
Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 17:20
Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP , publicada recentemente pela Transportes & Negócios, e referente ao concurso da CP para a aquisição de material motor para passageiros.
A espanhola CAF terá apresentado as propostas mais baixas para o fornecimento de comboios à CP. O negócio, avaliado em cerca de 370 milhões de euros, poderá, afinal, sair uns 50 milhões mais barato.
Mais de 100 milhões de euros separam as propostas mais baratas e mais caras para o fornecimento de 74 automotoras à CP, naquele que é o maior concurso lançado pela transportadora nacional.
De acordo com notícias vindas a público, a CAF terá apresentado as propostas mais baixas para o fornecimento das 49 automotoras eléctricas e das 25 automotoras diesel. Mas o preço não é o único critério para a decisão, havendo que considerar também aspectos técnicos, nomeadamente a possibilidade de fazer migrar o material diesel para a tracção eléctrica.
As 49 UME eléctricas destinar-se-ão à Linha de Cascais (36, com bi-tensão), à CP Porto (oito) e à Linha do Sado (cinco). Candidataram-se a Alstom, Bombardier, CAF e Siemens, variando as propostas entre os 3,7 milhões e os 5,5 milhões de euros por composição.
As 25 unidades diesel destinar-se-ão aos serviços regional e intercidades da CP. Aqui a Siemens não concorreu e o valor unitário das propostas variará entre os 5,5 milhões e os 7 milhões de euros.
Contas feitas, a compra dos veículos mais baratos ficará por uns 320 milhões de euros, enquanto as opções mais caras poderão chegar aos 444 milhões de euros.
O concurso lançado em Maio aponta para o fornecimento das composições até 2013, havendo a possibilidade de uma encomenda de mais 23 unidades eléctricas e cinco unidades diesel, em função das necessidades.
Em Portugal a CAF foi a fornecedora das UQE da Fertagus, além dos eléctricos rápidos de Lisboa.

Luís Moreira
