Luís Moreira



News Release 1266 : Züge 5/2009


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 14:44

Edita-se nesta News Release, com cortesia, a capa da revista alemã ZÜGE, com o nº 5/2009, que reporta aos meses de Outubro/Novembro de 2009.



Este número, aborda de modo especial, os seguintes temas (em alemão)

• Kultloks der DB
• Bayrische Zebras
• Mit Strom über den Berg
• Zurückgekehrt
• Licht in der Grube
• Lebendige Riesen


Luís Moreira