25 novembro 2009

News Release 1272 : Bilhete único de transporte entre Cabeceiras e Porto


Faro [Portugal], 25.11.2009, Semana 48, Quarta-feira, 16:49

Edita-se com cortesia, notícia relevante ligada à CP e a operadores rodoviários, publicada recentemente na página online do JN Jornal de Notícias.

Empresa municipal prepara acordo com operadores vizinhos.

Fazer três viagens em transportes públicos com um só título, entre Cabeceiras de Basto e Porto, poderá ser uma realidade no próximo ano, com a união de esforços entre três transportadoras e a ferroviária nacional.

A empresa municipal Transportes Urbanos de Braga quer concluir nos primeiros meses de 2010 a instalação - nos autocarros e nas paragens do concelho - do novo sistema de bilhética, informaticamente preparado para se combinar com operadores vizinhos, como os autocarros da Transdev e da Arriva e os comboios da CP/Porto. As firmas contactaram há alguns meses e há vontade em avançar o projecto supra-distrital no próximo ano, com apoio da Universidade do Minho e mediante aval do IMTT (Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres).

Na prática, o cidadão fará pelo menos três viagens com um só título, por exemplo entre Cabeceiras de Basto e a baixa da Invicta. O combate à fraude, o uso do transporte público em vez do particular, o respeito ambiental, a comodidade e o controlo dos gastos devem pesar na decisão. O vereador do Trânsito e administrador dos TUB, Carlos Malainho, realçou ao JN que parte do plano esteve no terreno, mas a bilhética diferente retirava tempo comercial, o articular da hora com as meias horas demorava os transbordos e as paragens de troca eram poucas.

Decorrem estudos de mobilidade e opinião aos utentes para afinar a rede. Os operadores devem partilhar receitas dos utentes distribuídos. A parceria da Caixa Geral de Depósitos permite o uso do cartão bancário nas transacções e carregamento de serviços. A TUB está no segundo sistema de bilhética digital, estimado em 775 mil euros, que localiza ao segundo a frota via GPS e indica nas paragens centrais a distância e atraso real das viaturas, logo o cliente pode gerir melhor o seu tempo. A firma integra o Braga Digital e também foi pioneira a usar gás natural e biodiesel como opção energética.

Entretanto, Malainho confirmou que foi entregue ao IMTT a candidatura para a TUB servir as freguesias limítrofes de Prado (Vila Verde), Pousa e Martim (Barcelos). A empresa é concelhia, mas houve insistências das câmaras de Vila Verde e Barcelos, das juntas das três freguesias e dos próprios cidadãos, que vão diariamente para Braga, seja para trabalhar na Grundig, estudar na EB2,3 de Cabreiros ou ir à Loja do Cidadão.

"São zonas que interessam, não por lucro mas serviço. Os alunos têm o dobro das viagens e pediremos autorização especial à EP para cruzar a ponte de Prado [interdita a pesados]", frisou. O autarca de Martim, António Carvalho, referiu que a freguesia está junto a Braga e a sede do agrupamento escolar é no concelho vizinho, logo com a TUB "haveria outras alternativas".



Luís Moreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Edite a sua mensagem, de forma moderada e não utilize linguagem imprópria ou ofensiva, porque se utilizada e dirigida a pessoas ou instituições, será logo que detectada, imediatamente apagada e não são aceites comentários de pessoas anónimas. Não forneça os seus dados pessoais como telefone ou morada.