07 janeiro 2010

News Release 1408 : Aviso CP para a Linha do Norte


Faro [Portugal], 07.01.2010, Semana 02, Quinta-feira, 14:21

Fazemos edição nesta News Release em favor dos interessados, de um aviso que acabamos de receber nos nossos serviços por parte da CP, que informa da alteração da plataforma de embarque na Linha do Norte, mais rigorosamente na estação de Souselas e nos apeadeiros de Adémia e de Vilela-Fornos, para vários comboios (ver mapa) entre os dias 9 a 17 de Janeiro, devido a trabalhos de modernização da Linha do Norte, a cargo da REFER.




Luís Moreira


News Release 1407 : Tram-train da MP começa amanhã a circular


Faro [Portugal], 07.01.2010, Semana 02, Quinta-feira, 10:42

Começam amanhã (8 de Janeiro) a operar na linha vermelha da rede da MP Metro do Porto, os famosos tram-train que a operadora recentemente adquiriu. Nesse sentido, a MP envia-nos uma nota bastante elucidativa sobre o que é o tram-train e o serviço que vai agora começar a prestar, pelo que a editamos na íntegra, em favor dos nossos amigos leitores.

Agora é oficial: a partir das 06:00 de 8 de Janeiro os tram-train estão em circulação na Linha Vermelha (B). Todos os serviços Expresso passam a ser efectuados nas novas composições do Metro do Porto. A partir de 1 de Fevereiro, também as viagens de serviço regular desta linha serão operadas por tram-trains.

A entrada em funcionamento do tram-train resulta num forte salto na qualidade do serviço disponibilizado, elevando significativamente os níveis de conforto, a capacidade instalada e oferta em toda a rede. Com os tram-train, um investimento aproximado dos 115 milhões de euros -, o Metro do Porto passa a oferecer, diariamente, 23 mil lugares lugares adicionais, dos quais 9 mil são lugares sentados.

Recorde-se que a disponibilização dos tram-train - uma vez concluídos todos os testes operacionais e de segurança e terminada a fase de formação dos agentes de condução -, não implica qualquer alteração nos preços dos títulos de viagem e das assinaturas, não acarreta qualquer alteração nos horários em vigor e não envolve a desafectação dos veículos Eurotram, em circulação na rede desde 2002. Os 30 novos tram-train vão somar-se aos 72 Eurotram, fazendo crescer a frota do Metro do Porto para um total de 102 veículos.



O TRAM-TRAIN: o novo Estado da Arte em veículos de Metro


A nova frota de material circulante, fornecida pelo consórcio constituído pela Bombardier e pela Vossloh-Kiepe, é composta por 30 veículos de metro ligeiro do tipo Flexity Swift.

O «tram-train» Flexity tem uma velocidade máxima de 100 km/hora, 1360 cavalos de potência, maior capacidade de aceleração e maior poder de travagem. Estes veículos têm 37,1 metros de comprimento (são ligeiramente mais compridos do que os Eurotram), proporcionando 100 lugares sentados (mais 20 do que cada composição Eurotram), num total de 248 por composição (mais 32 do que cada Eurotram). O Flexity dispõe de ar condicionado e áreas próprias para pessoas de mobilidade reduzida e para o transporte de bicicletas. O veículo tem quatro portas de cada lado.

O Flexity é uma evolução de uma série de veículos já em circulação em algumas cidades europeias, nomeadamente em Colónia, na Alemanha, e Croydon (Londres), em Inglaterra. Basicamente, o veículo é composto por três módulos assentes sobre quatro bogies motorizados. Este modelo da Bombardier é bidireccional, com uma cabina em cada uma das extremidades. Tal como os Eurotram, estes veículos podem ser acoplados e circular em composições de duas unidades.

Os módulos extremos têm uma lógica de transporte urbano ("Tram"), com maior ocupação de passageiros por metro quadrado e portas amplas de folha dupla e abertura rápida, ao passo que o módulo intermédio oferece mais lugares sentados, numa base mais próxima do conceito suburbano ("Train") de curta/média distância.

Os equipamentos estão quase na totalidade instalados no tejadilho, permitindo um rebaixamento do piso traduzido numa maior facilidade de acesso e movimentação de passageiros no interior do veículo. Os módulos extremos são idênticos, com piso parcialmente rebaixado, à cota do cais de embarque, e duas portas por cada lado do módulo. Nos topos, estão instaladas as cabinas de condução. A circulação entre módulos, conseguida através de zonas amplas revestidas por foles, permite uma utilização geral do veículo, não confinando os clientes ao espaço de cada um dos módulos. Uma soleira em cada porta facilita o acesso dos clientes ao interior do veículo, diminuindo o espaço (gap) entre o cais e o veículo e adaptando a sua altura, eliminando qualquer degrau ou obstáculo à circulação das pessoas, nomeadamente clientes com mobilidade reduzida.

A energia usada na tracção eléctrica do Flexity é parcialmente recuperada durante a frenagem, funcionando os motores como geradores e aproveitando a energia cinética do veículo. Esta energia é devolvida à rede, podendo, assim, ser usada por outros veículos. Prevê-se que do total da energia consumida, 30% possa ser recuperada, com evidentes vantagens a nível económico e ambiental. Reforça-se, assim, a componente ecológica do sistema do Metro do Porto, já patente na circulação dos Eurotram e nas amplas áreas verdes criadas no âmbito da requalificação urbana associada à construção da rede.

Os vários tipos de freios, electrodinâmico, electrohidráulico e electromagnético, estão instalados em todos os bogies, optimizando a repartição da frenagem, melhorando as condições de segurança, conforto e performance.

Em termos de equipamentos e sistemas, o Flexity conta com os dispositivos tecnologicamente mais avançados - sistema de vídeo vigilância a bordo, câmaras de retro visão para visionar a entrada e saída de passageiros, bem como equipamento multimédia permitindo a difusão das emissões da Metro TV, com conteúdos de informação e de lazer -, garantindo o desenvolvimento das capacidades de informação aos clientes já disponibilizadas pelo Metro do Porto.



Luís Moreira


News Release 1406 : Aviso CP para a Linha do Douro


Faro [Portugal], 07.01.2010, Semana 02, Quinta-feira, 10:27

Recebemos nos nossos serviços, um aviso por parte da CP, que informa, que no dia 9 de Janeiro de 2010, na sequência das obras em curso, da responsabilidade da REFER, será realizada a seguinte alteração do serviço urbano entre Ermesinde e Caíde:

• O local de embarque/desembarque para o Comboio Urbano 15501, no sentido Porto - Caíde, nas estações e apeadeiros de Cabeda, Suzão, Valongo, S. Martinho do Campo, Terronhas, Trancoso, Recarei-Sobreira, Parada, Irivo, Oleiros, Paredes, Bustelo e Meinedo será o contrário ao habitual.

Este comboio com saída de Porto São Bento às 00:40, poderá registar atraso.


Luís Moreira