08 novembro 2009

News Release 1217 : 12 anos do Acidente de Estômbar


Faro [Portugal], 08.11.2009, Semana 45, Domingo, 21:53

Faz hoje 12 anos, que ocorreu na Linha do Algarve, mais rigorosamente em Estômbar, um grave acidente ferroviário, que causou então na altura 6 mortos e 14 feridos, por motivo de erro do maquinista da UTD que cometeu 4 erros considerados graves.

Em relação aos nossos amigos leitores, mais interessados naquilo ao que o material circulante diz respeito, sem desprezar, como é evidente as perdas humanas, lembramos então que foram na altura irradiados do parque de material motor da CP, a Locomotiva Diesel Brissoneau & Lotz 1215 e a UTD SOREFAME 0654/0660, mais tarde, demolidas.


Luís Moreira


News Release 1216 : 113 anos de comboios no Porto (S. Bento e Alfândega)


Faro [Portugal], 08.11.2009, Semana 45, Domingo, 10:35

Faz hoje 113 anos, que foi inaugurado à exploração pública, 2 troços distintos em via única de 1668mm (via larga), na cidade do Porto. O primeiro ligou Campanhã a São Bento, que como se sabe está activo hoje com a sua via dupla e electrificada e que pertence à Linha do Minho.



O segundo troço, inaugurado também no mesmo dia, ligava também a estação de Campanhã à estação da Alfândega, sempre foi em via única de 1668 mm, nunca foi electrificado e como se sabe também, está desactivado, tinha vocação somente para mercadorias e chamou-se Ramal de Alfândega.


Luís Moreira


News Release 1215 : FERTAGUS


Faro [Portugal], 08.11.2009, Semana 45, Domingo, 10:27

Além das páginas web que a LUISFER realiza e que todos os nossos amigos leitores já conhecem, existem também outras páginas (ferroviárias), sejam elas dos organismos, das redes e da infra, como das associações e dos amigos dos comboios. Nesse sentido, estamos a apontar e a referir regularmente neste nosso blogue oficial, um outro site, que ligado à área ferroviária, gostariamos de dar a conhecer, se for o caso, aos nossos amigos leitores e assim, poderem aceder a essa página web.

Sendo assim, damos hoje destaque à página da FERTAGUS e que se denomina "FERTAGUS".



Página: FERTAGUS
Endereço URL: http://www.fertagus.pt/
Situação: Activa
Idioma: Português e Inglês
Autor: Equipa FERTAGUS
Classificação LUISFER
Page Screen: 5 em 10
Page Total: 3 em 10

Esta página não linka para o Blogue LUISFER. Ao contrário, o Blogue LUISFER linka para esta página.

Já foram promovidas e dado o respectivo destaque em News Release neste blogue, as seguintes páginas:

UIC - De Comboio - CER - Comboios XXI - CP - Railfaneurope - Transportes XXI - ALACF - O Comboio em Portugal - AMF - Railpictures - RENFE - Cantinho dos Comboios - REFER - Caminho de Ferro Vale da Fumaça - DSB - Paulo Ferreira - Linha da Beira Baixa  - SNCF - IMTT e FERTAGUS.


Luís Moreira